Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A busca e a opção pela criação coletiva de crianças em instituições de educação infantil, desde o berçário, vêm aumentando muito nos últimos 20 anos, não só junto à população de baixa renda como também junto às camadas mais favorecidas. Essa tendência ocorre por vários fatores. Dois deles são:
a formação de crianças mais inteligentes e sociáveis por essas instituições;
o desenvolvimento de políticas públicas e a construção de novos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e sobre educação infantil;
a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases / 96 e do Estatuto da Criança e do Adolescente / 99;
a ampliação de benefícios trabalhistas como o auxílio creche e a formação de crianças mais sociáveis;
a promulgação da nova Constituição / 88 e o apoio de especialistas que defendem que a educação e cuidados com a criança pequena devem ser compartilhados entre família e instituições de educação infantil.
De acordo com a abordagem interacionista, um dos aspectos que devem ser levados em conta pelo educador e que contribui para o sucesso de novas aprendizagens é:
a troca vivida entre crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se;
a sua responsabilidade em organizar uma aula atraente (usando recursos diversos) e ensinar o conteúdo da matéria, promovendo assim, a aprendizagem de seu aluno;
o entendimento da educação como tecnologia;
a convicção de que, em respeito aos diversos processos e às diferenças individuais dos alunos, o professor deve interferir o menos possível com questionamentos ou sugestões durante o processo de ensino / aprendizagem;
o seu papel como colaborador, na tentativa de aprimorar condições que constituem a criança e a determinam já desde o nascimento: "Pau que nasce torto, morre torto".
Nenhum aluno deveria precisar ser aprovado em um teste ou esperar resultados de pesquisa favoráveis para viver e apreender como membro regular da vida escolar e comunitária. O ensino inclusivo faz sentido e é um direto básico; não é algo que alguém tenha que conquistar. Podemos então afirmar que:
Quando as escolas incluem todos os alunos a igualdade se torna excludente, o que resulta em mais conflito social e em uma competição desumana.
Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é respeitada e promovida como um valor na sociedade, com os resultados visíveis da paz social e da cooperação.
Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade não é respeitada.
Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é promovida na sociedade onde os direitos não são iguais, contribuindo assim para a segregação social.
Muito se tem discutido sobre a rotina no cotidiano das instituições de educação infantil. Sobre ela podese dizer que:
quanto mais rígidos os horários previamente estabelecidos pela direção, mais sucesso teremos na realização dos objetivos desejados com a criança;
a organização do tempo de forma rígida é fator de pressão e desgaste para adultos e crianças, que precisam de uma rotina livre de horários marcados e atividades pré-estabelecidas;
pais e filhos precisam adaptar-se à rotina estabelecida na instituição sob o preço de termos que ser uma instituição diferente para cada família; portanto, assim como nos hospitais pacientes se submetem à rotina, nas instituições de educação infantil também deve ser assim;
é um instrumento que dinamiza a aprendizagem e é grande facilitadora do desenvolvimento e das percepções da criança sobre o tempo e o espaço; a rotina é fonte de segurança para a criança, orientando não só suas ações como também as do educador;
é sinônimo de monotonia; a palavra-chave para a organização do tempo nas instituições é criatividade, já que o planejamento é um instrumento pouco eficaz para o trabalho com crianças pequenas.
Um pai de aluno, sentindo-se injustiçado pelo Professor de seu filho, por abuso de poder, uma vez que o mesmo pediu que o aluno se retirasse da aula, pois ele havia se recusado a tirar o boné da cabeça, resolveu protocolar sua reclamação, junto à Direção Escolar, para garantir a apreciação do caso pelo Conselho da Escola, pelo Diretor da Escola e pela Divisão Regional de Ensino. O Diretor e o Secretário da Escola não aceitaram sua petição, alegando que ali não era o local adequado para esta reclamação.
O Diretor e o Secretário tiveram a atitude
correta, pois senão o seu documento não seria analisado pelas instâncias de direito, se indevidamente encaminhado.
correta, pois a escola não tem a obrigação de protocolar todos os papéis que lhe são encaminhados.
incorreta, pois em nenhuma hipótese, a Escola pode se recusar a protocolar uma petição, sob pena de responsabilidade do agente público.
incorreta, porque como o Conselho da Escola não tem sede fixa, é na secretaria da escola que isto deve ser feito.
correta, pois só a Diretoria Regional de Ensino recebe, diretamente, petições a ela dirigidas.
A nova L.D.B., promulgada em dezembro de 1996, estipula que os profissionais que atuam diretamente junto a crianças de 0 a 6 anos devem ser professores (modalidade normal médio) e/ou ter formação superior. Além dessas formações, é consenso que os educadores devem receber uma formação continuada em seu próprio local de trabalho. A formação em serviço deve:
levar o educador a realizar seu trabalho de modo produtivo e ágil;
ajudar o profissional a não se envolver emocionalmente com as crianças e suas famílias, mantendo sempre uma postura distante e adequada para realizar suas tarefas;
criar condições para o estabelecimento de um processo reflexivo a fim de que o educador possa aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e se distanciar dos aspectos ligados ao cuidado, tais como o banho, o sono, alimentação, rompendo assim com a tradição assistencialista dessas instituições;
estimular a intuição do educador e valorizar seus conhecimentos prévios;
oferecer um espaço de reflexão sobre suas ações cotidianas, que levem a questionamentos e conseqüente desenvolvimento pessoal e profissional, com ações intencionais e coerentes com o projeto político pedagógico.
Uma Diretora de Escola comunica ao Supervisor de Ensino de sua unidade escolar a denúncia de venda de bebida alcoólica, em festa realizada na escola e prevista no calendário escolar e o concomitante desaparecimento do aparelho de som, pertencente à escola. O Supervisor de Ensino daria as seguintes orientações para o encaminhamento do caso:
fazer o Boletim de Ocorrência do Furto e realizar uma diligência; se apurada responsabilidade de servidor, abrir uma sindicância.
fazer o Boletim de Ocorrência do Furto e encaminhar o caso para a Diretoria Regional de Ensino.
fazer um Relatório detalhado e encaminhar à Comissão Processante Permanente da Secretaria de Estado da Educação.
designar por Portaria uma Comissão de Sindicância de funcionários da Escola; com o apurado, sugerir ao Dirigente Regional de Ensino a penalidade a ser aplicada, ou o arquivamento do processo.
fazer o Boletim de Ocorrência do Furto e ouvir informalmente os responsáveis pela festa, e eventualmente aplicar a pena baseado no princípio da verdade sabida.
O procedimento ideal na troca de fraldas é:
ocorrer a troca 3 vezes por dia;
lavar corretamente as mãos após a troca de fraldas, evitando assim o risco de transmissão de doenças para o funcionário e outras crianças;
não lavar a criança quando ela está só molhada com urina;
dobrar bem as fraldas com fezes e guardá-las em sacos plásticos;
descartar as fraldas de pano após um mês de uso e substituí-las por novas, como recomendam os manuais.
Direitos sociais são direitos que compõem a cidadania e, como tal, todos têm direito a eles. Educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados são, portanto, direitos sociais.
A alternativa correta, em relação à afirmação acima, é sim,
só faltando acrescentar a cultura e o desporto.
com exceção da assistência aos desamparados, que é prevista como dever da assistência social a quem dela necessitar.
com exceção do lazer, cuja oferta é sugerida na Constituição Federal para tornar a vida mais agradável, mas não como direito social.
todos eles.
só faltando acrescentar "meio ambiente ecologicamente equilibrado", nos termos da Emenda Constitucional no19/98.
Quando se considera a segurança da criança dentro da creche, o importante é que:
bebês até 2 anos e crianças maiores não ocupem espaços próximos, evitando que tenham contato durante o dia;
todos os móveis destinados às crianças sejam de plásticos e/ou borracha;
trepa-trepas, escorregas e gangorras sejam de construção sólida, firmes ao chão e longe de muros;
piscinas em creches sejam mantidas vazias e enchidas no dia das aulas de natação;
as creches trabalhem com vigilantes treinados em segurança, que deverão estar atentos a todas as crianças (além das professoras e auxiliares), permitindo que a taxa de acidentes diminua significativamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...