Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Romeu Kazumi Sassaki enumera problemas para as pessoas portadoras de necessidades especiais, causadas pela sociedade. Assinale a alternativa que não está entre esses problemas:

  • A.

    Ambientes restritivos.

  • B.

    A quase total desinformação sobre necessidades especiais e sobre direitos das pessoas que tem essas necessidades.

  • C.

    Política deliberada de impedir projetos de lei em favor do deficiente para não atrapalhar a tramitação de legislação referente ao não portador de deficiência.

  • D.

    Os pré-requisitos da sociedade, atingíveis apenas pela maioria aparentemente homogênea.

Uma perspectiva assistencialista de atendimento na Educação Infantil tem sido criticada, principalmente, porque

  • A.

    configura-se como uma proposta aparentemente sem intenções educacionais, destinada às classes populares e à manutenção de sua situação de submissão.

  • B.

    preocupa-se restritamente com aspectos voltados para o cuidado físico e com a segurança da criança.

  • C.

    há uma ausência de preocupação pedagógica, principalmente com a alfabetização e o letramento das crianças.

  • D.

    as instituições eram vinculadas à assistência social e não à educação, tal como, atualmente, está garantido na LDB (Lei nº 9.394/96).

  • E.

    os professores não tinham formação prévia em nível superior, nem garantia de formação continuada.

Uma definição possível de inclusão social é:

  • A.

    Processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir sus papéis na sociedade.

  • B.

    Política promovida por governo e ONGs com o intuito de adaptar o cidadão de baixa renda na sociedade, contribuindo para a reaquisição de seu amor-próprio e em muitos casos da alegria de viver em uma sociedade sem questioná-la e sim lutar para fazer parte dela em sua plenitude.

  • C.

    Política educacional que visa a promoção de meios para a ascensão social das classes laboriosas e concomitantemente a conscientização dos já inclusos de sua co-responsabilidade nas mazelas sociais de um país.

  • D.

    Processo de conscientização dos excluídos a fim de sua organização em grupos civis de pressão para que garantam o acesso imediato aos direitos que historicamente lhe são negados bem como a desapropriação dos meios de produção suficientes para garantir sua sobrevivência.

Por função simbólica entende-se

  • A.

    a habilidade matemática de lidar com símbolos.

  • B.

    o jogo de faz-de-conta.

  • C.

    a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha.

  • D.

    a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência.

  • E.

    a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra.

A lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo:

  • A.

    Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.

  • B.

    Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.

  • C.

    Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.

  • D.

    Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.

Tendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve:

  • A.

    partir do que as crianças já conhecem e planejar ações que as possibilitem, com o seu apoio ou de outras crianças, realizar novas atividades propostas.

  • B.

    avaliar o que falta nas capacidades cognitivas de suas crianças para poder propor atividades que desenvolvam essas capacidades.

  • C.

    planejar situações para que espontaneamente as crianças desenvolvam suas habilidades.

  • D.

    identificar o potencial que suas crianças trazem e estimulá-los, não ultrapassando seus limites.

  • E.

    estruturar situações na rotina para que com a repetição regular destas as crianças memorizem e aprendam os conteúdos propostos.

Podemos afirmar que uma pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com as aptidões individuais. Nesta perspectiva qual tendência pedagógica, abaixo, que NÃO se concatena com os pressupostos da pedagogia liberal?

  • A.

    Tendência pedagógica histórico-crítica.

  • B.

    Tendência pedagógica tradicional.

  • C.

    Tendência pedagógica não diretiva.

  • D.

    Tendência pedagógica tecnicista.

Assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino religioso no ensino fundamental:

  • A.

    Sua matrícula é facultativa.

  • B.

    Constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas.

  • C.

    Deve ser assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

  • D.

    Como é parte integrante da formação básica do cidadão deve ser garantido a prática do proselitismo em sala de aula.

Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:

  • A.

    são válidas, pois seu caráter de repetição contribui com o aprendizado da criança, já que, por si só, condiciona hábitos e condutas, importantes para o comportamento social.

  • B.

    são situações rotineiras em que adulto e crianças realizam atividades conjuntamente que podem constituir um adequado contexto para o aprendizado, dentre outros aspectos, da linguagem e da formação de hábitos.

  • C.

    este é um problema por que passam os professores nas instituições de educação infantil, pois essas situações de cuidado têm que ser realizadas, tendo em vista a idade das crianças, e acabam levando a situações não pedagógicas.

  • D.

    não são válidas, pois a repetição não contribui com o aprendizado da criança, já que após as primeiras vezes não representa mais novidades.

  • E.

    o professor não deve repetir situações com as crianças, sob o risco de sua atuação ficar monótona e acabar levando à bagunça, principalmente na hora das refeições.

A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:

  • A.

    realização semanal do planejamento escolar.

  • B.

    identificação da problemática educacional.

  • C.

    proposta pedagógica escolar.

  • D.

    semana da alfabetização no Brasil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...