Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é
apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades.
dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados.
auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente.
apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos.
desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV,apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
No processo de construção da identidade de uma empresa, é importante definir claramente três requisitos: a visão, os valores e a missão da empresa. Os sentidos desses três requisitos podem ser representados, respectivamente, pelos verbos:
querer, pensar e valorizar;
poder, sentir e valorizar;
sentir, valorizar e querer;
querer, poder e pensar;
pensar, sentir e querer.
Entre as destrezas necessárias à realização de um ensino reflexivo, figuram as empíricas que podem ser assim definidas:
São necessárias para analisar os dados descritivos compilados e a partir deles, construir uma teoria.
Se prendem com o processo de valoração, de emissão de juízos sobre as conseqüências educativas dos projetos e com a importância dos resultados alcançados.
Tem a ver com a capacidade de diagnóstico tanto em sala de aula como na escola. Implica a capacidade de compilar dados, descrever situações, processos, causas e efeitos. Requerem dados objetivos e subjetivos (sentimentos, afetos).
Capacidade de relacionar a análise com a prática, com os fins e com os meios, para obter um efeito satisfatório.
Coloque VERDADEIRO(V) ou FALSO(F) para as questões que correspondem à prática da documentação na Educação Infantil, isto é, o fazer educativo dos profissionais que buscam a competência e a qualidade no trabalho que desenvolvem junto às crianças.
( ) Atitudes de olhar e ouvir as crianças, bem como, refletir o processo educativo e a própria prática, para ler e escrever a realidade.
( ) Registrar o cotidiano para repensá-lo, num constante ritual, associado ao planejamento e à avaliação.
( ) Ter o registro como instrumento de trabalho auxiliar para a avaliação na Educação Infantil, tomando-o para analisar as capacidades cognitivas das crianças, para classificá-las quanto ao ingresso nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
( ) Priorizar nos registros a descrição dos acontecimentos, organizados de forma cronológica, bem como a descrição de atitudes e habilidades das crianças por faixa etária.
( ) Identificar o registro como um espaço de pesquisa e busca de respostas, por meio do qual o professor exercite um diálogo consigo mesmo, com sua prática, seus medos, seus feitos e seus desejos.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, F, F.
F, V, F, V, V.
A escola de Educação Infantil na vida da criança deve desempenhar o papel de
um espaço seguro para a criança brincar com a menor intervenção possível do professor.
o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela passará a ter contato com as noções de cores, tempo, espaço, letras e números.
fase preparatória para a vida escolar, em que a criança desenvolverá suas aptidões e prontidão para a alfabetização.
um ambiente de socialização, de construção da identidade e produção da cultura infantil.
extensão da vida familiar, em que ela receberá basicamente o carinho das professoras enquanto está separada da mãe que precisa trabalhar.
III e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e II.
Com relação a Mídia e a Educação, podemos afirmar:
Para Medeiros (1999), há dois tipos básicos de abordagens de treinamento. São elas:
manual e intelectual;
física e mental;
antiga e moderna;
teórica e prática;
convencional e não convencional.
Carlos Nascimento Garcia, destaca Donald Schon como um dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão. Seus livros contribuíram para popularizar e estender ao campo da formação de professores as teorias sobre a epistemologia da prática. Essa nova perspectiva de análise da profissão docente tem vindo a destacar a importância do estudo do:
Pensamento do professor como fator que influencia e determina a moral e a disciplina em sala de aula.
Pensamento prático dos professores como fator que influencia e determina a prática de ensino.
Procedimento prático do professor como fator que permite a construção do conhecimento além dos materiais didáticos.
Procedimento prático do professor como fator de seu envolvimento e legitimidade com relação ao cotidiano do aluno e as grandes questões de seu tempo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...