Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil

  • A.

    atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional.

  • B.

    atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade.

  • C.

    não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial.

  • D.

    constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças.

  • E.

    atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem.

Se o paradigma de uma empresa é holístico, então:

  • A.

    a competição é a mola que move a empresa;

  • B.

    um bom gerente deve ser, antes de tudo, um bom técnico;

  • C.

    a cooperação é a mola que move a empresa;

  • D.

    a produção é o centro de atenção;

  • E.

    o lucro é a prioridade.

Podemos falar de diversas formas e momentos de reflexão. Weis e Lourden (citado em texto de Carlos Marcelo Garcia), defendem que pensamento reflexivo e a ação podem decorrer separada ou simultaneamente e, com base nesta relação, identificam quatro formas de reflexão. Assinale a alternativa que corresponde a segunda forma de reflexão, o exame:

  • A.

    Implica uma referência do professor a acontecimentos ou ações que ocorreram ou que podem ocorrer no futuro.

  • B.

    Implica uma reflexão interiorizada, pessoal, mediante a qual o professor reconsidera os seus pensamentos e sentimentos numa perspectiva distanciada relativamente à atividade diária e cotidiana.

  • C.

    Permite ao professor analisar a sua prática, identificando estratégias para melhorar.

  • D.

    Reporta-se aos pensamentos dos professores durante o ato de ensino.

Por volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que

  • A.

    não estão sendo colocados limites e regras na educação infantil.

  • B.

    a criança começa a descobrir que pode tomar iniciativas, indicando um caminho de construção da autonomia.

  • C.

    a condescendência dos pais na atualidade tem criado crianças onipotentes que desde cedo se rebelam contra as exigências da vida.

  • D.

    a criança está expressando a sua insatisfação de estar na escola, já que para ela é um sofrimento sair de casa tão novinha.

  • E.

    são comportamentos de birra que o professor não deve dar atenção.

De acordo com Jair Moggi (1999), quatro têm sido as visões do ser humano que orientaram o tratamento das mudanças organizacionais. São elas:

  • A.

    tecno-mecanicista, determinista, niilista e nativista;

  • B.

    nativista,niilista, behaviorista e estruturalista;

  • C.

    humanista, niilista, funcionalista e estruturalista;

  • D.

    tecno-mecanicista, nativista, behaviorista e humanista;

  • E.

    determinista, tecno-mecanicista, behaviorista e humanista.

Geralmente, os autores estabelecem três níveis diferentes de reflexão ou de análise da realidade circundante. São eles:

  • A.

    Científica, criativa e específica.

  • B.

    Técnica, prática e crítica.

  • C.

    Sensual, teórica e imparcial.

  • D.

    Real, abstrata e científica.

Leia abaixo a fala de duas professoras com relação a aprendizagem de seus alunos.

Professora 1: "É, as coisas caminham... Mas, o Pedro não tem jeito! Todas as crianças da turma, mesmo as mais novas, são capazes de contar histórias sozinhas e fazer classificações básicas com os objetos da sala, menos ele."

Professora 2: "Em geral, as crianças vão indo bem. Caio já consegue contar histórias a partir das perguntas que faço. João, com a ajuda dos colegas, já participa das brincadeiras no pátio. Algumas crianças já conseguem sozinhas fazer conjuntos classificando objetos da sala."

Tendo em vista uma compreensão da aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma perspectiva vygotskyana, pode-se dizer que:

  • A.

    a professora 1 tem uma avaliação precisa do nível de desenvolvimento real da aprendizagem de suas crianças, o que a possibilita identificar os limites de trabalho com seus alunos com dificuldades.

  • B.

    a professora 2 parece se conformar com o nível de desenvolvimento real de suas crianças, o que a faz aceitar qualquer produção destas.

  • C.

    a professora 2 compreende o processo de aprendizagem e planeja a sua atuação junto as crianças a partir da noção de zona de desenvolvimento proximal.

  • D.

    as duas professoras, cada uma a seu modo, criam zonas de desenvolvimento proximal na interação com as crianças.

  • E.

    a professora 1 estabelece interações com suas crianças tendo em vista o nível de desenvolvimento destas que as impossibilita de alcançar alguns objetivos na aprendizagem.

"...qualquer aprendizado, para ser efetivo, deve conter três elementos... " (Olivares, I. C., 1999, p.363). São eles:

  • A.

    espiritual, empresarial e sindical;

  • B.

    cognitivo, espiritual e motor;

  • C.

    cognitivo, afetivo e motor;

  • D.

    empresarial, afetivo e sindical;

  • E.

    afetivo, motor e espiritual.

Diversos autores têm identificado basicamente três tipos de atitudes necessárias ao ensino reflexivo. Além da mentalidade aberta, temos:

  • A.

    Sensibilidade e sensatez.

  • B.

    Disciplina e alegria.

  • C.

    Emotividade e seriedade.

  • D.

    Responsabilidade e entusiasmo.

A família, historicamente, tem sido considerada um espaço importante de oportunidades educativas para o desenvolvimento da criança. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos, acerca da importância do papel da família, assinalando a alternativa correta:

  • A.

    O acesso das famílias com relação às informações sobre o desenvolvimento infantil e às orientações básicas, acerca de cuidados cotidianos, tornam-se pouco relevantes para que os pais cumpram efetivamente o seu papel em relação aos filhos.

  • B.

    Os fatores econômicos e sociais que regulamentam a organização familiar, a divisão de tarefas no lar, a diminuição de disponibilidade de tempo dos pais de poder dedicar-se à criança, não são indicativos consideráveis ao pleno desenvolvimento infantil.

  • C.

    Independentemente da maneira como estejam estruturadas as famílias, as possíveis interações entre pais e filhos, estabelecidos por meio da mediação, possibilitam diferentes motivações, relevantes para um melhor desenvolvimento cognitivo da criança.

  • D.

    A família é um espaço livre de tensões, onde a harmonia e onde todos os membros partilham dos mesmos interesses.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...