Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se.

Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário

  • A.

    abrir mão de nossas idéias e aceitar as idéias do outro.

  • B.

    querer ensinar o outro para que ele aprenda a conviver em grupo.

  • C.

    deixar-se vibrar pelo outro mais do que pretender multiculturalizá-lo.

  • D.

    educar o outro para que o processo de aprendizado possa acontecer.

  • E.

    utilizar a didática para ensinar ao outro o significado da verdadeira educação.

Paulo Freire é conhecido internacionalmente como um grande pedagogo brasileiro. Dedicou sua vida nas temáticas relacionadas a alfabetização de jovens e adultos. Suas idéias consideram que o importante não é a pura e mecânica transmissão de conhecimentos mas o despertar de uma nova relação com a experiência vivida. Em relação a pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire é correto afirmar que:

  • A.

    Na alfabetização de adultos a motivação se dá a partir da codificação de uma situação problema, da qual, não se toma distância para analisá-la criticamente.

  • B.

    Por ser um ato de conhecimento o processo de alfabetização de adultos demanda uma relação de autêntico diálogo, onde a mensagem prioritária é a do professor.

  • C.

    Na alfabetização de adultos, o diálogo é método básico, assim, a relação é vertical. Educador e educandos se posicionam como sujeitos do conhecimento.

  • D.

    Na alfabetização de adultos admite-se, durante o processo, a avaliação da prática vivenciada, entre o educador e o educando, sem o que a relação pedagógica perde em consistência e cumplicidade.

Os textos acima fazem referência ao significado da

  • A.

    diversidade.

  • B.

    alteridade

  • C.

    uniformidade.

  • D.

    responsabilidade.

  • E.

    comunicabilidade

Desde os tempos primitivos o ser humano buscou reproduzir um sistema gráfico que espelhasse a fala. A escrita como outras produções humanas desenvolveu características próprias que a tornaram elemento de socialização e democratização. Com esta compreensão é correto afirmar que:

  • A.

    O domínio da escrita está sempre associado ao desenvolvimento político, cultural e econômico de um povo.

  • B.

    Nos paises desenvolvidos o acesso à escrita atinge uma parcela restrita da população.

  • C.

    Nos paises em desenvolvimento o índice de analfabetismo é ínfimo, entre as classes sociais menos favorecidas.

  • D.

    A escrita se constitui símbolo de uma nação, sendo naturalmente, um direito de poucos.

Conhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.

Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o

  • A.

    acerto e o erro.

  • B.

    método certo a ser ensinado.

  • C.

    trabalho do professor em escolher certo os conteúdos.

  • D.

    entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido.

  • E.

    modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas.

Quando avaliamos as ações circunscritas num Projeto Político Pedagógico, de uma determinada unidade escolar, que possui como elemento articulador dos processos de aprendizagem - a interdisciplinaridade, podemos afirmar que seus objetivos foram atingidos, quanto:

( ) A autoridade na sala de aula foi conquistada, e não simplesmente outorgada pela direção.

( ) As práticas pedagógicas desenvolvidas numa determinada sala de aula possuem inicio, meio e fim.

( ) Os espaços escolares permanecem os mesmos, pois quem trabalha com a interdisciplinaridade, trabalha com a junção das disciplinas e não com os elementos físicos que compõe a escola.

( ) O projeto inicial interdisciplinar contaminou outros projetos desenvolvidos na escola, e mudou a prática pedagógica de professores que desenvolviam seus conteúdos disciplinares.

A seqüência correta é:

  • A. F, V, V e V.
  • B. V, V, F e V.
  • C. F, F, F e V.
  • D. V, F, V e F.

Vários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor.

Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que

  • A.

    os professores ensinam, a partir dos parâmetros curriculares nacionais.

  • B.

    os professores colocam em prática seu planejamento do início de curso.

  • C.

    alunos e professores vivenciam experiências nas quais constroem e reconstroem conhecimentos e saberes.

  • D.

    a proposta de conteúdos é colocada em prática e, posteriormente, avaliada.

  • E.

    os alunos são avaliados como pré-diagnóstico para o planejamento de trabalho do professor e preparação de material didático.

Ao falarmos em função social da escola, implícita necessariamente entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Para Perrenoud (2000, p.25) "organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem". Diante de tal enunciado é correto afirmar:

  • A.

    Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.

  • B.

    Não se faz necessário garantir pleno envolvimento dos alunos no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.

  • C.

    É necessário conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.

  • D.

    O professor deve somente trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros são obstáculos constantes a aprendizagem.

Paulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma

  • A.

    leitura séria que exige disciplina nos estudos.

  • B.

    forma de tornar o educando um leitor atencioso.

  • C.

    forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo.

  • D.

    concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra.

  • E.

    certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.

Não é papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar:

  • A.

    a definição dos objetivos educativos, considerando o contexto histórico.

  • B.

    o gerenciamento e controle das atividades desenvolvidas pelo professor no processo ensino-aprendizagem.

  • C.

    a detecção de problemas de aprendizagem entre alunos.

  • D.

    a coordenação do plano pedagógico e planos de ensino da articulação horizontal e vertical dos conteúdos.

  • E.

    a avaliação e uso de técnicas e recursos referentes à prática educativa escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...