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A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é
o fornecimento gratuito de curso pelas redes educacionais municipais e estaduais, visto que é um dever do estado proporcionar o desenvolvimento do profissional docente.
o desenvolvimento de cursos de pós-graduação, nos quais os docentes poderão aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos a respeito de temas de seu interesse.
a implementação de formações nas unidades escolares, nas quais os docentes poderão refletir sobre sua prática e trocar informações junto a seus pares.
o estabelecimento de quantidade e periodicidade mínima para o desenvolvimento de cursos para reciclagem dos docentes.
a exigência de que cada professor, após sua formação inicial, continue a se aperfeiçoar por meio de curso de pós-graduação stricto-sensu.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
Ainda que os estabelecimentos de ensino não se organizem rigorosamente da mesma forma, é possível estabelecer regras e procedimentos gerais de organização escolar e atuação dos respectivos profissionais, para o satisfatório funcionamento desses estabelecimentos.
Sobre o meio ambiente, analise as assertivas abaixo.
I. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a preservar o meio ambiente é ensiná-la como plantar alguma semente, cuidar da plantinha, e acompanhar o crescimento. II. Cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade. III. A estrutura da escola, a ação dos outros integrantes do espaço escolar devem contribuir na construção das condições necessárias à desejada formação mais atuante e participativa do cidadão. IV. As atividades de educação ambiental dos professores são consideradas no âmbito do aprimoramento de sua cidadania, e não como algo inédito de que eles ainda não estejam participando. Afinal, a própria inserção do indivíduo na sociedade implica algum tipo de participação, de direitos e deveres com relação ao ambiente. É correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
Assinale a alternativa que não apresenta um pressuposto para a construção de uma escola inclusiva.
Oferecer cursos de formação de cuidadores especializados.
Acessibilidade dos espaços escolares.
Adaptação do material didático.
Formação de professores especializados.
A vice-diretora recebeu da professora uma criança com um histórico de vida familiar complexo, com o céu da boca machucado e que dizia ter sido o pai que a machucou. Diante do exposto e da legislação em vigor, a atitude da vice-diretora deve ser
chamar a mãe, expor o fato, registrar, solicitar ciência e adverti-la que é dever dela zelar pela dignidade da criança, pondo-a a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Solicitar um laudo médico para a frequência da criança.
socorrer a criança, comunicar a família e solicitar a participação desta, mesmo sendo conhecedora da falha do mecanismo familiar, e garantir a frequência. Na falha do mecanismo familiar, é dever do Estado garantir os direitos fundamentais de todas as crianças. O ECA não admite silêncio, de acordo com o artigo 13: Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais..
encaminhar o caso para a justiça e a segurança pública, pois a violência doméstica não pode ser tratada como um problema educacional, das instituições de ensino.
chamar a família, conversar sigilosamente respeitando a regra que em família prevalece a lei do silêncio. Os abusos que caracterizam violência contra crianças e adolescentes apresentam-se rotineiros, no geral, e não apenas em termos domésticos, sob forma de agressão física, sexual, psicológica ou mesmo como negligência.
A instituição escolar, como é vista, foi constituída na história da humanidade como o espaço de socialização do conhecimento formal historicamente construído. O processo de educação formal possibilita novas formas de pensamento e de comportamento. Por meio das artes e das ciências o ser humano transforma sua vida e de seus descendentes. A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana. Um currículo, para a formação humana,
não tem historicidade, não precisa ser situado historicamente, uma vez que os instrumentos culturais que são utilizados na mediação do desenvolvimento e na dinâmica das funções psicológicos superiores se modificam com o avanço tecnológico e científico.
limita os conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano. Nessa perspectiva, currículo é a experiência cultural do aluno.
é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento. Está, assim, a serviço da diversidade. Os seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são diversos em suas formas de perceber o mundo. Os seres humanos apresentam, também, diversidade biológica.
entende que o conhecimento é informação. Quando se faz uma pergunta, pede-se informação. Quando se assiste à televisão ou a um filme, absorve-se informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, é sabido que se lida com algum tipo de informação.
O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, para isso, ele deve
levar os alunos à biblioteca, à sala de leitura, e à sala de aula (no cantinho de leitura), sem incentiválos muito, pois a leitura deve ser algo inerente ao ser humano.
orientar os alunos a usar os livros sem necessariamente se envolver no processo. É importante salientar que deve imperar o silêncio no ambiente.
disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo, textos narrativos, poemas, fábulas, parlendas, adivinhações, contos, histórias em quadrinhos, textos informativos, receitas culinárias, bulas de remédios, textos imagéticos (fotografias, pinturas em tela, desenhos), charges e crônicas.
pedir que os alunos tragam textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações, entre outros, e colocá-los dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura), sendo que os textos devem ser lidos apenas no horário da leitura, que deve ser imposto pelo professor.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.
O termo profissionalismo refere-se à capacidade de enfrentar situações desafiadoras.
Saberes são conhecimentos adquiridos na formação universitária e não se relacionam às aprendizagens cotidianas.
Profissionalização se relaciona com a garantia do exercício profissional de qualidade.
Liderança é a função de delegar atribuições.
A competência profissional é determinada pela qualidade dos cursos realizados.
A diretora de uma instituição educacional que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses solicitou que o vice-diretor propusesse, com base nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, uma organização de materiais, espaços e tempos com a finalidade de efetivar os objetivos, as propostas pedagógicas da instituição e o trabalho coletivo. Diante do exposto, assinale a alternativa que não apresenta um aspecto que precisa ser assegurado.
A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.
A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
A ausência de deslocamentos e de movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referencia dos agrupamentos, excetuando a área de parque para as crianças maiores de dois anos.
O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.
Muitos estudos foram realizados com relação à organização do espaço que a escola ocupa e utiliza, e que vai sendo transformado nas relações estabelecidas. Segundo Zabala (1998), as salas precisam de um mobiliário que permita um deslocamento temporário conforme as propostas metodológicas, além do trabalho individual. Esta forma de organização seria
o deslocamento da centralidade da aprendizagem para o ensino.
a oportunidade de centrar no ensino a transmissão do conhecimento.
a oportunidade de se ter o controle da sala de aula.
o deslocamento da centralidade do ensino para a aprendizagem.
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