Lista completa de Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:
promover as condições e os recursos necessários ao funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula;
garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos;
promover a participação das pessoas no trabalho escolar, além de avaliar e acompanhar essa participação;
criar um ambiente propício à participação plena no processo social escolar dos profissionais, alunos e seus pais;
estimular os governantes a participar nas ações coletivas destinadas a atender aos alunos carentes das comunidades vizinhas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve
identificar as necessidades da escola, diagnosticar a origem dos recursos e aplicá-los de forma isolada, atendendo suas prioridades e prestando contas aos chefes imediatos.
fazer o levantamento de dados junto à comunidade escolar, registrar todas as etapas da gestão financeira, fazer uma prestação de contas transparente e consubstanciada.
contratar uma empresa terceirizada que possa elaborar o plano de gestão financeira, participar da execução do plano e fazer a prestação de contas documentada.
identificar a origem dos recursos, distribuí-los para que cada setor da instituição possa administrá-lo, coletar a documentação de gastos e fazer a prestação de contas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
Um planejamento com caráter participativo não é adequado para organizações de grande porte ou com número elevado de atores em função das dificuldades operacionais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A priorização da questão orçamentária em um planejamento prejudica o sucesso da intervenção na realidade oriunda de um planejamento participativo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
Para garantir o caráter democrático da pesquisa participante não se deve admitir a participação de especialistas externos à instituição.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A formação de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discussão.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A dimensão democrática do planejamento participativo não elimina a necessidade de uma coordenação que realize o papel de liderança.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A gestão democrática, de acordo com Gadotti (1994), apóia-se em alguns princípios. Analise as alternativas abaixo em relação aos princípios mencionados pelo citado autor:
I. Desenvolvimento de uma consciência crítica.
II. Envolvimento das pessoas.
III. Participação e cooperação.
IV. Autonomia.
V. Desenvolvimento organizacional.
VI. Qualidade total.
VII. Avaliação dos professores pela direção da escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...