Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É construindo a noção de identidade regional e nacional que o aluno se entenderá como sujeito de direitos e deveres, capaz de interferir e modificar a realidade que o cerca." Uma das situações abaixo não contribui para a obtenção deste objetivo. Assinale-a.

  • A.

    Trabalhar ordenação temporal, relacionando sempre a história local e regional à nacional ou internacional.

  • B.

    Comparar sociedades e coletividades diversas para identificar em diferenças e semelhanças, os conflitos e as contradições que encerram

  • C.

    Posicionar-se pessoal e criticamente sobre os fatos, as ações e os embates que marcam a seqüência histórica em estudo.

  • D.

    Reconhecer que não existe relação entre passado e presente, porque o processo histórico é estático.

  • E.

    Somar aos conhecimentos teóricos adquiridos sua experiência pessoa

As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:

  • A. ambientalista.
  • B. mecanicista.
  • C. tradicionalista.
  • D. tecnicista.

A alfabetização matemática deve permitir:

  • A.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber contar até 100, somar e diminuir.

  • B.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber resolver problemas com números.

  • C.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber calcular.

  • D.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para interpretar e transformar o mundo físico e social.

Em uma situação de ensino-aprendizagem, o professor deve trabalhar relações temporais, objetivando

I. explicar que o estudo do passado busca dar sentido aos questionamentos e dúvidas do presente.

II. fazer o aluno perceber que o estudo da História é já uma prática do seu cotidiano.

III. mostrar que o estudo do passado nos aliena do presente, provocando mudanças nas relações sociais.

IV. explicar que o caminho para o ensino da História em qualquer tempo, objeto de estudo, deve ser o da curiosidade e o do interesse livre.

Estão corretas

  • A.

    apenas I, II e III.

  • B.

    apenas II, III e IV

  • C. apenas I, II e IV.
  • D. apenas I, III e IV
  • E. todas.

Na Pedagogia, a unidade entre teoria e prática é fundamental. Tal compreensão apresenta um caráter teórico-metodológico, podendo nortear o desenvolvimento de práticas investigativas, dialéticas, realizadas na escola ou em outros espaços não formais. Assim é possível adotar a metodologia da pesquisa-ação como organização da prática do pedagogo. Em relação a esta metodologia é correto afirmar que:

  • A.

    Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da prática.

  • B.

    Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da teoria.

  • C.

    A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual os pesquisadores participam, problematizando a prática, observando, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.

  • D.

    A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual todos os sujeitos implicados participam, problematizando a prática, intervindo, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.

Quais são as três práticas que permitem uma alfabetização significativa?

  • A.

    Leitura, paragrafação, análise lingüística.

  • B.

    Leitura, ortografia, escrita.

  • C.

    Leitura, produção de textos, literatura.

  • D.

    Leitura, produção de textos e análise lingüística.

Sobre o Trabalho com o eixo tempo no estudo da História, analise as seguintes proposições:

I. É necessário esclarecer que as marcações e as ordenações do tempo, por meio de calendários, são uma construção que pode variar de uma cultura para outra.

II. A ordenação de seqüências de fotos ou figuras do ser humano, de uma planta ou de um animal, nas diferentes etapas da sua vida, é um exercício que propicia aos alunos lidar com o tempo de uma maneira concreta.

III. Em história, considera-se a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e seqüenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais.

IV. "A história procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido".

Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

  • A.

    Apenas I, II e III.

  • B.

    Apenas II, III e IV.

  • C.

    Apenas I, III e IV

  • D.

    Apenas I, II e IV.

  • E.

    Todas.

No Brasil conforme a legislação educacional vigente é correto afirmar que o ensino, será ministrado, com base no seguinte princípio.

  • A.

    Respeito à liberdade e apreço a tolerância.

  • B.

    Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas definidas pelos conselhos estaduais de educação.

  • C.

    Vinculação parcial entre a educação escolar e as práticas sociais.

  • D.

    Garantia de padrão de qualidade em instituições privadas de ensino.

Quando o aluno escreve a mesma palavra com letras diferentes, como em casa / caza / kasa / kaza, significa que:

  • A.

    Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem não está se alfabetizando.

  • B.

    Não está maduro, por isso basta oferecer contato com as palavras que ele construirá seu conhecimento.

  • C.

    Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem está se alfabetizando.

  • D.

    Não aprendeu corretamente, por isso um bom exercício é reescrever a palavra corrigida várias vezes.

A ocupação do território pernambucano em função das atividades econômicas é tema de uma aula para o ensino fundamental. O relato de como ocorreu a conquista do interior da capitania, a partir dos rios da região, que funcionaram como verdadeiros corredores de penetração, é uma exposição em que se deve ressaltar para o aluno as seguintes relações:

I. Condições naturais X atividades econômicas.

II. Necessidades humanas X atividades econômicas.

III. Atividades econômicas X povoamento.

IV. Melhoria da qualidade de vida X crescimento populacional.

Estão corretas

  • A.

    somente I e II.

  • B.

    somente II e III.

  • C.

    somente II e IV.

  • D.

    somente III e IV.

  • E.

    todas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...