Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Romeu Kazumi Sassaki enumera problemas para as pessoas portadoras de necessidades especiais, causadas pela sociedade. Assinale a alternativa que não está entre esses problemas:
Ambientes restritivos.
A quase total desinformação sobre necessidades especiais e sobre direitos das pessoas que tem essas necessidades.
Política deliberada de impedir projetos de lei em favor do deficiente para não atrapalhar a tramitação de legislação referente ao não portador de deficiência.
Os pré-requisitos da sociedade, atingíveis apenas pela maioria aparentemente homogênea.
Uma perspectiva assistencialista de atendimento na Educação Infantil tem sido criticada, principalmente, porque
configura-se como uma proposta aparentemente sem intenções educacionais, destinada às classes populares e à manutenção de sua situação de submissão.
preocupa-se restritamente com aspectos voltados para o cuidado físico e com a segurança da criança.
há uma ausência de preocupação pedagógica, principalmente com a alfabetização e o letramento das crianças.
as instituições eram vinculadas à assistência social e não à educação, tal como, atualmente, está garantido na LDB (Lei nº 9.394/96).
os professores não tinham formação prévia em nível superior, nem garantia de formação continuada.
Uma definição possível de inclusão social é:
Processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir sus papéis na sociedade.
Política promovida por governo e ONGs com o intuito de adaptar o cidadão de baixa renda na sociedade, contribuindo para a reaquisição de seu amor-próprio e em muitos casos da alegria de viver em uma sociedade sem questioná-la e sim lutar para fazer parte dela em sua plenitude.
Política educacional que visa a promoção de meios para a ascensão social das classes laboriosas e concomitantemente a conscientização dos já inclusos de sua co-responsabilidade nas mazelas sociais de um país.
Processo de conscientização dos excluídos a fim de sua organização em grupos civis de pressão para que garantam o acesso imediato aos direitos que historicamente lhe são negados bem como a desapropriação dos meios de produção suficientes para garantir sua sobrevivência.
Por função simbólica entende-se
a habilidade matemática de lidar com símbolos.
o jogo de faz-de-conta.
a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha.
a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência.
a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra.
A lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo:
Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
Tendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve:
partir do que as crianças já conhecem e planejar ações que as possibilitem, com o seu apoio ou de outras crianças, realizar novas atividades propostas.
avaliar o que falta nas capacidades cognitivas de suas crianças para poder propor atividades que desenvolvam essas capacidades.
planejar situações para que espontaneamente as crianças desenvolvam suas habilidades.
identificar o potencial que suas crianças trazem e estimulá-los, não ultrapassando seus limites.
estruturar situações na rotina para que com a repetição regular destas as crianças memorizem e aprendam os conteúdos propostos.
Podemos afirmar que uma pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com as aptidões individuais. Nesta perspectiva qual tendência pedagógica, abaixo, que NÃO se concatena com os pressupostos da pedagogia liberal?
Tendência pedagógica histórico-crítica.
Tendência pedagógica tradicional.
Tendência pedagógica não diretiva.
Tendência pedagógica tecnicista.
Assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino religioso no ensino fundamental:
Sua matrícula é facultativa.
Constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas.
Deve ser assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.
Como é parte integrante da formação básica do cidadão deve ser garantido a prática do proselitismo em sala de aula.
Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:
são válidas, pois seu caráter de repetição contribui com o aprendizado da criança, já que, por si só, condiciona hábitos e condutas, importantes para o comportamento social.
são situações rotineiras em que adulto e crianças realizam atividades conjuntamente que podem constituir um adequado contexto para o aprendizado, dentre outros aspectos, da linguagem e da formação de hábitos.
este é um problema por que passam os professores nas instituições de educação infantil, pois essas situações de cuidado têm que ser realizadas, tendo em vista a idade das crianças, e acabam levando a situações não pedagógicas.
não são válidas, pois a repetição não contribui com o aprendizado da criança, já que após as primeiras vezes não representa mais novidades.
o professor não deve repetir situações com as crianças, sob o risco de sua atuação ficar monótona e acabar levando à bagunça, principalmente na hora das refeições.
A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:
realização semanal do planejamento escolar.
identificação da problemática educacional.
proposta pedagógica escolar.
semana da alfabetização no Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...