Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É construindo a noção de identidade regional e nacional que o aluno se entenderá como sujeito de direitos e deveres, capaz de interferir e modificar a realidade que o cerca." Uma das situações abaixo não contribui para a obtenção deste objetivo. Assinale-a.
Trabalhar ordenação temporal, relacionando sempre a história local e regional à nacional ou internacional.
Comparar sociedades e coletividades diversas para identificar em diferenças e semelhanças, os conflitos e as contradições que encerram
Posicionar-se pessoal e criticamente sobre os fatos, as ações e os embates que marcam a seqüência histórica em estudo.
Reconhecer que não existe relação entre passado e presente, porque o processo histórico é estático.
Somar aos conhecimentos teóricos adquiridos sua experiência pessoa
As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:
A alfabetização matemática deve permitir:
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber contar até 100, somar e diminuir.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber resolver problemas com números.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber calcular.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para interpretar e transformar o mundo físico e social.
Em uma situação de ensino-aprendizagem, o professor deve trabalhar relações temporais, objetivando
I. explicar que o estudo do passado busca dar sentido aos questionamentos e dúvidas do presente.
II. fazer o aluno perceber que o estudo da História é já uma prática do seu cotidiano.
III. mostrar que o estudo do passado nos aliena do presente, provocando mudanças nas relações sociais.
IV. explicar que o caminho para o ensino da História em qualquer tempo, objeto de estudo, deve ser o da curiosidade e o do interesse livre.
Estão corretas
apenas I, II e III.
apenas II, III e IV
Na Pedagogia, a unidade entre teoria e prática é fundamental. Tal compreensão apresenta um caráter teórico-metodológico, podendo nortear o desenvolvimento de práticas investigativas, dialéticas, realizadas na escola ou em outros espaços não formais. Assim é possível adotar a metodologia da pesquisa-ação como organização da prática do pedagogo. Em relação a esta metodologia é correto afirmar que:
Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da prática.
Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da teoria.
A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual os pesquisadores participam, problematizando a prática, observando, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual todos os sujeitos implicados participam, problematizando a prática, intervindo, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
Quais são as três práticas que permitem uma alfabetização significativa?
Leitura, paragrafação, análise lingüística.
Leitura, ortografia, escrita.
Leitura, produção de textos, literatura.
Leitura, produção de textos e análise lingüística.
Sobre o Trabalho com o eixo tempo no estudo da História, analise as seguintes proposições:
I. É necessário esclarecer que as marcações e as ordenações do tempo, por meio de calendários, são uma construção que pode variar de uma cultura para outra.
II. A ordenação de seqüências de fotos ou figuras do ser humano, de uma planta ou de um animal, nas diferentes etapas da sua vida, é um exercício que propicia aos alunos lidar com o tempo de uma maneira concreta.
III. Em história, considera-se a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e seqüenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais.
IV. "A história procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido".
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, III e IV
Apenas I, II e IV.
Todas.
No Brasil conforme a legislação educacional vigente é correto afirmar que o ensino, será ministrado, com base no seguinte princípio.
Respeito à liberdade e apreço a tolerância.
Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas definidas pelos conselhos estaduais de educação.
Vinculação parcial entre a educação escolar e as práticas sociais.
Garantia de padrão de qualidade em instituições privadas de ensino.
Quando o aluno escreve a mesma palavra com letras diferentes, como em casa / caza / kasa / kaza, significa que:
Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem não está se alfabetizando.
Não está maduro, por isso basta oferecer contato com as palavras que ele construirá seu conhecimento.
Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem está se alfabetizando.
Não aprendeu corretamente, por isso um bom exercício é reescrever a palavra corrigida várias vezes.
A ocupação do território pernambucano em função das atividades econômicas é tema de uma aula para o ensino fundamental. O relato de como ocorreu a conquista do interior da capitania, a partir dos rios da região, que funcionaram como verdadeiros corredores de penetração, é uma exposição em que se deve ressaltar para o aluno as seguintes relações:
I. Condições naturais X atividades econômicas.
II. Necessidades humanas X atividades econômicas.
III. Atividades econômicas X povoamento.
IV. Melhoria da qualidade de vida X crescimento populacional.
Estão corretas
somente I e II.
somente II e III.
somente II e IV.
somente III e IV.
todas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...