Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:
mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;
controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;
evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;
atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;
estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.
A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:
I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.
II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.
III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança
.IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.
Assinale as afirmativas corretas:
I e II;
II e IV;
I e IV;
II e III;
I e III.
Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:
divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina;
permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica;
formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária;
trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo;
formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto.
A avaliação de desempenho está presente em toda a atividade humana. Na sua atuação o supervisor escolar deve realizar a avaliação para:
verificar os problemas particulares dos alunos e dos professores e tentar resolvê-los.
prioritariamente controlar a ação do professor e divulgar os resultados obtidos.
investigar e avaliar a sua área de trabalho, na busca de uma ressignificação de seu fazer pedagógico.
cumprir uma rotina burocrática e garantir o controle das situações ocorridas no âmbito da escola.
N.D.A
São competências do supervisor escolar:
perfil de liderança educacional, instalando um clima de harmonia como forma de manter o bom relacionamento entre os profissionais da escola.
perfil autoritário, mas comprometido com a melhoria do ensino.
desenvolve seu trabalho de forma impositiva, como forma de envolver todos os responsáveis pelo processo educativo.
manter-se afastado da administração da escola, esclarecendo os limites de trabalho de cada setor.
utiliza constantemente de críticas, sem o uso de uma avaliação mais criteriosa da equipe.
Tendo em vista a LDB.9394/96 a formação do supervisor educacional deve ocorrer:
em cursos de licenciatura em áreas específicas.
apenas no ensino médio, em cursos profissionalizantes.
somente nos cursos de pós-graduação.
em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.
todas estão corretas.
Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:
assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.
mediação de prática avaliativa da escola.
restringe-se ao controle do corpo docente.
melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.
Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que
a ação pedagógica se baseia na cópia e na mnemônica.
se exige que o aluno leia ou pelo menos mantenha um nível de letramento satisfatório.
os livros estão sempre dispostos de maneira ergonômica para que o aluno se sinta estimulado a ler.
a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.
Esses autores sugerem como áreas de atuação:o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas.
o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional.
seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos.
valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo.
planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional.
Nas reuniões pedagógicas com os professores, a orientadora tem percebido que muitos deles estão avaliando os alunos apenas por meio de provas realizadas ao final dos trimestres escolares. Pensando na qualidade escolar, no desenvolvimento de aprendizagens essenciais e na autonomia dos alunos, a orientadora propôs uma avaliação mais abrangente, que contemplasse outros instrumentos e objetivos. Assinale a alternativa que apresenta uma avaliação mais apropriada.
Avaliação continuada, recuperação paralela e possibilidade de maior interação entre os alunos com dificuldades de aprendizagem.
Procedimentos pedagógicos específicos, registros de provas de forma mais sistemática, reforço escolar regular e organização de tarefas suplementares realizadas em duplas por aluno com dificuldade em conjunto com aluno sem dificuldade de aprendizagem.
Diferentes formas de registro e de acompanhamento das aprendizagens, atividades comuns e diversificadas aos alunos, serviços de apoio aos educandos com dificuldades, diferentes organizações de ambientes e disponibilização de materiais.
Tarefas suplementares combinadas às provas de verificação de assimilação dos conteúdos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...