Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Quanto aos projetos integrados de experiência curricular, na forma como apresentados por Jurjo Santomé, pode-se afirmar que:

  • A.

    a definição das etapas de execução deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, à medida que a maior clareza sobre o projeto viabiliza seu aproveitamento pedagógico pelos professores

  • B.

    a definição das disciplinas que se encarregarão da execução do projeto deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, a fim de assegurar a superação de dificuldades específicas de aprendizagem

  • C.

    a definição dos objetivos educacionais deve anteceder a delimitação das atividades a serem realizadas no projeto, ainda que sob o custo de diferentes professores optarem por desenvolver atividades isoladas

  • D.

    a definição das atividades comuns a serem realizadas deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, a fim de que os professores das diversas disciplinas possam estabelecer seu nível de cooperação

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

A opção que não caracteriza a motivação didática da professora no tratamento do conteúdo do ensino é:

  • A. "Ao aceitar que a escolaridade vai além da transmissão de conhecimentos, a justificativa do currículo não pode ficar em critérios de representatividade do selecionado quanto à cultura acadêmica, mas apoiar-se noutros de caráter social e moral."
  • B.

    "O currículo, como resumo do conteúdo da socialização, dá ao clássico sentido da cultura escolar um significado de tipo antropológico, em que cultura se interpreta como a forma de pensar, sentir, fazer, atuar e se expressar de um grupo social."

  • C.

    "Muitos conteúdos, não estritamente acadêmicos, não correspondem a nenhuma especialização curricular ou disciplina, enquanto que outros estão relacionados com todas (...) A experiência de aprendizagem em si torna-se conteúdo curricular..."

  • D.

    "Um elemento essencial da transformação da escola foi a profissionalização do conhecimento social. Partes crescentes da vida pública e da vida privada tendem a ser definidas pela produção tecnológica e pelas organizações funcionais."

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Considerando a situação relatada a seguir responda às questões de números 07 e 08.

Fala de uma professora em reunião da equipe de professores da sexta série:

"Fiquei encantada quando o Délcio brigou comigo, afirmando que os morcegos são os ratos que ficam velhos. Eu nunca havia ouvido alguém dizer isso antes. E não era só ele, não. Quase todos os alunos da turma acreditavam na mesma coisa. Aproveitei para conversar com todas as turmas de sexta série sobre as modalidades de conhecimento, porque percebi que isso tinha tudo a ver com aquela oportunidade."

A posição assumida pela professora demonstra que esta privilegia:

  • A.

    o pensamento interdisciplinar

  • B.

    o conteúdo programático

  • C.

    a identidade cultural

  • D.

    a verdade científica

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Fala de um professor em reunião do Conselho de Classe:

"Eu não admito críticas quanto à minha avaliação. Tenho de zelar pela vida escolar desse aluno e acho que todos devem seguir o mesmo exemplo. Como eu posso formar um aluno que não traz os conteúdos das séries anteriores? E no final do ano: como vou poder aprová-lo para a série seguinte, se mal conseguiu aprender o conteúdo básico do ano anterior?"

A posição assumida com relação ao sentido atribuído à avaliação sustenta-se no:

  • A.

    plano de ensino do professor

  • B.

    projeto curricular da disciplina

  • C.

    projeto curricular da escola

  • D.

    projeto-político pedagógico da escola

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

Considere as seguintes colocações de Stuart Hall, sobre a construção das culturas nacionais:

I- "Em primeiro lugar, há a narrativa da nação, tal como é conhecida e recontada nas histórias e nas literaturas nacionais, na mídia e na cultura popular. Estas fornecem uma série de histórias, imagens, panoramas, cenários, eventos históricos, símbolos e rituais nacionais que simbolizam ou representam as experiências partilhadas, as perdas, os triunfos e os desastres que dão sentido à nação."

II- "Em segundo lugar, há a ênfase nas origens, na continuidade, na tradição e na intemporalidade. A identidade nacional é representada como primordial - `está lá na natureza das coisas´, algumas vezes adormecida, mas sempre pronta para ser `acordada´ de sua `longa, persistente e misteriosa sonolência´, para reassumir sua inquebrantável existência."

III- "Uma terceira estratégia discursiva é constituída por aquilo que Hobsbowm e Ranger chamam de invenção da tradição: `Tradições que parecem ou alegam ser antigas são muitas vezes de origem bastante recente e algumas vezes inventadas´... Tradição inventada significa um conjunto de práticas..., de natureza ritual ou simbólica, que buscam inculcar certos valores e normas de comportamento... implica continuidade com um passado histórico adequado."

IV- "Um quarto exemplo de narrativa da cultura nacional é a do mito fundacional: uma estória que localiza a origem da nação, do povo e de seu caráter nacional num passado tão distante que eles se perdem nas brumas do tempo, não tempo `real´, mas de um tempo `mítico´."

V- "A identidade nacional é também muitas vezes simbolicamente baseada na idéia de um povo ou folk puro, original. Mas, nas realidades do desenvolvimento nacional, é raramente esse povo (folk) primordial que persiste ou que exercita o poder."

<p align=justi

  • A.

    I e IV

  • B.

    I e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    IV e V

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

"Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe."

Na descrição do potencial atribuído ao personagem Pedro Bala, o termo "ativo" refere-se, respectivamente, aos seguintes aspectos do desenvolvimento humano:

  • A.

    intelectual, psico-motor e psico-social

  • B.

    psico-social, intelectual e psico-motor

  • C.

    intelectual, psico-social e psico-motor

  • D.

    psico-social, psico-motor e intelectual

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

No que diz respeito ao processo de escolarização dos sujeitos descritos no Texto 1, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor declara que os currículos do Ensino Fundamental deverão:

  • A.

    oferecer ensino religioso obrigatório e ecumênico como parte da formação básica do cidadão, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

  • B.

    promover a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

  • C.

    alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga-horária das disciplinas e as condições materiais do estabelecimento de ensino.

  • D.

    controlar a freqüência, conforme o disposto em seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento.

Hoje o trabalho em creches e pré-escolas conta com uma aprovação social infinitamente maior do que há alguns anos. Nesse momento, os debates apontam para a necessidade de que as creches promovam um tipo de trabalho que:

  • A.

    seja, essencialmente, de estimulação para o desenvolvimento de habilidades, desde o berçário;

  • B.

    tenha como meta central a educação, os aspectos cognitivos e intelectuais;

  • C.

    priorize, finalmente, o cuidar: é importante a conscientização de que zelar pelo conforto e bemestar da criança através dos cuidados corporais e alimentares, bem como cuidar de seu desenvolvimento emocional é o grande ganho para a prática;

  • D.

    valorize e incorpore, de modo integrado, as funções de educar e de cuidar;

  • E.

    seja eficaz em relação aos aspectos ligados à prevenção de doença.

Quando se considera o fator prevenção na cozinha e na alimentação de uma creche, leva-se em conta que:

  • A.

    as crianças devem ser distraídas enquanto comem, como forma de evitar o desperdício de alimentos;

  • B.

    as refeições devem ser dadas na própria sala de aula, pois assim as crianças ficam menos ansiosas e correm menos riscos de engasgos;

  • C.

    os alimentos não devem ser estocados junto a material de limpeza ou tóxico porque é extremamente perigoso;

  • D.

    cozinheiros e auxiliares de cozinha são os únicos funcionários que não precisam de treinamento específico para o trabalho, já que recebem orientações da nutricionista;

  • E.

    a autonomia da criança recebe um grande reforço a partir dos três anos quando já podem ser treinadas a comerem sozinhas.

Falar de educação infantil de qualidade, hoje, é falar de:

  • A.

    prevenção;

  • B.

    criação coletiva;

  • C.

    prática pedagógica;

  • D.

    direito da criança;

  • E.

    diversidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...