Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos papéis da área de recursos humanos de uma empresa moderna é:

  • A.

    a centralização;

  • B.

    a colaboração;

  • C.

    a ênfase na operacionalização;

  • D.

    a hierarquização;

  • E.

    a padronização.

Podemos estabelecer diferentes níveis e categorias quanto ao tipo de necessidades de formação assinaladas pelos professores. As necessidades relativas ao currículo dizem respeito:

  • A.

    Ao desenvolvimento de novos planos curriculares que implica a necessidade de aperfeiçoamento profissional dos professores, nomeadamente novos estilos de ensino, de apresentação da informação, de comunicação, de avaliação, de definição dos objetivos etc.

  • B.

    Às necessidades de aprendizagem dos alunos, tratamento da diversidade, problemas de disciplina, rendimento, motivação etc.

  • C.

    À abordagem dos professores, como profissionais e como pessoas, do que ao ensino.

  • D.

    Às necessidades da instituição na sua globalidade, do currículo, dos alunos, da organização e dos professores, do clima interno, das relações com o exterior.

A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto

  • A.

    momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.

  • B.

    momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.

  • C.

    atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.

  • D.

    momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.

  • E.

    possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.

Segundo Moacir Gadotti, a criação de conselhos de escola representa uma parte de um processo; eles só serão eficazes num conjunto de medidas políticas que visem

  • A.

    à participação e à democratização das decisões.

  • B.

    ao desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

  • C.

    à organização de grêmios estudantis.

  • D.

    à elaboração de um projeto político-pedagógico, que viabilize a auto-avaliação.

  • E.

    à organização de um currículo que proponha que os pais se transformem em professores e vice-versa.

" ...é objetivo a ser perseguido incansavelmente e, ao ser implementado, deve considerar as características e peculiaridades de cada organização e do grupo de pessoas que a compõe." (Pereira Garcia, 1999, p.227) Este trecho refere-se ao seguinte aspecto de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:

  • A.

    hierarquização;

  • B.

    participação;

  • C.

    equipamentos;

  • D.

    redução de custos;

  • E.

    produto.

Carlos Marcelo Garcia desenvolveu um programa de formação de professores que utiliza a reflexão como eixo central. Este programa trabalha com a figura do mentor que pode ser definido como:

  • A.

    Professor com vasto conhecimento teórico capaz de exercer contínua reciclagem entre seus pares.

  • B.

    Orientador pedagógico que fiscaliza e supervisiona os projetos antes de sua aplicação.

  • C.

    Professor do mesmo nível dos demais que dará parecer crítico sobre o trabalho de seus pares.

  • D.

    Professor com larga experiência docente que dará o seu apoio aos professores principiantes e que com eles desenvolverá ciclos de supervisão clínica.

A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:

  • A.

    uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos.

  • B.

    uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola.

  • C.

    uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas.

  • D.

    expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas.

  • E.

    uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas.

A descrição acima refere-se à concepção de educação

  • A.

    libertadora.

  • B.

    tecnicista.

  • C.

    progressista.

  • D.

    renovada não-diretiva.

  • E.

    crítico-social dos conteúdos.

Constitui uma das técnicas de aprendizagem por conceitos:

  • A.

    debate cruzado;

  • B.

    estágio;

  • C.

    dramatização;

  • D.

    projeto;

  • E.

    dinâmica de grupo.

Constitui uma das fases do "aprender a ensinar" que tem sido sistematicamente esquecida, tanto pelas instituições universitárias como pelas instituições dedicadas à formação em serviço dos professores. Trata-se:

  • A.

    De como avaliar.

  • B.

    De como disciplinar.

  • C.

    Dos primeiros anos de docência.

  • D.

    Dos últimos anos de docência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...