Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A possibilidade da construção de uma Pedagogia da Infância implica considerar princípios pedagógicos que demarcam a especificidade da Educação Infantil. Isto resulta contemplar na ação pedagógica:
a caracterização de uma infância em situação escolar pela passagem da criança de um âmbito familiar para um âmbito institucional educacional.
a responsabilidade do cuidar e educar, as crianças como sujeitos de direitos, e as múltiplas dimensões humanas.
a antecipação de conteúdos escolares que possibilite garantir o sucesso da criança, quando ingressar no Ensino Fundamental.
a dimensão cognitiva, privilegiando o ensino e a aprendizagem nas diferentes áreas, através da aula.
O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:
de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar.
que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais.
sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos.
que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram.
Considere as afirmações abaixo.
I e II.
I e III.
II e IV.
I,II e III.
II, III e IV.
Sobre o tema Mídia e a Educação, qual(is) da(s) afirmação(os) abaixo está(ao) correta(s)?
Somente a III está correta.
Somente a IV está correta.
Somente I e IV estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
No gerenciamento da qualidade dos serviços de uma empresa, o principal aspecto a ser considerado é:
o equipamento;
o homem;
o produto;
a missão;
o salário.
A coação e o respeito unilateral no trato com os alunos podem:
Reforçar a heteronomia em detrimento de um juízo autônomo.
Causar mais antipatia no ambiente escolar, mas acaba moldando favoravelmente o caráter do aluno com o passar dos anos. Portanto, não é recomendado porque a disciplina escolar exige resultados rápidos.
Garantir a disciplina.
Causar transtornos de comportamento e, em alguns casos, até psicose congênita.
Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação Infantil necessitam considerá-la a partir desse conjunto de fatores, procurando para isso:
respeitar a criança em sua individualidade, conforme seus interesses e necessidades de expressão, interação e criação. Como sujeitos possuidores de idéias e que tem uma história própria.
considerar a criança de 0 a 6 anos, com relação a sua dependência física, tomando-a como um objeto de cuidados e atenção.
estabelecer uma rotina de atendimento especial às preferências, costumes, hábitos e ritmos alimentares de cada criança, buscando atendê-las, individualmente, de forma democrática.
priorizar atividades de cuidados, referentes ao atendimento das necessidades, ligadas ao aspecto biológico (alimentação, saúde, higiene, sono, etc.)
As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
libertadora.
tecnicista
progressiva
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
Para a análise do fenômeno de especialização esportiva precoce foi construído um modelo multidimensional do desenvolvimento humano, composto por quatro fatores: a) psico-social; b) fisiológico posteriormente caracterizado como biológico; c) biomecânico e d) aprendizagem mais tarde caracterizado como percepto-cognitivo. O proponente deste modelo teórico é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...