Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um Diretor de Escola assumiu o cargo de Supervisor de Ensino aos 60 (sessenta) anos de idade e, após três anos de exercício neste cargo, resolveu requerer sua aposentadoria, pois havia completado 30 (trinta) anos de serviço, dos quais 20 (vinte) em funções de magistério, no ensino fundamental. Você o preveniu de que ele não conseguiria se aposentar
nem com os vencimentos do último cargo, nem com aposentadoria integral, considerado o cargo de Diretor de Escola, porque não cumpria as exigências do tempo de serviço, nas duas situações.
porque não havia cumprido 35 (trinta e cinco) anos de serviços públicos, mesmo contabilizando o tempo de exercício nas funções de magistério.
com os vencimentos do último cargo, porque não havia cumprido o prazo legal de cinco anos no mesmo cargo, nem o tempo legal de exercício nas funções do magistério, para fazer jus aos 30 anos de efetivo exercício.
porque não havia cumprido a exigência constitucional (EC no 20/98) de 10 (dez) anos de efetivo exercício no cargo, no qual se dará a aposentadoria.
porque o tempo exercido fora do serviço público não conta, na mesma proporção, para fins de aposentadoria.
Uma das grandes contribuições do pensamento de Vygotsky à Educação é:
a sua alusão permanente aos processos de maturação biológica, ou seja, não devemos expor conteúdos que estejam além do que a criança pode entender ou perceber;
a ênfase que dá ao papel do professor como mediador e promotor de desenvolvimento: ele deve ser ativo em suas intervenções, pois é assim que contribui para que a criança alcance, entre outras, as formas superiores de pensamento;
a colaboração sobre o desenvolvimento do pensamento da criança, a partir dos 4 anos de idade;
a de enfatizar a necessidade dos educadores tornarem-se grandes observadores do comportamento da criança e, assim, eleger os momentos privilegiados para direcionar suas descobertas;
a de cooperar para que educadores aprendam a levantar hipóteses sobre os seus alunos.
Para a aquisição da estabilidade dos servidores, são condições:
I. nomeação para exercer cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
II. nomeação para exercer cargo em comissão, em função de confiança, após cinco anos consecutivos ou dez, interpolados.
III. três anos de efetivo exercício no cargo.
IV. dois anos de efetivo exercício no cargo.
V. avaliação especial de desempenho, por Comissão instituída para essa finalidade.
VI. assiduidade, não tendo ultrapassado, nos dois primeiros anos, dez faltas injustificadas.
VII. comprovação, mediante processo administrativo, da excelência de seu desempenho.
VIII. haver denúncia por ato ilícito nos três primeiros anos de exercício do cargo.
IX. não existe mais a figura da estabilidade aos funcionários públicos, a partir da Emenda Constitucional no 19/98, tendo sido substituída pelo direito à indenização por tempo de serviço.
Está correto o que se afirma em
I, III e V
II, IV e V
I, III ,V e VIII
II, VI e VII
IX
Pode-se dizer que, para Piaget, ensinar significa:
transmitir conhecimentos através de recursos tecnológicos;
deixar a criança experimentar, não interferindo no que faz;
trabalhar com o que chama de ensaio e erro;
proporcionar atividades grupais e a troca entre pares;
observar, acompanhar e encorajar o pensamento da criança.
"Os alunos não aprendem porque os professores são fracos" ou "os professores não conseguem ensinar porque os alunos são fracos" são pretextos, para Luiz Carlos de Menezes, que se combinam numa situação perversa na qual a escola não funciona por ser
desorganizada e burocrática.
uma instituição superada historicamente.
elitista e preconceituosa com os pobres.
uma instituição que não exige qualidade na ação pedagógica.
imprópria e anacrônica.
As histórias infantis com seus enredos fantásticos, cheias de movimento, surpresas e espantos, retratam bem o pensamento pré-operatório da criança. Por isso, ela entende e percebe com facilidade as situações descritas, que correspondem, especialmente, a uma característica de seu pensamento nessa fase. Essa característica é denominada:
intuição
animismo;
associação;
reversibilidade
concentração.
"A dificuldade de se identificarem como co-participantes da organização da escola em ciclos é reforçada entre os educadores, agora com um agravante: a convicção de que políticas de correção do fluxo escolar como essa, que recebem o aval e o incentivo dos organismos multilaterais, ao darem ênfase à autonomia da escola, tendem a considerar a instituição e, por conseguinte, os seus professores como os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso dos alunos dentro dos cânones preconizados."
De acordo com as análises de Elba S. de Sá Barretto e Eleny Mitrulis, os educadores acreditam, ainda, que este sistema de organização
possibilita a implementação de métodos e processos pedagógicos mais ativos e descompromissados com a cultura escolar tradicional.
isenta as demais instâncias do sistema de se comprometerem com mudanças mais profundas na estrutura e funcionamento do ensino.
gera um grau de satisfação alto entre os envolvidos, favorecendo a probabilidade de sucesso na sua implementação e enraizamento.
tende a se expandir, haja visto que hoje já se tem a adesão de 68% de escolas e de alunos matriculados em redes estaduais de ensino.
Dos temas relacionados abaixo, NÃO se constitui um tema transversal para a escola nas comunidades indígenas:
religiões ocidentais.
terra e conservação da biodiversidade.
direitos, lutas e movimento.
ética.
auto-sustentação.
A organização do currículo, já na creche e préescola, tem sido feita através de projetos didáticos, que são propostos como uma estratégia de ensino. Sobre essa abordagem podemos dizer que:
Decroly e Montessori foram seus idealizadores;
os chamados centros de interesse são a principal referência para o trabalho do professor;
o trabalho se organiza a partir de temas que abrem possibilidades para a criança integrar, criar relações e entender de forma ampla seu ambiente, atribuindo-lhe significados;
a adesão à pedagogia de projetos se deu de forma intensa porque, didaticamente, organiza os conteúdos a serem transmitidos pelo professor através de temas eleitos pelos próprios alunos que, por isso, mostramse mais interessados e participativos;
Piaget foi o grande inspirador da pedagogia de projetos, que deve ser desenvolvida sempre levando em conta as características cognitivas da criança, abrindo, assim, possibilidades para a pesquisa e o desenvolvimento do aluno.
Para saber agir eficazmente quando confrontados com situações embaraçosas, ou mesmo ameaçadoras, e não se deixar encerrar em um raciocínio defensivo, os atores sociais devem aceitar que se reponham em discussão os valores, as normas e os mitos e também as rotinas que embasam suas estratégias de ação. É o que Monica Gather Thurler chama de aprendizagem em dupla espiral que, em outras palavras, quer dizer
"tropas": grupo de atores que procuram lutar contra a arbitrariedade do poder central, permanecendo incapazes de aliarem-se entre si.
órgão de auto-regulação: cria um referencial de competências profissionais que define os conteúdos e objetivos de formação contínua.
aprendizagem interativa: proporciona os meios para que a associação profissional encaminhe as lutas sindicais.
reflexão em ação: remete à capacidade de questionálas e, se necessário, modificá-las.
manutenção do status quo: a estabilidade dentro dos sistemas escolares é percebida como penhor de credibilidade e qualidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...