Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao se observarem duas crianças da 6ª série de uma mesma escola, conversando na saída do turno, uma delas oriunda do Morro do Cavalão, e a outra do bairro de Icaraí, destacaram-se peculiaridades próprias da linguagem de cada uma. Na visão Sociolingüística, esses modos diferentes de falar revelam que:

  • A.

    as crianças reproduzem a língua ou dialeto do grupo social em que vivem;

  • B.

    a fala da criança de Icaraí é correta, pois é falante do dialeto de prestígio;

  • C.

    a fala da criança da favela é errada, pois fala um dialeto estigmatizado pela sociedade;

  • D.

    ambas falas são erradas, pois ainda não dominam o código lingüístico padrão;

  • E.

    a escola é incompetente para ensinar uma única forma correta de falar.

A escola pública, ao ser chamada a atender demandas da sociedade capitalista que, até então, eram-lhe estranhas, foi assaltada pelas mais díspares motivações, provenientes tanto do Estado como da família. As novas funções sociais da escola emergiram e contribuíram para relegar a finalidade maior da instituição a um segundo plano. Podemos citar algumas das funções da escola pública contemporânea:

  • A.

    Especialização profissional e jornada de trabalho infantil.

  • B.

    Liberação da mulher e aperfeiçoamento da educação doméstica.

  • C.

    Liberação da mulher para o trabalho, com a escola servindo como refeitório para sua clientela e prolongamento do tempo de escolarização.

  • D.

    Radicalização do conhecimento e especialização profissional.

"Algumas vezes se abandona a escala de 6 a 10 ou de A a E ou deixa-se de utilizar conceitos como "ótimo", "bom" ou "regular" onde o contexto escolar adquire um certo grau de liberdade, mas os processos pedagógicos continuam vinculados a um produto previamente determinado".

O texto acima de Maria Teresa Esteban faz referência às muitas das propostas atuais de avaliação que mantêm o estabelecimento de parâmetros com os quais as respostas dos alunos devem ser comparados

  • A.

    para se desenvolver uma avaliação emancipatória.

  • B.

    e não rompem com a prática de avaliação classificatória.

  • C.

    visando a realização de uma avaliação diagnóstica.

  • D.

    visando uma aprendizagem significativa, a partir do erro construtivo.

  • E.

    e organizadas de forma a oferecer a idéia exata do rendimento dos alunos.

Segundo Vasconcellos (2000), o Plano Político Pedagógico é o plano global da escola que:

  • A.

    Define apenas as políticas internas da escola.

  • B.

    Fica tão somente no nível filosófico.

  • C.

    Define apenas o marco referencial da escola.

  • D.

    Define o tipo de ação educativa que se quer realizar.

Segundo Luiz Antônio Cunha, o dualismo do sistema de educação brasileiro vem sendo considerado um obstáculo ao seu desenvolvimento porque

  • A.

    esta questão não tem sido reconhecida como objetivo de políticas educacionais.

  • B.

    inexiste a preocupação dos governantes em relação à resolução deste problema.

  • C.

    persiste a resistência daqueles que se beneficiam do sistema vigente, até hoje.

  • D.

    as políticas educacionais não se propõem a organizar a gestão democrática nas escolas.

  • E.

    inexistem projetos educacionais que tenham como objetivo o acesso da população à escola pública.

A escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classe, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidade não leva em conta a desigualdade de condições.

A educação e a escola a que se refere o texto acima representam concepções e tendências da Educação no Brasil da pedagogia

  • a.

    liberal.

  • b.

    construtivista.

  • c.

    progressista libertária.

  • d.

    progressista libertadora.

  • e.

    crítico-social dos conteúdos.

O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que se tem aí o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática da avaliação. Contudo, muitas vezes, este espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, podemos afirmar que o Conselho de Classe deve ser:

  • A.

    um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores) a prática educativa como um todo e como processo;

  • B.

    um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar;

  • C.

    o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registre em ata;

  • D.

    o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados posteriormente para uma conversa com a supervisão;

  • E.

    um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção da escola para resolver problemas do grupo.

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação pode estar a serviço de duas diferentes lógicas: a primeira, que cria hierarquias, estigmatizando a ignorância de alguns enquanto celebra a excelência de outros; e a segunda, que se torna um instrumento de regulação contínua das intervenções e situações didáticas. Ao final da correção das provas de português de uma turma de 8ª série do ensino fundamental, o professor verificou que apenas dois alunos haviam atingido a média seis; os demais tinham ficado abaixo dela. O professor ficou muito incomodado e procurou a supervisão educacional para juntos decidirem o que poderia ser feito. Das decisões abaixo, estão de acordo com a segunda destas lógicas:

  • A.

    chamar todos os pais dos alunos para solicitar providências quanto à necessidade de estudar;

  • B.

    anular a prova e, em seguida, aplicar outra mais fácil, favorecendo o alcance da média por um grupo maior;

  • C.

    aplicar um trabalho, em grupo, para ajudar na nota, favorecendo uma média mais elevada;

  • D.

    rever o conteúdo trabalhado, buscando estratégias diferenciadas para uma melhor aprendizagem;

  • E.

    encaminhar os alunos com baixo rendimento para a orientação educacional, a fim de que sejam conduzidos para um serviço especializado.

"A função mais escusa e mais específica do sistema de ensino consiste em esconder a sua função objetiva, isto é, mascarar a verdade objetiva da sua relação com a estrutura das relações de classe".

Do ponto de vista sociológico, a imagem e a citação anteriores revelam a seguinte abordagem das relações entre escola e sociedade:

  • A.

    Tradicionalismo de Snyders;

  • B.

    Tecnicismo de Skinner;

  • C.

    Positivismo de Comte;

  • D.

    Funcionalismo de Durkheim;

  • E.

    Reprodutivismo de Bourdieu-Passeron.

O "percurso" de elaboração do projeto políticopedagógico de uma escola passa pelas etapas abaixo. Numere os parênteses de acordo com a ordem seqüencial em que as etapas devem ser executadas:

•estabelecer a linha geral do projeto, definindo aquilo que se quer atingir; ( )

•escolher e preparar as ações que permitirão atingir o que se deseja; ( )

•analisar a realidade da escola e apontar suas necessidades; ( )

•montar o processo de acompanhamento e avaliação do projeto. ( )

A ordem dos números colocada dentro dos parênteses, de cima para baixo, deve ser:

  • A.

    1 - 2 - 3 - 4;

  • B.

    1 - 3 - 2 - 4;

  • C.

    2 - 1 - 4 - 3;

  • D.

    2 - 3 - 1 - 4;

  • E.

    3 - 4 - 1 - 2.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...