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Uma orientadora pedagógica, ao passar perto da sala de aula de uma das professoras da escola, ouviu a seguinte observação da docente: Se vocês não fizerem silêncio, darei uma prova.. Considerando as concepções atuais de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta a intervenção correta a ser feita pela a orientadora pedagógica junto à professora.
A orientadora pedagógica dirá à professora que ameaçar os alunos não é uma prática condizente com o que se espera da atuação dos professores. Entretanto, como ela afirmou que daria uma prova e os alunos não fizeram silêncio, deve aplicá-la ainda que não estejam preparados para isso naquele momento.
A orientadora pedagógica entrará na sala de aula e dirá aos alunos que devem fazer silêncio, uma vez que a professora é autoridade e deve ser respeitada. Caso não façam silêncio, reforçará que a professora aplicará uma prova com questões difíceis, já que eles parecem dominar todos os assuntos, pois não querem voltar a atenção ao que a docente diz.
A orientadora pedagógica dirá à professora que provas e demais instrumentos avaliativos não devem ser utilizados para fins de controle disciplinar, uma vez que são importantes objetos de análise e revisão de práticas pedagógicas e estão associados às aprendizagens reais dos alunos, em que eles têm a possibilidade de refletir sobre aquilo que, de fato, assimilaram a partir das aulas.
Não há intervenção a ser feita. O trabalho realizado pela professora em sala de aula é de total responsabilidade dela. Além disso, qualquer intervenção pode causar constrangimento aos alunos ou à professora e não auxiliará na condução adequada das atividades pedagógicas.
Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador pedagógico que organizem uma reunião com os pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos. Essa iniciativa contribui para a
mistura de papéis que acontece atualmente entre a família e a escola, em que cada uma dessas instituições delega à outra a educação formal dos alunos.
consolidação da parceria escola-comunidade, ao propiciar espaços de interação eficazes com foco na aprendizagem dos alunos.
desprofissionalização do professor, já que ao colocar os pais no lugar de educadores banaliza o exercício docente profissional.
conscientização dos pais a respeito das dificuldades e dos desafios de educar crianças e jovens na atualidade.
O colegiado escolar tem caráter
informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.
consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.
informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.
informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.
A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.
O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deverespeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.
conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.
providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.
Fazem parte da atuação do diretor
I. o planejamento estratégico que visa o aprimoramento da escola.
II. a resolução dos problemas da comunidade do entorno da escola.
III. as ações que visam a qualidade do ensino.
IV. a administração cotidiana da escola a partir da avaliação interna.
V. a gestão centralizada e responsável pelas decisões da escola.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
I, III e IV.
Em relação à formação continuada, o diretor
deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.
deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.
identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.
responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.
Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é
abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.
avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.
consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.
Em relação aos conceitos e características de um ambiente alfabetizador, analise as assertivas abaixo.
I. O ambiente alfabetizador nasce quando se promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. II. É a utilização da escrita no cotidiano das crianças, oferecendo a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita. Desta forma, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. III. É uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como uma forma eficiente de expor as crianças à escrita. IV. É aquele em que o educador traz diversos textos utilizados nas práticas sociais para dentro da instituição, ampliando o acesso da criança ao mundo letrado, cumprindo um papel importante na busca da igualdade de oportunidades. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se
na busca pelo fortalecimento e ampliação das relações da escola com a comunidade.
nas demandas dos pais que não necessariamente sabem o melhor caminho para a educação dos filhos.
em uma atitude paternalista, que busca viabilizar o trabalho escolar por meio da afetividade.
em uma indefinição dos papeis da escola, que acaba assumindo a função de outras instituições.
Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve
conversar com a diretora informando os problemas encontrados, buscando uma solução conjunta.
sugerir a criação de um grupo de pais voluntários para auxiliar a escola na melhoria dos espaços destinados aos alunos.
conversar com a diretora e caso os problemas não sejam solucionados denunciar a escola para o Ministério Público.
exonerar a diretora uma vez que sua principal função é garantir condições espaciais mínimas para o desenvolvimento dos processos educativos.
mostrar à diretora os espaços que apresentam condições precárias e exigir que os problemas sejam solucionados no prazo máximo de um mês.
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