Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A escola que se dispõe a elaborar e implementar seu próprio Projeto Político-Pedagógico reforça um dos princípios fundamentais da educação na atualidade, que é a:

  • a.

    hierarquia.

  • b.

    gestão democrática.

  • c.

    centralização de decisões.

  • d.

    liberdade individual.

  • e.

    integração social.

O que define o homem como ser histórico, social e cultural?

  • A.

    São as diferentes fases infantis que ele vive.

  • B.

    O processo histórico capaz de nos fazer entender a dissociação entre o homem e suas obras, remonta a épocas que fornece conteúdo às nossas formulações abstratas.

  • C.

    São as reflexões do homem sobre sua realidade.

  • D.

    São as relações entre as práticas e a sua vida.

Considere as afirmações abaixo.

I. A gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares.

II. A ação dos professores é fundamental para que se tenha uma gestão democrática.

III. A gestão democrática depende da boa vontade e das intenções da direção da escola.

IV. A gestão democrática da escola se apresenta como mais um caminho para a construção de novas relações sociais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I e II

  • b.

    I, II e IV

  • c.

    II, III e IV

  • d.

    II e IV

  • e.

    III e IV

  • A.

    Apenas as alternativas II, II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

  • D.

    As alternativas I,II, III e IV estão corretas.

A efetiva defesa da participação popular no interior da unidade escolar, depende de pressupostos.

I. o caráter público da atividade educativa que é mantida pelo Estado;

II. das diretrizes traçadas pelo MEC;

III. o caráter propriamente dito da participação da comunidade escolar.

São corretos APENAS

  • a.

    I

  • b.

    II

  • c.

    III

  • d.

    I e III

  • e.

    II e III

Podemos definir a educação com um processo histórico universal, como a ação que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros no conjunto da natureza. Então, podemos dizer que:

  • A.

    A educação tem seu caráter social ou sua capacidade comunicativa, em que não se caracterizam diferentes relações de outros seres.

  • B.

    A educação tem apenas o caráter social.

  • C.

    A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos, uma expressão que, por ser histórica, transforma-se.

  • D.

    A educação é um processo em que o homem busca apenas o conhecimento.

Em seu livro "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro", Morin se refere a ensinar a identidade terrena. Para ele, isso significa que

  • a.

    a ética não é ensinada por meio de lições de moral.

  • b.

    seria preciso ensinar princípios e estratégias que permitam enfrentar imprevistos.

  • c.

    a educação deveria incluir o ensino das incertezas.

  • d.

    a compreensão é, a um só tempo, meio e fim da convivência humana.

  • e.

    convém ensinar a história da era planetária em que todos partilham de um destino comum.

"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios" (Oech, 1993). Este pensamento nos leva a refletir sobre o significado da gestão educacional que cultiva relações democráticas, conforme os seguintes princípios:

  • A.

    Oferecer uma gestão democrática associada ao compartilhamento de responsabilidades na execução de tarefas estabelecidas pela direção.

  • B.

    Compartilhar ações impostas pela chefia, buscando soluções individuais.

  • C.

    Dar autonomia aos membros da equipe para desenvolverem o trabalho de forma espontânea e individual sob a tutela de uma direção que controle as tarefas realizadas.

  • D.

    Compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos segmentos e praticar a busca de soluções próprias para seus problemas, mais adequadas às suas necessidades.

Vasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber:

  • A.

    Marco referencial, diagnóstico e programação.

  • B.

    Marco referencial, análise da realidade e tarefas.

  • C.

    Marco documental, diagnóstico e programação.

  • D.

    Marco referencial, marco documental e diagnóstico.

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Considere os seguintes objetivos pedagógicos:

I- Traçar retas e curvas utilizando-se de recursos técnicos específicos.

II- Classificar objetos e fatos segundo critérios baseados em suas propriedades.

III- Representar objetos lógicos através de códigos não verbais.

IV- Descrever o sistema digestivo humano.

A opção que apresenta uma declaração verdadeira sobre os objetivos I a IV é:

  • A.

    II e IV são objetivos instrumentais

  • B.

    II e III são objetivos multi-formativos

  • C.

    I e IV são objetivos interdisciplinares

  • D.

    I e III são objetivos inter-relacionados

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...