Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à organização da educação nacional, a LDB − Lei no 9.394/96, dispõe no Título IV sobre as responsabilidades a serem compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Assim, de acordo com o artigo 11 − "oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e com prioridade, o ensino fundamental " compete a esfera
municipal.
estadual.
federal.
particular.
estadual e federal.
II, III e V.
I, IV e V.
III< IV e V.
I, II e IV.
São características da Escola Nova:
as experiências e o conhecimento técnico acumulado.
a centralidade no professor, que deve saber conduzir a aprendizagem.
o processo de aquisição do conhecimento através da repetição.
a centralidade no aluno e a valorização da atividade.
os trabalhos manuais e a memorização.
Com relação às teorias sócio-interacionistas é correto dizer que:
Basta que a criança possa observar o meio para que o seu desenvolvimento se dê de forma integral.
Através do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como através de interação com outras crianças e adultos, as crianças vão desenvolvendo a capacidade afetiva,a sensibilidade e a auto-estima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem.
Concebem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, sem perder de vista o fato de que as crianças são passivas, meras receptoras das informações.
A articulação entre os diferentes níveis de desenvolvimento - motor, afetivo e cognitivo - dá-se de forma isolada, jamais de forma simultânea ou integrada.
Um dos temas centrais das investigações realizadas por Vygotsky é:
estrutura e conhecimento.
inteligência e emoção.
pensamento e linguagem.
competências e habilidades.
inteligência e habilidades.
F,F, V,V,V.
V,F, F, F, F.
V, V, F, V, F.
V, V, F, V, V.
Reconhecemos que a valorização da profissão do magistério deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Nessa perspectiva, Aranha (1996:152) destaca três aspectos importantes na formação do educador: qualificação, formação pedagógica e formação ética e política. O que caracteriza essa formação ética e política é
o domínio de conhecimentos científicos.
a capacidade de educar a partir de valores para um mundo melhor.
o domínio de conhecimentos específicos.
a competência técnica.
a experiência docente.
Uma parte importante do trabalho do professor de Educação Infantil recai na tomada de decisões que fazem parte do plano de sua atuação. Sobre esta rotina da Educação Infantil é correto afrimar que:
Supõe, essencialmente, a reflexão sobre o que se pretende, sobre o como se faz e o como se avalia: uma reflexão que permita fundamentar as decisões que são tomadas e que estas sejam observadas pela coerência e pela continuidade.
É um documento que se faz para estar à disposição de alguém que o peça.
Na realidade, tem uma conotação extremamente burocrática, não tendo papel no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois, além de ser muio rígido, não corresponde à realidade da Educação Infantil.
É uma rotina fundamentalmente técnica e,uma vez o planejamento elaborado, é preciso que seja seguido passo a passo como uma receita de cozinha, sem poder ser alterado.
Quando falamos de Projeto Pedagógico da Escola, estamos nos referindo ao
documento maior que norteia toda a vida escolar.
planejamento pedagógico da equipe técnica.
plano de trabalho da Secretaria de Educação.
plano de trabalho do diretor da escola.
plano Curricular.
Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. O planejamento educacional, segundo Gandin (1999), é de maior complexidade, justamente por estar em pauta a fromação do ser humano. Podemos descrever o planejamento em três partes. São elas:
Pesquisa, comunicação e avalaiação.
Execução, análise e síntese.
Elaboração, execução e avaliação.
Avaliação, pesquisa e resgate documental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...