Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe o desenho abaixo que apresenta as características das sub-regiões do Nordeste brasileiro no sentido leste-oeste.
A ordem correta é
Meio–Norte, Agreste, Zona da Mata e Sertão.
Zona da Mata, Agreste , Sertão e Meio–Norte.
Agreste, Zona da Mata ,Sertão e Meio–Norte
Zona da Mata, Meio–Norte, Sertão e Agreste
Meio–Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata
A disciplina escolar não se caracteriza por:
controlar o comparecimento dos alunas às aulas.
controlar os horários de entrada e saída dos alunos.
estigmatizar os alunos com rótulos depreciativos.
observar o uso dos uniformes padronizados.
reter, suspender ou excluir o aluno em casos de desrespeito aos procedimentos escolares.
Alguns teóricos do pensamento pedagógico socialista são.
Gramisc, Freinet, Dewey e Lênin.
Montessori, Giroux, Marx e Rousseau
Makarenko, Marx, Gramisc e Lênin.
Makarenko, Lênin, Piaget e Marx.
Spencer, Claparede, Marx e Montessori.
O que faz uma palavra ou um conjunto delas se constituir num texto é:
Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.
Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.
Um contexto, onde se possa dizer o que se pensa de forma aleatória, sem interlocutor.
Um contexto de escrita com correção ortográfica, sem necessariamente a presença de um interlocutor.
"Os referenciais geográficos de orientação são definidos a partir dos movimentos da Terra. Seu entendimento exige grande capacidade de abstração como coordenar o movimento de rotação da Terra com o movimento aparente do sol e a resultante sucessão de dias e noites."(Almeida e Passini. Pág.42)
Em relação ao texto, analise as seguintes afirmativas.
I. O leste (nascente) só pode ser ensinado como o lugar onde o sol nasce. E o oeste (poente), como o lugar onde o sol se esconde.
II. O leste e o oeste são pontos de entrada da Terra na luz e/ ou sombra do lugar onde o sujeito se encontra, sendo observáveis pela presença ou pela ausência do sol.
III. O leste e o oeste não são pontos, são antes o sentido de que se pode tomar indo em direção do surgimento da luz ou da sombra, considerando o sentido do movimento de rotação da Terra que se faz de oeste para leste.
Está(ao) incorreta(s)
Assinale a alternativa que caracteriza a abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem.
Concebe o processo como essencialmente reprodutor, e pressupõe a reelaboração crítica dos conhecimentos, pelo professor e pelo aluno.
A avaliação é realizada predominantemente numa dimensão diagnóstica.
O ensino se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações do que com a formação do pensamento reflexivo.
A relação professor-aluno é horizontal. O papel do professor está ligado à transmissão do conteúdo predefinido e se constitui o fim da existência escolar.
O ponto fundamental dessa abordagem é a ênfase no processo. Trata-se, pois, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente.
A formação de leitores nas séries iniciais exige:
Que as crianças tenham muitos livros.
Que a professora seja leitora.
Que as famílias sejam alfabetizadas.
Que as crianças tenham freqüentado a pré-escola.
"O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes": (Daniel H. de Medeiros)
Sobre eles, analise as afirmativas abaixo.
I. O nosso presente vivido irá compor a História de amanhã assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes que agora pertencem ao passado.
II. A organização de nossa sociedade assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes nem sempre se constituíram da maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre.
III. Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, não produz o mesmo resultado para todos.
IV. O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e condições as sociedades se organizaram, para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social.
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV.
somente II, III e IV.
somente I, III e IV
todas.
Se analisarmos com cuidado as reformas educacionais ocorridas no Brasil é correto afirmar que:
Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os estudiosos em educação de outras partes do mundo.
Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os políticos e gestores educacionais de algumas partes do país.
Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, adequados à nossa realidade.
Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, inadequados à nossa realidade.
Ao avaliar a textualidade, são fatores preponderantes:
Coerência, estilo, paragrafação, informatividade, intertextualidade, ortografia.
Coerência, aceitabilidade e situacionalidade, informatividade, paragrafação.
Coerência, situacionalidade e aceitabilidade, coesão, informatividade, intertextualidade.
Coesão, situacionalidade, informatividade, estilo, intertextualidade, ortografia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...