Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"...o processo de produção é concebido sob a abordagem da engenharia, na qual administrar é um processo regulatório potencializado para a modelagem do processo de produção em vista da realização de metas dentro de parâmetros de tempo e custo." (Malvezzi, S. 1999, p.21) Essa citação corresponde à seguinte abordagem empresarial:
capacitação;
modernização;
recursos humanos;
administração científica;
racionalização de tarefas.
Uma solução possível para lidar com o problema da indisciplina é:
Construir relações de heteronomia entre alunos e professores.
Construir relações que auxiliem o aluno a "obrigar sua consciência" a agir com base no respeito à justiça e à igualdade.
Criar mecanismos para compelir a participação dos pais no processo de formação escolar dos filhos.
Criar um ambiente escolar de irrestrita liberdade, a fim de transformar a imagem austera da escola em ambiente lúdico de interação civilizada.
As instituições de Educação Infantil, quanto à organização de suas propostas pedagógicas, devem considerar, dentre as múltiplas dimensões humanas, a brincadeira como eixo de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde a essa necessidade.
A brincadeira é coisa de criança, não precisa de planejamento e, poderá ser proposta para as crianças descansarem após as atividades pedagógicas.
O brincar constitui a atividade principal da criança, por essa razão é tomado como uma das mais importantes linguagens. É expressão que traduz o modo como a criança vê o outro e sua cultura nas mais diferentes situações.
O brincar é uma atividade relevante; está estritamente relacionado a diversão que possibilita à criança viver a sua infância com maturidade no âmbito institucional da Educação Infantil.
A brincadeira possibilita o entretenimento das crianças, se constituindo no único recurso facilitador do controle de situações de conflitos e de disputas tão presentes no processo de desenvolvimento infantil.
No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:
que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.
porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.
que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.
mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.
que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.
No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de
desempenho lingüístico.
desempenho social.
competência gramatical.
competência comunicativa.
conhecimento discursivo.
Jair Moggi (1999) defende uma visão holística em Administração, em que a totalidade do ser humano apresenta-se em quatro níveis qualitativamente diferenciados. São eles:
mental, social, corporal físico e do outro;
social, corporal vital, do eu e do outro;
mental, corporal astral, social e do eu;
corporal físico, corporal vital, corporal astral e do eu;
corporal físico, corporal vital, mental e social.
Existe uma dicotomia estrutural instalada em muitas instituições escolares em relação ao enfrentamento do problema da indisciplina. Essa dicotomia consiste em:
Posturas autoritárias e posturas permissivas.
Posturas democráticas e posturas antidemocráticas.
Visões moderadas e visões radicais.
Visões centralizadoras e visões conciliatórias.
Assinale a alternativa que possibilita à Instituição de Educação Infantil promover relações de aproximação com as famílias das crianças, bem como, facilitar aos pais o acompanhamento e o conhecimento do que é proposto a seus filhos.
Deve-se abrir espaço para a família se envolver com a Instituição de Educação Infantil somente em eventos como reuniões de pais e eventos comemorativos.
É preciso que os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, estabeleçam com as famílias uma relação dialógica na qual possa haver uma troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
Esclarecer às famílias que o papel o qual mães e professoras exercem no cuidado e na educação das crianças pequenas são distintos e não são complementares.
Os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, têm a função de dar informações, exclusivamente aos pais, sobre situações eventuais, ligadas ao comportamento diário da criança.
Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:
chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.
abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.
organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.
manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.
abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.
Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.
Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.
É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.
É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.
Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.
Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...