Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos anos 90, a luta pela afirmação da cidadania de alguns grupos organizados, deu origem a formas alternativas de educação. O papel da Orientação Educacional face às formas alternativas de educação baseia-se em pontos significativos, que são:
I - o Orientador Educacional é um profissional que deve estar engajado com o contexto onde sua prática se efetiva.
II - a Orientação Educacional exerce uma função básica de relação de ajuda que deve ocorrer onde e quando se desenvolve a educação.
III - o Orientador Educacional deve colocar-se a serviço das formas alternativas de educação, engajando-se em projetos de erradicação do analfabetismo e educação popular.
IV - a Orientação Educacional deve promover os meios disponíveis para que ocorram diferentes manifestações, traduzidas nas formas alternativas de educação.
V - a Orientação Educacional deve estar atenta às questões das relações pedagógicas, procurando compreender as aspirações coletivas subjacentes às formas alternativas de educação.
As afirmativas corretas são:
I, II, III e IV;
I, II, III e V;
I, III, IV e V;
II, III, IV e V;
I, II, IV e V.
Em artigo da Associação Brasileira de Recursos Humanos, escrito por Nádia Bonan, lemos que:
"Estamos na era da globalização da economia, com avanços tecnológicos que facilitam a comunicação e mudam a gestão e o perfil do emprego, mudando também, em decorrência disso, a atitude que o Orientador Educacional deverá ter frente ao seu orientando, no sentido de não apenas auxiliá-lo a identificar suas áreas de aptidão como também orientá-lo em seu ingresso no cenário profissional, mostrando a nova realidade que irá enfrentar".
A realidade que observamos no cotidiano das nossas escolas aponta para uma dificuldade anterior à que foi apontada no artigo que é a escolha da profissão influenciada por �fatores ocultos�. Dulce Whitaker (2000) descreve uma relação com 5 (cinco) desses fatores. Dos pares abaixo, o único que NÃO está contido na relação apontada pela autora é:
Visão Romântica da Profissão / Ilusões do Mercado de Trabalho
Frustrações Profissionais dos Pais / Tendências do Nosso Tempo
Erros de Avaliação / Visão Romântica da Profissão
Ilusões do Mercado de Trabalho / Frustrações Profissionais dos Pais
Influência do Grupo de Amigos / Expectativa de Altos Salários
A relação entre educação, escola e trabalho não foi sempre a mesma ao longo da história. Com base nesta afirmação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
I - Antigüidade
II - Idade Média
III - Época Moderna
IV- Nos Dias Atuais
( ) A educação coincide com o processo de trabalho, até que surge uma educação diferenciada, para atender a uma classe social que não precisa trabalhar para viver.
( ) Chega ao extremo o processo de constituição da escola, como forma principal e generalizada de educação, pois as qualificações intelectuais específicas tendem a desaparecer, trazendo em contrapartida a elevação do patamar de qualificação geral.
( ) A escola está ligada ao processo de urbanização e industrialização, como agência educativa ligada às necessidades de hábitos civilizados. A isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação do cidadão.
( ) A grande maioria da educação se educa pelo trabalho, no processo de produzir a própria existência e de seus senhores. Nesse contexto, a forma escolar da educação é uma forma secundária que se contrapõe, como não-trabalho, à forma de educação dominante, determinada pelo trabalho.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
I - II - III - IV;
II - III - I - IV;
III - IV - I - II;
I - IV - III - II;
IV - III - II - I.
No início de sua caminhada na escola brasileira, o Orientador deveria se preparar para resolver, satisfatoriamente, os problemas com que o adolescente se defronta, que iam de problemas de saúde e desenvolvimento físico, a problemas de sexo, sociais e econômicos. Observe, agora, as afirmações sobre a identidade do Orientador Educacional:
I - O Orientador Educacional é uma aparição do amor e da verdade.
II - O coração universal do Orientador Educacional deve poder alojar, no seu carinho, cada um, segundo a necessidade do momento.
III - O Orientador Educacional deve se reconhecer e estudar teoricamente, participar das lutas sindicais, das lutas dos grupos e da luta políticopartidária.
IV - O Orientador Educacional deve ser uma figura neutra para guiar os jovens em sua formação cívica, moral e religiosa.
Estão coerentes com aquele momento inicial da Orientação Educacional, as afirmativas:
I, II e III;
I, II e IV;
II e III;
I, III e IV;
III e IV.
Observe um trecho do poema O Adolescente, de Mário Quintana, e a tira Gente Como a Gente, de Mark Cullum:
"Adolescente, olha!
A vida é nova... A vida é nova e anda nua
-vestida apenas com o teu desejo!"
Uma das expectativas percebidas em algumas escolas é a de que o Orientador Educacional atue como mediador das relações entre o aluno adolescente e sua família. Ao fazê-lo, o orientador deverá considerar que:
I - O grupo familiar constitui o grupo de participação e de referência fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência.
II- Ttrazer os pais à escola constitui uma das atividades do Orientador. Ele faz com que eles participem do projeto dela de diferentes formas, desde o planejamento do projeto pedagógico até as decisões que a escola deve tomar.
III - Há um despreparo no nível emocional e de conhecimento objetivo dos pais sobre o desenvolvimento social, psicológico e intelectual do adolescente, cabendo ao Orientador informá-los a esse respeito.
IV - Cabe à escola, nos dias de conflito, característicos da pós-modernidade, o papel de orientar não só o aluno, mas também sua família, já que os serviços particulares de apoio familiar têm preço elevado e os serviços públicos não atendem a toda demanda dessa área.
Estão corretas as afirmativas:
I e III;
I e IV;
I e IV;
II e III;
III e IV.
A Lei 9394 / 96 não traz a obrigatoriedade do orientador nas escolas. Assim, o que justifica a permanência da formação e atuação desse profissional no espaço educativo é:
a necessidade de ajudar os alunos a resolverem seus problemas pessoais;
o atendimento às famílias, para compreender as dificuldades do aluno;
a participação nos conselhos de classe, procurando intervir no processo de avaliação;
a atenção ao trabalho coletivo da escola, através de uma atuação interdisciplinar;
a contribuição que ele pode trazer na solução dos problemas disciplinares do aluno.
O significado de "Orientação Educacional" vai sendo construído ao longo do tempo, procurando responder às demandas de cada contexto histórico. Pensar em Orientação Educacional hoje implica considerar as dimensões descritas abaixo, que foram se estabelecendo nesse processo histórico:
I - aquela determinada pela legislação que aborda a Orientação Educacional;
II - a que resultou da prática da própria Orientação, a partir da realidade e das expectativas da comunidade escolar;
III - a que foi sendo construída pelos orientadores, que a legitimam em termos de uma prática pedagógica.
Essas três dimensões são chamadas, respectivamente:
legalista, funcionalista e realista;
legalista, estruturalista e institucional;
institucional, funcionalista e estruturalista;
funcionalista, legalista e realista;
realista, estruturalista e institucional.
Observe a figura abaixo:
"A Orientação Educacional estará junto na construção de uma escola de qualidade, em que a cidadania deve ser vivida no dia-a-dia, através das diferentes abordagens e experiências".
(GRINSPUN, 2002)
Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando as práticas de "vivência da cidadania" propostas pela autora:
( ) Discussão dos processos de aprendizagem, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações dos alunos.
( ) Priorização da aprovação e promoção do aluno como um meio de superação das suas dificuldades de origem e ascensão social.
( ) Atendimento individual visando à integração da personalidade e à adaptação integral do sujeito ao contexto social.
( ) Reflexão sobre preconceitos, estereótipos e marginalizações que ocorrem dentro e fora da escola
( ) Análise de situações vivenciais, à luz das diferentes dimensões e abordagens pelas quais os valores são reconhecidos dentro e fora da escola.
O preenchimento correto, de cima para baixo, é:
V V V F F;
F F V V V;
F V F V V;
V F V F V;
V F F V V.
"As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior desta superação".
(Miriam Grinspun)
Nem sempre o papel da Orientação Educacional diante do fracasso escolar foi visto nos termos da frase acima. Considerando a trajetória da análise do fracasso escolar, numere a seqüência de baixo de acordo com a de cima:
I - fracasso centrado nas diferenças individuais
II - fracasso como deficiência cultural
III - fracasso como resultado das diferenças culturais
IV - fracasso como produto das questões intraescolares
( ) Trabalho com as relações interpessoais dentro da escola, assessorando o professor em sua prática.
( ) Atendimento às diferenças individuais e ajustamento dos alunos à escola e à sociedade.
( ) Complementação e superação das deficiências, trabalhando as carências apresentadas.
( ) Compreensão da diversidade de culturas existentes na escola. A ordem correta, de cima para baixo, é:
A ordem correta, de cima para baixo, é:
II, I, IV, III;
I, III, II, IV;
IV, I, II, III;
IV, III, II, I;
III, II, I, IV.
Observe a tira e a canção abaixo:
Estamos a par das novas contribuições teóricas, o Orientador Educacional escolheria as frases:
I, II e III;
II, III e IV;
I, II e IV;
I, III e IV;
I e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...