Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

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Uma orientadora pedagógica, ao passar perto da sala de aula de uma das professoras da escola, ouviu a seguinte observação da docente: “Se vocês não fizerem silêncio, darei uma prova.”. Considerando as concepções atuais de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta a intervenção correta a ser feita pela a orientadora pedagógica junto à professora.

  • A.

    A orientadora pedagógica dirá à professora que ameaçar os alunos não é uma prática condizente com o que se espera da atuação dos professores. Entretanto, como ela afirmou que daria uma prova e os alunos não fizeram silêncio, deve aplicá-la ainda que não estejam preparados para isso naquele momento.

  • B.

    A orientadora pedagógica entrará na sala de aula e dirá aos alunos que devem fazer silêncio, uma vez que a professora é autoridade e deve ser respeitada. Caso não façam silêncio, reforçará que a professora aplicará uma prova com questões difíceis, já que eles parecem dominar todos os assuntos, pois não querem voltar a atenção ao que a docente diz.

  • C.

    A orientadora pedagógica dirá à professora que provas e demais instrumentos avaliativos não devem ser utilizados para fins de controle disciplinar, uma vez que são importantes objetos de análise e revisão de práticas pedagógicas e estão associados às aprendizagens reais dos alunos, em que eles têm a possibilidade de refletir sobre aquilo que, de fato, assimilaram a partir das aulas.

  • D.

    Não há intervenção a ser feita. O trabalho realizado pela professora em sala de aula é de total responsabilidade dela. Além disso, qualquer intervenção pode causar constrangimento aos alunos ou à professora e não auxiliará na condução adequada das atividades pedagógicas.

Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador pedagógico que organizem uma reunião com os pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos. Essa iniciativa contribui para a

  • A.

    mistura de papéis que acontece atualmente entre a família e a escola, em que cada uma dessas instituições delega à outra a educação formal dos alunos.

  • B.

    consolidação da parceria escola-comunidade, ao propiciar espaços de interação eficazes com foco na aprendizagem dos alunos.

  • C.

    desprofissionalização do professor, já que ao colocar os pais no lugar de educadores banaliza o exercício docente profissional.

  • D.

    conscientização dos pais a respeito das dificuldades e dos desafios de educar crianças e jovens na atualidade.

O colegiado escolar tem caráter

  • A.

    informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.

  • B.

    consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.

  • C.

    informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.

  • D.

    informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.

A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.

O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deve

  • A.

    respeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.

  • B.

    conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.

  • C. solicitar a remoção imediata da professora, já que ela não atende as necessidades da escola.
  • D.

    providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.

Fazem parte da atuação do diretor

I. o planejamento estratégico que visa o aprimoramento da escola.

II. a resolução dos problemas da comunidade do entorno da escola.

III. as ações que visam a qualidade do ensino.

IV. a administração cotidiana da escola a partir da avaliação interna.

V. a gestão centralizada e responsável pelas decisões da escola.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

Em relação à formação continuada, o diretor

  • A.

    deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.

  • B.

    deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.

  • C.

    identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.

  • D.

    responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.

Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é

  • A.

    abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.

  • C.

    avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.

  • D.

    consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.

Em relação aos conceitos e características de um ambiente alfabetizador, analise as assertivas abaixo.

I. O ambiente alfabetizador nasce quando se promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nas quais as crianças têm a oportunidade de participar.

II. É a utilização da escrita no cotidiano das crianças, oferecendo a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita. Desta forma, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve.

III. É uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como uma forma eficiente de expor as crianças à escrita.

IV. É aquele em que o educador traz diversos textos utilizados nas práticas sociais para dentro da instituição, ampliando o acesso da criança ao mundo letrado, cumprindo um papel importante na busca da igualdade de oportunidades.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se

  • A.

    na busca pelo fortalecimento e ampliação das relações da escola com a comunidade.

  • B.

    nas demandas dos pais que não necessariamente sabem o melhor caminho para a educação dos filhos.

  • C.

    em uma atitude paternalista, que busca viabilizar o trabalho escolar por meio da afetividade.

  • D.

    em uma indefinição dos papeis da escola, que acaba assumindo a função de outras instituições.

Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve

  • A.

    conversar com a diretora informando os problemas encontrados, buscando uma solução conjunta.

  • B.

    sugerir a criação de um grupo de pais voluntários para auxiliar a escola na melhoria dos espaços destinados aos alunos.

  • C.

    conversar com a diretora e caso os problemas não sejam solucionados denunciar a escola para o Ministério Público.

  • D.

    exonerar a diretora uma vez que sua principal função é garantir condições espaciais mínimas para o desenvolvimento dos processos educativos.

  • E.

    mostrar à diretora os espaços que apresentam condições precárias e exigir que os problemas sejam solucionados no prazo máximo de um mês.

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