Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

  • A.

    mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;

  • B.

    controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;

  • C.

    evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;

  • D.

    atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;

  • E.

    estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.

A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:

I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.

II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.

III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança

.IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I e III.

Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:

  • A.

    divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina;

  • B.

    permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica;

  • C.

    formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária;

  • D.

    trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo;

  • E.

    formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto.

A avaliação de desempenho está presente em toda a atividade humana. Na sua atuação o supervisor escolar deve realizar a avaliação para:

  • A.

    verificar os problemas particulares dos alunos e dos professores e tentar resolvê-los.

  • B.

    prioritariamente controlar a ação do professor e divulgar os resultados obtidos.

  • C.

    investigar e avaliar a sua área de trabalho, na busca de uma ressignificação de seu fazer pedagógico.

  • D.

    cumprir uma rotina burocrática e garantir o controle das situações ocorridas no âmbito da escola.

  • E.

    N.D.A

São competências do supervisor escolar:

  • A.

    perfil de liderança educacional, instalando um clima de harmonia como forma de manter o bom relacionamento entre os profissionais da escola.

  • B.

    perfil autoritário, mas comprometido com a melhoria do ensino.

  • C.

    desenvolve seu trabalho de forma impositiva, como forma de envolver todos os responsáveis pelo processo educativo.

  • D.

    manter-se afastado da administração da escola, esclarecendo os limites de trabalho de cada setor.

  • E.

    utiliza constantemente de críticas, sem o uso de uma avaliação mais criteriosa da equipe.

Tendo em vista a LDB.9394/96 a formação do supervisor educacional deve ocorrer:

  • A.

    em cursos de licenciatura em áreas específicas.

  • B.

    apenas no ensino médio, em cursos profissionalizantes.

  • C.

    somente nos cursos de pós-graduação.

  • D.

    em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.

  • E.

    todas estão corretas.

Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:

  • A.

    assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.

  • B.

    mediação de prática avaliativa da escola.

  • C.

    restringe-se ao controle do corpo docente.

  • D.

    melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.

Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que

  • A.

    a ação pedagógica se baseia na cópia e na mnemônica.

  • B.

    se exige que o aluno leia ou pelo menos mantenha um nível de letramento satisfatório.

  • C.

    os livros estão sempre dispostos de maneira ergonômica para que o aluno se sinta estimulado a ler.

  • D.

    a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.

Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.

Esses autores sugerem como áreas de atuação:

  • A.

    o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas.

  • B.

    o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional.

  • C.

    seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos.

  • D.

    valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo.

  • E.

    planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional.

Nas reuniões pedagógicas com os professores, a orientadora tem percebido que muitos deles estão avaliando os alunos apenas por meio de provas realizadas ao final dos trimestres escolares. Pensando na qualidade escolar, no desenvolvimento de aprendizagens essenciais e na autonomia dos alunos, a orientadora propôs uma avaliação mais abrangente, que contemplasse outros instrumentos e objetivos. Assinale a alternativa que apresenta uma avaliação mais apropriada.

  • A.

    Avaliação continuada, recuperação paralela e possibilidade de maior interação entre os alunos com dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Procedimentos pedagógicos específicos, registros de provas de forma mais sistemática, reforço escolar regular e organização de tarefas suplementares realizadas em duplas por aluno com dificuldade em conjunto com aluno sem dificuldade de aprendizagem.

  • C.

    Diferentes formas de registro e de acompanhamento das aprendizagens, atividades comuns e diversificadas aos alunos, serviços de apoio aos educandos com dificuldades, diferentes organizações de ambientes e disponibilização de materiais.

  • D.

    Tarefas suplementares combinadas às provas de verificação de assimilação dos conteúdos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...