Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil
atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional.
atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade.
não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial.
constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças.
atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem.
Se o paradigma de uma empresa é holístico, então:
a competição é a mola que move a empresa;
um bom gerente deve ser, antes de tudo, um bom técnico;
a cooperação é a mola que move a empresa;
a produção é o centro de atenção;
o lucro é a prioridade.
Podemos falar de diversas formas e momentos de reflexão. Weis e Lourden (citado em texto de Carlos Marcelo Garcia), defendem que pensamento reflexivo e a ação podem decorrer separada ou simultaneamente e, com base nesta relação, identificam quatro formas de reflexão. Assinale a alternativa que corresponde a segunda forma de reflexão, o exame:
Implica uma referência do professor a acontecimentos ou ações que ocorreram ou que podem ocorrer no futuro.
Implica uma reflexão interiorizada, pessoal, mediante a qual o professor reconsidera os seus pensamentos e sentimentos numa perspectiva distanciada relativamente à atividade diária e cotidiana.
Permite ao professor analisar a sua prática, identificando estratégias para melhorar.
Reporta-se aos pensamentos dos professores durante o ato de ensino.
Por volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que
não estão sendo colocados limites e regras na educação infantil.
a criança começa a descobrir que pode tomar iniciativas, indicando um caminho de construção da autonomia.
a condescendência dos pais na atualidade tem criado crianças onipotentes que desde cedo se rebelam contra as exigências da vida.
a criança está expressando a sua insatisfação de estar na escola, já que para ela é um sofrimento sair de casa tão novinha.
são comportamentos de birra que o professor não deve dar atenção.
De acordo com Jair Moggi (1999), quatro têm sido as visões do ser humano que orientaram o tratamento das mudanças organizacionais. São elas:
tecno-mecanicista, determinista, niilista e nativista;
nativista,niilista, behaviorista e estruturalista;
humanista, niilista, funcionalista e estruturalista;
tecno-mecanicista, nativista, behaviorista e humanista;
determinista, tecno-mecanicista, behaviorista e humanista.
Geralmente, os autores estabelecem três níveis diferentes de reflexão ou de análise da realidade circundante. São eles:
Científica, criativa e específica.
Técnica, prática e crítica.
Sensual, teórica e imparcial.
Real, abstrata e científica.
Leia abaixo a fala de duas professoras com relação a aprendizagem de seus alunos.
Professora 1: "É, as coisas caminham... Mas, o Pedro não tem jeito! Todas as crianças da turma, mesmo as mais novas, são capazes de contar histórias sozinhas e fazer classificações básicas com os objetos da sala, menos ele."
Professora 2: "Em geral, as crianças vão indo bem. Caio já consegue contar histórias a partir das perguntas que faço. João, com a ajuda dos colegas, já participa das brincadeiras no pátio. Algumas crianças já conseguem sozinhas fazer conjuntos classificando objetos da sala."
Tendo em vista uma compreensão da aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma perspectiva vygotskyana, pode-se dizer que:
a professora 1 tem uma avaliação precisa do nível de desenvolvimento real da aprendizagem de suas crianças, o que a possibilita identificar os limites de trabalho com seus alunos com dificuldades.
a professora 2 parece se conformar com o nível de desenvolvimento real de suas crianças, o que a faz aceitar qualquer produção destas.
a professora 2 compreende o processo de aprendizagem e planeja a sua atuação junto as crianças a partir da noção de zona de desenvolvimento proximal.
as duas professoras, cada uma a seu modo, criam zonas de desenvolvimento proximal na interação com as crianças.
a professora 1 estabelece interações com suas crianças tendo em vista o nível de desenvolvimento destas que as impossibilita de alcançar alguns objetivos na aprendizagem.
"...qualquer aprendizado, para ser efetivo, deve conter três elementos... " (Olivares, I. C., 1999, p.363). São eles:
espiritual, empresarial e sindical;
cognitivo, espiritual e motor;
cognitivo, afetivo e motor;
empresarial, afetivo e sindical;
afetivo, motor e espiritual.
Diversos autores têm identificado basicamente três tipos de atitudes necessárias ao ensino reflexivo. Além da mentalidade aberta, temos:
Sensibilidade e sensatez.
Disciplina e alegria.
Emotividade e seriedade.
Responsabilidade e entusiasmo.
A família, historicamente, tem sido considerada um espaço importante de oportunidades educativas para o desenvolvimento da criança. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos, acerca da importância do papel da família, assinalando a alternativa correta:
O acesso das famílias com relação às informações sobre o desenvolvimento infantil e às orientações básicas, acerca de cuidados cotidianos, tornam-se pouco relevantes para que os pais cumpram efetivamente o seu papel em relação aos filhos.
Os fatores econômicos e sociais que regulamentam a organização familiar, a divisão de tarefas no lar, a diminuição de disponibilidade de tempo dos pais de poder dedicar-se à criança, não são indicativos consideráveis ao pleno desenvolvimento infantil.
Independentemente da maneira como estejam estruturadas as famílias, as possíveis interações entre pais e filhos, estabelecidos por meio da mediação, possibilitam diferentes motivações, relevantes para um melhor desenvolvimento cognitivo da criança.
A família é um espaço livre de tensões, onde a harmonia e onde todos os membros partilham dos mesmos interesses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...