Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos papéis da área de recursos humanos de uma empresa moderna é:
a centralização;
a colaboração;
a ênfase na operacionalização;
a hierarquização;
a padronização.
Podemos estabelecer diferentes níveis e categorias quanto ao tipo de necessidades de formação assinaladas pelos professores. As necessidades relativas ao currículo dizem respeito:
Ao desenvolvimento de novos planos curriculares que implica a necessidade de aperfeiçoamento profissional dos professores, nomeadamente novos estilos de ensino, de apresentação da informação, de comunicação, de avaliação, de definição dos objetivos etc.
Às necessidades de aprendizagem dos alunos, tratamento da diversidade, problemas de disciplina, rendimento, motivação etc.
À abordagem dos professores, como profissionais e como pessoas, do que ao ensino.
Às necessidades da instituição na sua globalidade, do currículo, dos alunos, da organização e dos professores, do clima interno, das relações com o exterior.
A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto
momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.
momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.
atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.
momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.
possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.
Segundo Moacir Gadotti, a criação de conselhos de escola representa uma parte de um processo; eles só serão eficazes num conjunto de medidas políticas que visem
à participação e à democratização das decisões.
ao desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.
à organização de grêmios estudantis.
à elaboração de um projeto político-pedagógico, que viabilize a auto-avaliação.
à organização de um currículo que proponha que os pais se transformem em professores e vice-versa.
" ...é objetivo a ser perseguido incansavelmente e, ao ser implementado, deve considerar as características e peculiaridades de cada organização e do grupo de pessoas que a compõe." (Pereira Garcia, 1999, p.227) Este trecho refere-se ao seguinte aspecto de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:
hierarquização;
participação;
equipamentos;
redução de custos;
produto.
Carlos Marcelo Garcia desenvolveu um programa de formação de professores que utiliza a reflexão como eixo central. Este programa trabalha com a figura do mentor que pode ser definido como:
Professor com vasto conhecimento teórico capaz de exercer contínua reciclagem entre seus pares.
Orientador pedagógico que fiscaliza e supervisiona os projetos antes de sua aplicação.
Professor do mesmo nível dos demais que dará parecer crítico sobre o trabalho de seus pares.
Professor com larga experiência docente que dará o seu apoio aos professores principiantes e que com eles desenvolverá ciclos de supervisão clínica.
A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:
uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos.
uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola.
uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas.
expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas.
uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas.
A descrição acima refere-se à concepção de educação
libertadora.
tecnicista.
progressista.
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem por conceitos:
debate cruzado;
estágio;
dramatização;
projeto;
dinâmica de grupo.
Constitui uma das fases do "aprender a ensinar" que tem sido sistematicamente esquecida, tanto pelas instituições universitárias como pelas instituições dedicadas à formação em serviço dos professores. Trata-se:
De como avaliar.
De como disciplinar.
Dos primeiros anos de docência.
Dos últimos anos de docência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...