Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"...o processo de produção é concebido sob a abordagem da engenharia, na qual administrar é um processo regulatório potencializado para a modelagem do processo de produção em vista da realização de metas dentro de parâmetros de tempo e custo." (Malvezzi, S. 1999, p.21) Essa citação corresponde à seguinte abordagem empresarial:

  • A.

    capacitação;

  • B.

    modernização;

  • C.

    recursos humanos;

  • D.

    administração científica;

  • E.

    racionalização de tarefas.

Uma solução possível para lidar com o problema da indisciplina é:

  • A.

    Construir relações de heteronomia entre alunos e professores.

  • B.

    Construir relações que auxiliem o aluno a "obrigar sua consciência" a agir com base no respeito à justiça e à igualdade.

  • C.

    Criar mecanismos para compelir a participação dos pais no processo de formação escolar dos filhos.

  • D.

    Criar um ambiente escolar de irrestrita liberdade, a fim de transformar a imagem austera da escola em ambiente lúdico de interação civilizada.

As instituições de Educação Infantil, quanto à organização de suas propostas pedagógicas, devem considerar, dentre as múltiplas dimensões humanas, a brincadeira como eixo de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde a essa necessidade.

  • A.

    A brincadeira é coisa de criança, não precisa de planejamento e, poderá ser proposta para as crianças descansarem após as atividades pedagógicas.

  • B.

    O brincar constitui a atividade principal da criança, por essa razão é tomado como uma das mais importantes linguagens. É expressão que traduz o modo como a criança vê o outro e sua cultura nas mais diferentes situações.

  • C.

    O brincar é uma atividade relevante; está estritamente relacionado a diversão que possibilita à criança viver a sua infância com maturidade no âmbito institucional da Educação Infantil.

  • D.

    A brincadeira possibilita o entretenimento das crianças, se constituindo no único recurso facilitador do controle de situações de conflitos e de disputas tão presentes no processo de desenvolvimento infantil.

No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:

  • A.

    que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.

  • B.

    porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.

  • C.

    que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.

  • D.

    mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.

  • E.

    que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.

No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de

  • A.

    desempenho lingüístico.

  • B.

    desempenho social.

  • C.

    competência gramatical.

  • D.

    competência comunicativa.

  • E.

    conhecimento discursivo.

Jair Moggi (1999) defende uma visão holística em Administração, em que a totalidade do ser humano apresenta-se em quatro níveis qualitativamente diferenciados. São eles:

  • A.

    mental, social, corporal físico e do outro;

  • B.

    social, corporal vital, do eu e do outro;

  • C.

    mental, corporal astral, social e do eu;

  • D.

    corporal físico, corporal vital, corporal astral e do eu;

  • E.

    corporal físico, corporal vital, mental e social.

Existe uma dicotomia estrutural instalada em muitas instituições escolares em relação ao enfrentamento do problema da indisciplina. Essa dicotomia consiste em:

  • A.

    Posturas autoritárias e posturas permissivas.

  • B.

    Posturas democráticas e posturas antidemocráticas.

  • C.

    Visões moderadas e visões radicais.

  • D.

    Visões centralizadoras e visões conciliatórias.

Assinale a alternativa que possibilita à Instituição de Educação Infantil promover relações de aproximação com as famílias das crianças, bem como, facilitar aos pais o acompanhamento e o conhecimento do que é proposto a seus filhos.

  • A.

    Deve-se abrir espaço para a família se envolver com a Instituição de Educação Infantil somente em eventos como reuniões de pais e eventos comemorativos.

  • B.

    É preciso que os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, estabeleçam com as famílias uma relação dialógica na qual possa haver uma troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.

  • C.

    Esclarecer às famílias que o papel o qual mães e professoras exercem no cuidado e na educação das crianças pequenas são distintos e não são complementares.

  • D.

    Os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, têm a função de dar informações, exclusivamente aos pais, sobre situações eventuais, ligadas ao comportamento diário da criança.

Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:

  • A.

    chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.

  • B.

    abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.

  • C.

    organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.

  • D.

    manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.

  • E.

    abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.

Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.

  • A.

    Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.

  • B.

    É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.

  • C.

    É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.

  • D.

    Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.

  • E.

    Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...