Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

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Acerca da pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa participante deve ser realizada de modo que a relação entre pesquisador e pesquisado ocorra de forma neutra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à pesquisa participante.

Além de objetivar a resolução da tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o uso do conhecimento, a pesquisa participante visa romper com as relações assimétricas entre pesquisadores e pesquisados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

A realização de pesquisa participante proporciona a produção de conhecimento por pesquisador e pesquisados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à pesquisa participante.

Não deve haver variação ou transformação na metodologia de uma pesquisa participante conforme as condições políticas locais, dado o distanciamento desse método de pesquisa em relação ao contexto social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:

  • A.

    A utilização progressiva da autonomia.

  • B.

    A autoridade total do professor.

  • C.

    Maior permissividade em relação às crianças.

  • D.

    O desenvolvimento do raciocínio lógico.

  • E.

    A restrição do espaço da criança.

A pesquisa sobre o perfil dos professores brasileiros analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional. Os resultados desse estudo demonstram, de um modo geral, que:

I. Os professores das escolas públicas estão em condições econômicas e sociais superiores aos das escolas privadas.

II. Os professores brasileiros têm dificuldades de acesso à tecnologia e à cultura, sendo que a profissão de professor continua sendo predominantemente exercida por mulheres.

III. O aumento das desigualdades regionais tem ocasionado menos diferenças entre professores de escolas privadas e públicas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

No Brasil, nos anos de 1960 a 1970, a Supervisão é concebida como especialidade pedagógica que deveria garantir a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados. Nessa concepção, a Supervisão tem a finalidade de:

I. Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola.

II. Controlar a qualidade do currículo e do processo didático.

III. Comprometer-se com os interesses da coletividade, com o político e com o social.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar

  • A.

    na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.

  • B.

    no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.

  • C.

    na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.

  • D.

    na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.

O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:

  • A.

    um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar.

  • B.

    o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registreemata.

  • C.

    o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados, posteriormente, para uma conversa com a supervisão.

  • D.

    um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa comoumtodo e como processo.

  • E.

    um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção, para resolver problemas do grupo.

Um professor, pela primeira vez, assumiu a coordenação pedagógica de uma escola que além de Ensino Fundamental também possui turmas de EJA. Como não tem experiência com essa modalidade de ensino e o coordenador sempre deve preocupar-se com sua formação, pois uma de suas atribuições é ser formador de professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre o assunto a fim de orientar os professores e descobriu que

  • A.

    no início da oferta dessa modalidade de ensino, a Educação de Jovens e Adultos era intitulada “Supletivo” e tinha por objetivo atender a um perfil diferente de alunos de outras modalidades.

  • B.

    no início, os professores eram voluntários ou docentes que usavam os mesmos procedimentos que os adotados no Ensino Fundamental e Médio, por entenderem que essa modalidade era como uma extensão dos outros níveis.

  • C.

    no início, essa modalidade já via que os jovens e adultos não tinham finalizado os estudos na época adequada e que tinham perfis diferenciados daqueles apresentados por crianças e adolescentes, principalmente, por já estarem inseridos no mercado de trabalho e terem muitas vivências ao longo da vida.

  • D.

    no início, já que era pensado que além da oferta de vagas, era necessário um ensino de qualidade também para essa modalidade de ensino.

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