Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escola que se dispõe a elaborar e implementar seu próprio Projeto Político-Pedagógico reforça um dos princípios fundamentais da educação na atualidade, que é a:
hierarquia.
gestão democrática.
centralização de decisões.
liberdade individual.
integração social.
O que define o homem como ser histórico, social e cultural?
São as diferentes fases infantis que ele vive.
O processo histórico capaz de nos fazer entender a dissociação entre o homem e suas obras, remonta a épocas que fornece conteúdo às nossas formulações abstratas.
São as reflexões do homem sobre sua realidade.
São as relações entre as práticas e a sua vida.
Considere as afirmações abaixo.
I. A gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares.
II. A ação dos professores é fundamental para que se tenha uma gestão democrática.
III. A gestão democrática depende da boa vontade e das intenções da direção da escola.
IV. A gestão democrática da escola se apresenta como mais um caminho para a construção de novas relações sociais.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
III e IV
Apenas as alternativas II, II e IV estão corretas.
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
As alternativas I,II, III e IV estão corretas.
A efetiva defesa da participação popular no interior da unidade escolar, depende de pressupostos.
I. o caráter público da atividade educativa que é mantida pelo Estado;
II. das diretrizes traçadas pelo MEC;
III. o caráter propriamente dito da participação da comunidade escolar.
São corretos APENAS
I
II
III
I e III
II e III
Podemos definir a educação com um processo histórico universal, como a ação que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros no conjunto da natureza. Então, podemos dizer que:
A educação tem seu caráter social ou sua capacidade comunicativa, em que não se caracterizam diferentes relações de outros seres.
A educação tem apenas o caráter social.
A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos, uma expressão que, por ser histórica, transforma-se.
A educação é um processo em que o homem busca apenas o conhecimento.
Em seu livro "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro", Morin se refere a ensinar a identidade terrena. Para ele, isso significa que
a ética não é ensinada por meio de lições de moral.
seria preciso ensinar princípios e estratégias que permitam enfrentar imprevistos.
a educação deveria incluir o ensino das incertezas.
a compreensão é, a um só tempo, meio e fim da convivência humana.
convém ensinar a história da era planetária em que todos partilham de um destino comum.
"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios" (Oech, 1993). Este pensamento nos leva a refletir sobre o significado da gestão educacional que cultiva relações democráticas, conforme os seguintes princípios:
Oferecer uma gestão democrática associada ao compartilhamento de responsabilidades na execução de tarefas estabelecidas pela direção.
Compartilhar ações impostas pela chefia, buscando soluções individuais.
Dar autonomia aos membros da equipe para desenvolverem o trabalho de forma espontânea e individual sob a tutela de uma direção que controle as tarefas realizadas.
Compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos segmentos e praticar a busca de soluções próprias para seus problemas, mais adequadas às suas necessidades.
Vasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber:
Marco referencial, diagnóstico e programação.
Marco referencial, análise da realidade e tarefas.
Marco documental, diagnóstico e programação.
Marco referencial, marco documental e diagnóstico.
Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.
Considere os seguintes objetivos pedagógicos:
I- Traçar retas e curvas utilizando-se de recursos técnicos específicos.
II- Classificar objetos e fatos segundo critérios baseados em suas propriedades.
III- Representar objetos lógicos através de códigos não verbais.
IV- Descrever o sistema digestivo humano.
A opção que apresenta uma declaração verdadeira sobre os objetivos I a IV é:
II e IV são objetivos instrumentais
II e III são objetivos multi-formativos
I e IV são objetivos interdisciplinares
I e III são objetivos inter-relacionados
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...