Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:
importante contribuição para as instituições de Educação Infantil e têm como função sugerir aspectos que serão definidos autonomamente por creches e pré-escolas.
assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, referência para o trabalho de planejamento do professor junto a um grupo de crianças.
mandatórias para todas as instituições com crianças de 0 a 6 anos e visam orientar, com base em princípios éticos, políticos e estéticos, a proposta pedagógica dessas instituições.
um documento nacional que esclarece sobre a participação da família, da comunidade e da creche na educação e cuidado infantil, seus direitos e deveres.
um currículo definido em nível federal que objetiva unificar e controlar o atendimento, a educação e a avaliação das crianças de creches e pré-escolas.
Numa perspectiva de educação inclusiva, supõe-se que na relação professor –aluno o educador ajuda inicialmente o educando na tarefa de aprender, sendo que essa mediação, possibilita posteriormente os educandos a pensarem com maior autonomia. Para aprender o educando precisa ter ao seu lado alguém que o perceba ajudando-o criticamente na apropriação dos conhecimentos científicos. É correto afirmar que os educadores que assim o fazem revelam uma concepção de aprendizagem teoricamente denominada:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como
um instrumento de diagnóstico do nível de aprendizagem infantil com vistas à tomada de decisões sobre o acesso da criança ao Ensino Fundamental.
um instrumento de acompanhamento e registro de etapas alcançadas nos cuidados e na educação infantil, com vistas à organização das propostas pedagógicas da instituição.
um relatório contendo os principais aspectos do desenvolvimento infantil, as conquistas na aprendizagem, que visa principalmente informar aos pais sobre o percurso escolar de seus filhos.
a estratégia utilizada pela escola para, de acordo com cada criança, controlar seu comportamento.
uma ação escolar apropriada para o trabalho com crianças maiores e que não deve acontecer na Educação Infantil.
Nas discussões do projeto político pedagógico aparece às concepções de aprendizagem e as opções teórico-metodológicas, que são delimitadas pelos educadores e educadoras de uma determinada escola. É correto afirmar que uma escola que opta por uma visão ambientalista de aprendizagem entende que:
a aprendizagem é o processo, já definido no ser humano, desde o seu nascimento, cabe a escola, apenas, aprimorá-lo.
a aprendizagem é o processo que ocorre através da interação com outras pessoas.
a aprendizagem é o processo onde a maturação biológica é mais importante que o ambiente.
a aprendizagem é processo pelo qual o comportamento é modificado pela experiência.
Considere as afirmações abaixo.
I. A educação que estamos construindo almeja o desenvolvimento da auto-estima dos educandos, contribuindo para que se construa sua autoconfiança, sua afetividade e referenciais éticos orientadores da sua práxis.
II. A experiência educacional deve tomar as diferenças culturais, físicas, étnicas e de gênero como elementos enriquecedores das relações nas escolas e da vida em sociedade.
III. ...temos verificado orientações segundo às quais currículos e processos avaliativos se estabelecem a partir de referenciais externos aos alunos (...) O estabelecimento de parâmetros para os currículos nacionais, hoje orientadores da elaboração dos livros didáticos, tem se constituído em referencial para o Sistema de Avaliação Nacional (SAEB), de forma exterior ao processo do aluno e da unidade educacional, proporcionando inúmeras situações paradoxais e contraditórias...
As informações I, II e III contém elementos de análise sobre uma das diretrizes norteadoras da ação da educação da Prefeitura do Município de São Paulo, a saber:
A educação inclusiva como possibilidade de acesso e permanência de todos no contexto do ensino fundamental norteia-se pelas contribuições teóricas de Lev Seminovitch Vygotski. Neste sentido, é correto afirmar que:
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação, deve balizar sua ação numa visão única e universal de desenvolvimento e aprendizagem.
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação, deve entender, que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento.
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação, deve entender, que o desenvolvimento tem pouco impacto sobre a aprendizagem.
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação não pode aceitar uma visão única e universal de desenvolvimento e aprendizagem.
Para Luiz Carlos de Freitas, a forma de funcionamento da escola não é ingênua e nem sem propósitos definidos, pois apresenta uma maneira particular de organizar os
conteúdos e metodologias.
alunos que querem realmente estudar.
conteúdos curriculares de acordo com a clientela.
trabalho dos alunos segundo sua capacidade e interesse em estudar.
tempos e os espaços da escola, impondo um único ritmo de aprendizado a todos.
No ensino fundamental a relação entre ensino e aprendizagem não pode ser mecânica, nem uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende. Tem-se clareza que a unidade entre ensino e aprendizagem se compromete quando o educador enfatiza o excesso de memorização e não suscita a participação crítica dos alunos. Numa visão progressista é correto afirmar que:
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas pelo professor com os alunos, visando alcançar a aprendizagem de quem demonstrar interesse.
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas do professor sobre os alunos, visando alcançar a aprendizagem de todos.
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas pelo professor com os alunos, visando alcançar a aprendizagem de todos.
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas pelo professor, visando alcançar a aprendizagem de todos.
Analise as afirmações abaixo.
Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?
Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?
Como posso dialogar, se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?
Para Paulo Freire, dentre outros quesitos, não há diálogo se não há
domínio dos conteúdos.
humildade.
conhecimento.
vontade de aprender.
superação do erro.
O homem como ser social modifica a natureza, através do trabalho, estabelecendo novas relações sociais, criando e recriando o mundo através da linguagem. A História estuda o homem nos diferentes tempos de sua existência e nos lugares onde ele vive. A Geografia estuda as relações do homem com o espaço natural e como pode transformá-lo em seu beneficio e da comunidade. No contexto do ensino fundamental é correto afirmar que o objetivo dessas disciplinas é;
Auxiliar os alunos no conhecimento da realidade física e social a partir da realidade mais imediata, visando a compreensão que o processo de transformação social é compromisso daqueles que elegemos nos contextos políticos e escolares
Auxiliar os alunos no conhecimento da realidade física e social a partir da realidade mais imediata, visando a compreensão que todos podem colaborar no processo de transformação social.
Auxiliar os alunos no conhecimento da realidade física e social a partir da realidade mais imediata, visando a compreensão que o processo de transformação social é compromisso dos gestores públicos.
Auxiliar os alunos no conhecimento da realidade física e social a partir da realidade mais imediata, visando a compreensão que o processo de transformação social é uma tarefa impossível na sociedade brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...