Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

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Discutia-se, na sala de reuniões de uma escola, a importância do aluno e da Educação para o futuro. Este assunto começou a ganhar força por volta da década de 1920, quando o aluno era o centro das atenções. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Surge a Escola Nova, movimento que reinventa a escola a partir de conhecimentos produzidos por meios alternativos, com embasamento empírico, não científico.

  • B.

    O aluno deve ser o sujeito mais importante da escola. Para isso, defende a adoção de novos métodos e a reforma dos currículos escolares.

  • C.

    O conhecimento deve ser ensinado exclusivamente na escola. Havia resistência quanto ao conhecimento adquirido fora da escola, ainda não se utilizava o contexto sociocultural no ensinoaprendizagem.

  • D.

    O Manifesto da Escola Nova, assinado por personalidades como Anísio Teixeira, defendia a universalização da escola pública, laica e gratuita e mudanças nas práticas e saberes pedagógicos, não levando em conta, contudo, a experiência da criança.

A respeito da formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    É tarefa do coordenador pedagógico da escola fiscalizar o trabalho do professor.

  • B.

    A formação continuada caracteriza-se pelos estudos voltados para o aperfeiçoamento profissional no exercício da profissão.

  • C.

    A formação inicial do professor é marcada pela data de sua posse na escola.

  • D.

    A formação continuada é de total responsabilidade e domínio das secretarias de educação.

  • E.

    Apenas os cursos oferecidos pelo Ministério da Educação têm validade para a atualização profissional.

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

  • A.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.

  • B.

    histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.

  • C.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.

  • D.

    textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.

Considerando que a escola ocupa um espaço e um lugar que são transformados pelas relações ali estabelecidas e, portanto, não é neutra, e que carrega signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais entre todos os que o habitam, os educadores devem

  • A.

    repensar na organização interna da escola para que esta seja coerente com sua concepção de ensino-aprendizagem e com a proposta de gestão participativa, e buscar outros espaços formadores na cidade e no campo para planejar sua ação pedagógica.

  • B.

    saber organizar os espaços para que os adultos possam controlar todas as situações, previsíveis ou não, e atuar para além da transmissão de conhecimentos.

  • C.

    planejar estudos do meio para suas crianças, transformando o território em um livro aberto. A experiência com múltiplas linguagens e com diversidade pode deixar as crianças confusas, demandando maior atenção dos educadores.

  • D.

    acompanhar detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e, para isso, o centro das atenções do grupo deve ser o quadro negro.

A escola é um terreno fértil para construir conhecimento sobre o Eu e o Outro e fazer desse conhecimento novas formas de intervenção no mundo. Sabendo disso, pensar as relações escolares a partir de uma perspectiva geracional significa considerar que

  • A.

    o trabalho com a diversidade deve ser específico e reservado para momentos devidamente planejados para atender à tamanha exigência. Bons exemplos seriam as datas comemorativas, festa junina, natal, momentos em que o trabalho educativo flui naturalmente.

  • B.

    o trabalho com a diversidade não significa apenas listar as diferenças físicas, culturais ou religiosas entre as crianças, mas pressupõe o trato isolado com as diferenças e com as semelhanças, para que a escola construa uma única proposta pedagógica na qual todos os envolvidos possam se sentir “iguais”.

  • C.

    a existência da diversidade entre as gerações deve ser contemplada na construção do currículo escolar, salientando, porém, que as normas, processos de avaliação e regimentos internos deverão ser os mesmos para todos os estudantes, desde a alfabetização até o final do ensino fundamental.

  • D.

    a idade da criança deve ser entendida como um tempo de formação humana específico, reconhecendo que cada geração revela momentos muito distintos envolvendo sujeitos que são diferentes não apenas pela idade, mas por estarem dialogando com valores, conflitos e interesses distintos.

A escola inclusiva baseia-se na defesa de princípios e valores éticos, nos ideais de cidadania, justiça e igualdade para todos. Para que se torne realidade, a escola precisa responder às necessidades dos alunos. Nesse sentido, é fundamental

  • A.

    uma transformação e democratização da educação que envolva o compromisso de pais, professores, especialistas, agentes do poder público e de outros atores sociais.

  • B.

    que a escola seja um espaço que receba todas as crianças indistintamente e possa se adaptar de tal forma que não precise de aparelhamento específico, professores especializados e nem reformas do espaço físico.

  • C.

    evitar discussões na sala de aula que possam evidenciar posicionamentos diferenciados, pois cada grupo deve garantir sua identidade podendo se defender da perda de suas características, mantendo-as intactas.

  • D.

    um currículo diferenciado para cada segmento da sociedade, adaptando os conteúdos escolares às especificidades dos alunos, sejam elas de fundo social, econômico, cultural, étnico, religioso, político, físico ou intelectual.

É correto afirmar que o Professor deve

  • A.

    estar preparado para propiciar às crianças uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias, já que elas são diferentes entre si e cada uma possui um ritmo de aprendizagem.

  • B.

    preocupar-se em passar o conteúdo referente à faixa etária, sem deixar para trás nenhum item, mesmo que alguns alunos demorem a entender, cumprindo, assim, o cronograma escolar.

  • C.

    estar preparado para usar uma proposta de trabalho na qual todos aprendem, sem exceções.

  • D.

    ensinar tradicionalmente, pois já está comprovado que antigamente o ensino era mais forte.

São características do estilo de liderança democrática

  • A.

    ênfase nos subordinados e ausência de níveis hierárquicos.

  • B.

    ênfase no líder e a divisão das tarefas.

  • C.

    ênfase nos subordinados e mobilização das pessoas para uma única visão.

  • D.

    ênfase no líder e nas tarefas e mobilização das pessoas para uma única visão.

  • E.

    ênfase no equilíbrio entre líder e subordinados e divisão de tarefas.

O líder que concede aos grupos ou indivíduos total liberdade para a tomada de decisões exerce tipicamente a

  • A.

    liderança situacional.

  • B.

    liderança emergente.

  • C.

    liderança liberal.

  • D.

    liderança democrática.

  • E.

    liderança autocrática.

As escolas podem criar, extraordinariamente, classes especiais para alunos que apresentem dificuldades acentuadas na aprendizagem. Aos alunos atendidos em classes especiais devem ter assegurados, entre outros,

I. professores especializados em educação especial.

II. atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário.

III. organização de classes por necessidades educacionais especiais, dispensando adaptações nos elementos curriculares.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

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