Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"São as que, além de cuidar de recursos e de processos, também se ocupam do nível das relações, no qual o impulso é questão do desenvolvimento das pessoas, pois só pessoas se desenvolvem" (Moggi,J. 1999, p.51). Essa afirmativa representa a definição do conceito de empresas:

  • A.

    eficientes;

  • B.

    eficazes;

  • C.

    qualitativas;

  • D.

    construtivas;

  • E.

    excelentes.

Faz-se necessário que a tarefa do professor seja tornar o barulho, a agitação, a movimentação catalisadores do ato de conhecer. Assim:

  • A.

    A indisciplina sucumbirá.

  • B.

    A indisciplina pode tornar-se, paradoxalmente um movimento organizado, se estruturado em torno de determinadas idéias, conceitos, proposições formais.

  • C.

    O professor poderá perceber que a indisciplina, o caos, podem ser elementos criadores.

  • D.

    O professor poderá levar seus alunos a meditação e reflexão, molas propulsoras da pacificação do ambiente escolar.

A organização do tempo/espaço na educação infantil é determinante para o desenvolvimento da criança e está, em grande parte, sujeito ao modo como os educadores os concebem. Assinale a alternativa em que essa organização está contemplada com os aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil.

  • A.

    O espaço está intrinsecamente ligado à noção de identidade de lugar que, de certo modo, consiste na formação do pensamento, ou seja, no desenvolvimento da memória, de crenças, valores, idéias, preferências e significados sobre o mundo no qual a pessoa convive.

  • B.

    Ao Planejar o espaço e o tempo, faz-se necessário criar possibilidades para o desenvolvimento da criança quanto à identidade pessoal, o desenvolvimento de competências, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como gerar oportunidades para contato social e/ou privacidade.

  • C.

    O planejamento do espaço importa em oferecer oportunidades para a criança aprender a se mover e a controlar o próprio corpo no espaço, isto é, estimular movimentos tais como: sentar, balançar o corpo, engatinhar, saltar, correr, subir, pular, agarrar-se, pendurar-se e virar-se.

  • D.

    Todo planejamento relativo à exploração do tempo e do espaço necessita considerar objetivos pré-selecionados (exemplo: a estimulação dos sentidos funcionam com base em movimentos ambientais como: a presença de brisas, o agradável som de um riacho, os odores de árvores e flores).

Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está

  • A.

    promovendo uma atividade de treinamento de atenção e concentração.

  • B.

    desenvolvendo uma atividade educacional que não apresenta atividades de cuidados, visto que importante é a apreensão, por parte das crianças, dos conteúdos da história.

  • C.

    cuidando para que essa atividade seja especialmente rica para as crianças, do ponto de vista estrito do seu desenvolvimento afetivo e emocional.

  • D.

    preocupado tanto com os aspectos educacionais quanto com a atenção necessária para que essa atividade seja prazerosa e rica para a experiência das crianças.

  • E.

    preenchendo um espaço ocioso da programação, que ocorre entre uma atividade de ensino e outra.

Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.

O modelo psicolingüístico postula que

  • A.

    o sentido parte do texto para o leitor num fluxo ascendente.

  • B.

    o leitor é que atribui sentido e coerência ao texto ao acionar seus esquemas mentais.

  • C.

    o momento socio-histórico e ideológico é determinante para a construção de sentidos de um texto.

  • D.

    a leitura é uma atividade passiva de associação das palavras aos seus significados.

  • E.

    o significado das palavras é monossêmico e o leitor deve adivinhá-lo.

"Dentre outras características, este método atinge as atitudes e amplia a auto-percepção e a sensibilidade dos treinandos, estimulando e incentivando, em geral, a criatividade." (Bíscaro, A. W., 1999, 0.279) Esta frase refere-se ao seguinte método de treinamento e desenvolvimento:

  • A.

    prático;

  • B.

    conceitual;

  • C.

    simulado;

  • D.

    comportamental;

  • E.

    transcendental.

Qual das alternativas abaixo corresponde a um vínculo entre disciplina e moral?

  • A.

    Ambas colocam o problema da relação do indivíduo com um conjunto de normas.

  • B.

    As transgressões a ambas precisam ser coibidas com firmeza para garantir a autoridade do professor.

  • C.

    Toda moral pede disciplina; toda disciplina é moral.

  • D.

    A disciplina funciona hoje nas escolas sempre como um elemento da moral.

Desenvolver atividades pedagógicas que promovam o desenvolvimento da percepção sensorial no primeiro ano de vida, implica planejar e oportunizar situações para que a criança possa:

  • A.

    desenvolver a capacidade de correlacionar objetos em função de suas cores (branco, preto, vermelho, verde, azul, amarelo, laranja, roxo).

  • B.

    agrupar objetos, comparando os elementos essenciais dos mesmos, ou seja, de acordo com a forma e o tamanho, avançando em suas variações e propriedades.

  • C.

    realizar ações de correlação entre partes de um objeto, ou de objetos entre si (por exemplo: abrir e fechar caixas, tampar e destampar panelas, colocar brinquedos dentro e fora de uma caixa, colocar blocos em forma de pirâmide ...).

  • D.

    nomear e reconhecer as propriedades dos objetos, destacando suas diferenças e semelhanças quanto ao tamanho, espessura, enfim, todas as propriedades físicas dos objetos.

Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças

  • A.

    representam a parte de cuidados, que devem ser acompanhados por auxiliares, porque são necessárias ao rendimento das crianças nas atividades educacionais.

  • B.

    devem ser acompanhadas pelo professor, tanto pelos aspectos educacionais quanto de cuidados que elas envolvem.

  • C.

    podem ser desconsideradas pelo professor, pois não têm relação com as atividades educacionais.

  • D.

    devem ser aproveitadas em sala de aula, resgatando- se os conhecimentos científicos que podem ser ensinados através delas.

  • E.

    são mais importantes do que as atividades de sala de aula porque na idade pré-escolar as crianças necessitam mais de cuidados do que de educação.

Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.

No modelo de decodificação, o ato de leitura

  • A.

    depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.

  • B.

    é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.

  • C.

    pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.

  • D.

    tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.

  • E.

    só tem sentido se for realizado em voz alta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...