Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, as organizações estão sendo, cada vez mais desafiadas a desenvolver programas de capacitação significativos para os seus membros como uma forma de competir e alcançar o sucesso em um ambiente tão volátil. Para tanto, a capacitação pode ser uma fonte de vantagem competitiva em inúmeras organizações. A capacitação e a educação, nesse contexto, podem ser consideradas como:

  • A. as principais formas de manipular os membros da equipe de treinamento, proporcionando um fórum de atitudes e novas práticas compatíveis com os desejos gerenciais.
  • B. os principais processos voltados ao crescimento e ao avanço organizacional, proporcionando um fórum de comunicação de novas estratégias, novos valores e ferramentas para realizar o trabalho a que se propõe.
  • C. estratégias mecanicista de manipulação de recursos humanos voltadas para o interesse capitalista e de lucro imediato.
  • D. recursos adicionais para construção do referencial teórico independentes das propostas acerca da avaliação de desempenho de programas de capacitação que atendam ao lucro imediato.
  • E. fontes de desvantagens competitivas em virtude do alto grau de comprometimento do capital sobre os recursos humanos disponíveis.

É fundamental pesquisar a organização do trabalho, as novas tecnologias, os rituais, tempos e espaços, os regimentos, as grades curriculares, tudo o que objetiva e concretiza a pedagogia da escola ou da fábrica. Entretanto, o objeto central dessas pesquisas são (é):

  • A. os métodos de ensino.
  • B. o planejamento e o currículo escolar.
  • C. os sujeitos que interferem nessa relação educativa.
  • D. a relação educação e tecnologia.
  • E. os espaços da fábrica ou da escola onde há o processo de produção.

Entre as várias correntes crítico-reprodutivas da escola, aquela que explicita as condições e qualifi ca diferentemente o trabalho intelectual e o trabalho manual denomina-se:

  • A. teoria da escola dualista
  • B. escola como aparelho ideológico
  • C. ensino como violência simbólica
  • D. pedagogia tecnicista
  • E. pedagogia progressista

Trabalhar com projetos educativos interdisciplinares é um desafio na dinâmica escolar, pois, são várias as razões que levam a fragmentação desse tipo de atividade. Podemos considerar como empecilhos para a concretização do trabalho interdisciplinar na escola:

  • A. Realização do acompanhamento pedagógico.
  • B. Ausência de trabalho em equipe e liderança democrática na escola.
  • C. Opiniões e trabalhos coletivos em prol dos mesmos objetivos.
  • D. Presença da responsabilidade e envolvimento dos professores.

Sobre os deveres fundamentais do orientador educacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Exercer funções com competência para que se evidencie o seu papel e o seu espaço na escola.

( ) Nas atividades profissionais, mostrar-se dinâmico, organizado e aberto ao diálogo.

( ) Respeitar os códigos sociais e expectativas morais da comunidade em que trabalha.

( ) Atender, particularmente, casos que podem ser atendidos na instituição onde trabalha.

( ) Atender casos em que esteja emocionalmente envolvido.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, F, F, V, V
  • C. V, F, V, F, V
  • D. F, V, V, F, V
  • E. V, V, F, F, F

A orientação familiar é uma das atribuições do orientador educacional. São ações que podem ser desenvolvidas junto às famílias, EXCETO:

  • A. Comprometer-se com a integração pais – escola, professores – pais e pais – filhos.
  • B. Orientar os pais sobre as questões financeiras da família, assim como os gastos dos filhos.
  • C. Relacionar-se com pais e familiares de forma que desenvolva a participação dos mesmos na escola.
  • D. Acompanhar o aluno e sua família nas possíveis dificuldades, encaminhando-os a outros especialistas, se necessário.
  • E. Orientar a família sobre o desenvolvimento dos alunos, sempre que for necessário, através de reuniões com os pais.

Acerca do orientador educacional, analise as afirmativas.

I. Deve atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas.

II. Deve acompanhar os alunos com problemas disciplinares.

III. Seu atendimento deve se restringir aos alunos com problemas de aprendizagem.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que

  • A. os professores têm saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos no espaço de suas tarefas cotidianas.
  • B. o principal desafio para a formação de professores, nos próximos anos, será o de se ter maior abertura para os conhecimentos mais teóricos dentro do próprio currículo.
  • C. a produção dos saberes sobre o ensino deve ter, pelos pesquisadores, o reconhecimento dos saberes dos professores.
  • D. os saberes dos professores se fundamentam, em sua maioria, em sua experiência profissional e em suas próprias competências e habilidades.

Atualmente, trabalhar em equipe é um dos requisitos que vem sendo utilizado por muitas empresas, pois, o espírito de coletividade, dinamismo, colaboração, interesse, solidariedade e cooperação é determinante para que haja sucesso na resultado final dos objetivos traçados. Levando em consideração a importância do trabalho em equipe e, compreendendo que os jogos e dinâmicas de grupo nas organizações de trabalho são fundamentais para se perceber os problemas e encaminhar as ações na busca da assertividade e da eficácia de uma empresa, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando que o trabalho em equipe é fundamental, porém não podemos esquecer que os conceitos de ludicidade se aplica somente às crianças, cabendo aos adultos a responsabilidade e não o lúdico.
  • B. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ecopedagogia para que se possa criar um ambiente lúdico, atrativo e prazeroso.
  • C. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade para que se possa criar um ambiente malfazejo e brilhante.
  • D. É preciso criar um ambiente desabrido dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade.

O profissional pedagogo tem fundamental importância no processo administrativo e pedagógico de uma empresa, independente dela ser uma instituição educativa. Tal função requer conhecimentos que respaldem sua prática dentro das atribuições do cargo ocupado. Nesse sentido, o papel do pedagogo na empresa, de acordo com as atribuições do cargo exibidas nesse concurso são:

  • A. Apoiar o agente educacional da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação de todas as práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para qualificação e detrimentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • B. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das agraves práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para selecionamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • C. Apoiar os agentes educacionais, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • D. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...