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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
A pesquisa participante deve ser realizada de modo que a relação entre pesquisador e pesquisado ocorra de forma neutra.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, relativos à pesquisa participante.
Além de objetivar a resolução da tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o uso do conhecimento, a pesquisa participante visa romper com as relações assimétricas entre pesquisadores e pesquisados.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
A realização de pesquisa participante proporciona a produção de conhecimento por pesquisador e pesquisados.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, relativos à pesquisa participante.
Não deve haver variação ou transformação na metodologia de uma pesquisa participante conforme as condições políticas locais, dado o distanciamento desse método de pesquisa em relação ao contexto social.
A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:
A utilização progressiva da autonomia.
A autoridade total do professor.
Maior permissividade em relação às crianças.
O desenvolvimento do raciocínio lógico.
A restrição do espaço da criança.
A pesquisa sobre o perfil dos professores brasileiros analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional. Os resultados desse estudo demonstram, de um modo geral, que:
I. Os professores das escolas públicas estão em condições econômicas e sociais superiores aos das escolas privadas.
II. Os professores brasileiros têm dificuldades de acesso à tecnologia e à cultura, sendo que a profissão de professor continua sendo predominantemente exercida por mulheres.
III. O aumento das desigualdades regionais tem ocasionado menos diferenças entre professores de escolas privadas e públicas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
No Brasil, nos anos de 1960 a 1970, a Supervisão é concebida como especialidade pedagógica que deveria garantir a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados. Nessa concepção, a Supervisão tem a finalidade de:
I. Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola.
II. Controlar a qualidade do currículo e do processo didático.
III. Comprometer-se com os interesses da coletividade, com o político e com o social.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar
na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.
no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.
na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.
na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:
um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar.
o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registreemata.
o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados, posteriormente, para uma conversa com a supervisão.
um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa comoumtodo e como processo.
um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção, para resolver problemas do grupo.
Um professor, pela primeira vez, assumiu a coordenação pedagógica de uma escola que além de Ensino Fundamental também possui turmas de EJA. Como não tem experiência com essa modalidade de ensino e o coordenador sempre deve preocupar-se com sua formação, pois uma de suas atribuições é ser formador de professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre o assunto a fim de orientar os professores e descobriu que
no início da oferta dessa modalidade de ensino, a Educação de Jovens e Adultos era intitulada Supletivo e tinha por objetivo atender a um perfil diferente de alunos de outras modalidades.
no início, os professores eram voluntários ou docentes que usavam os mesmos procedimentos que os adotados no Ensino Fundamental e Médio, por entenderem que essa modalidade era como uma extensão dos outros níveis.
no início, essa modalidade já via que os jovens e adultos não tinham finalizado os estudos na época adequada e que tinham perfis diferenciados daqueles apresentados por crianças e adolescentes, principalmente, por já estarem inseridos no mercado de trabalho e terem muitas vivências ao longo da vida.
no início, já que era pensado que além da oferta de vagas, era necessário um ensino de qualidade também para essa modalidade de ensino.
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