Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"São as que, além de cuidar de recursos e de processos, também se ocupam do nível das relações, no qual o impulso é questão do desenvolvimento das pessoas, pois só pessoas se desenvolvem" (Moggi,J. 1999, p.51). Essa afirmativa representa a definição do conceito de empresas:
eficientes;
eficazes;
qualitativas;
construtivas;
excelentes.
Faz-se necessário que a tarefa do professor seja tornar o barulho, a agitação, a movimentação catalisadores do ato de conhecer. Assim:
A indisciplina sucumbirá.
A indisciplina pode tornar-se, paradoxalmente um movimento organizado, se estruturado em torno de determinadas idéias, conceitos, proposições formais.
O professor poderá perceber que a indisciplina, o caos, podem ser elementos criadores.
O professor poderá levar seus alunos a meditação e reflexão, molas propulsoras da pacificação do ambiente escolar.
A organização do tempo/espaço na educação infantil é determinante para o desenvolvimento da criança e está, em grande parte, sujeito ao modo como os educadores os concebem. Assinale a alternativa em que essa organização está contemplada com os aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil.
O espaço está intrinsecamente ligado à noção de identidade de lugar que, de certo modo, consiste na formação do pensamento, ou seja, no desenvolvimento da memória, de crenças, valores, idéias, preferências e significados sobre o mundo no qual a pessoa convive.
Ao Planejar o espaço e o tempo, faz-se necessário criar possibilidades para o desenvolvimento da criança quanto à identidade pessoal, o desenvolvimento de competências, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como gerar oportunidades para contato social e/ou privacidade.
O planejamento do espaço importa em oferecer oportunidades para a criança aprender a se mover e a controlar o próprio corpo no espaço, isto é, estimular movimentos tais como: sentar, balançar o corpo, engatinhar, saltar, correr, subir, pular, agarrar-se, pendurar-se e virar-se.
Todo planejamento relativo à exploração do tempo e do espaço necessita considerar objetivos pré-selecionados (exemplo: a estimulação dos sentidos funcionam com base em movimentos ambientais como: a presença de brisas, o agradável som de um riacho, os odores de árvores e flores).
Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está
promovendo uma atividade de treinamento de atenção e concentração.
desenvolvendo uma atividade educacional que não apresenta atividades de cuidados, visto que importante é a apreensão, por parte das crianças, dos conteúdos da história.
cuidando para que essa atividade seja especialmente rica para as crianças, do ponto de vista estrito do seu desenvolvimento afetivo e emocional.
preocupado tanto com os aspectos educacionais quanto com a atenção necessária para que essa atividade seja prazerosa e rica para a experiência das crianças.
preenchendo um espaço ocioso da programação, que ocorre entre uma atividade de ensino e outra.
Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.
O modelo psicolingüístico postula que
o sentido parte do texto para o leitor num fluxo ascendente.
o leitor é que atribui sentido e coerência ao texto ao acionar seus esquemas mentais.
o momento socio-histórico e ideológico é determinante para a construção de sentidos de um texto.
a leitura é uma atividade passiva de associação das palavras aos seus significados.
o significado das palavras é monossêmico e o leitor deve adivinhá-lo.
"Dentre outras características, este método atinge as atitudes e amplia a auto-percepção e a sensibilidade dos treinandos, estimulando e incentivando, em geral, a criatividade." (Bíscaro, A. W., 1999, 0.279) Esta frase refere-se ao seguinte método de treinamento e desenvolvimento:
prático;
conceitual;
simulado;
comportamental;
transcendental.
Qual das alternativas abaixo corresponde a um vínculo entre disciplina e moral?
Ambas colocam o problema da relação do indivíduo com um conjunto de normas.
As transgressões a ambas precisam ser coibidas com firmeza para garantir a autoridade do professor.
Toda moral pede disciplina; toda disciplina é moral.
A disciplina funciona hoje nas escolas sempre como um elemento da moral.
Desenvolver atividades pedagógicas que promovam o desenvolvimento da percepção sensorial no primeiro ano de vida, implica planejar e oportunizar situações para que a criança possa:
desenvolver a capacidade de correlacionar objetos em função de suas cores (branco, preto, vermelho, verde, azul, amarelo, laranja, roxo).
agrupar objetos, comparando os elementos essenciais dos mesmos, ou seja, de acordo com a forma e o tamanho, avançando em suas variações e propriedades.
realizar ações de correlação entre partes de um objeto, ou de objetos entre si (por exemplo: abrir e fechar caixas, tampar e destampar panelas, colocar brinquedos dentro e fora de uma caixa, colocar blocos em forma de pirâmide ...).
nomear e reconhecer as propriedades dos objetos, destacando suas diferenças e semelhanças quanto ao tamanho, espessura, enfim, todas as propriedades físicas dos objetos.
Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças
representam a parte de cuidados, que devem ser acompanhados por auxiliares, porque são necessárias ao rendimento das crianças nas atividades educacionais.
devem ser acompanhadas pelo professor, tanto pelos aspectos educacionais quanto de cuidados que elas envolvem.
podem ser desconsideradas pelo professor, pois não têm relação com as atividades educacionais.
devem ser aproveitadas em sala de aula, resgatando- se os conhecimentos científicos que podem ser ensinados através delas.
são mais importantes do que as atividades de sala de aula porque na idade pré-escolar as crianças necessitam mais de cuidados do que de educação.
Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.
No modelo de decodificação, o ato de leitura
depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.
é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.
pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.
tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.
só tem sentido se for realizado em voz alta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...