Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Gatti, ao discutir a reconceitualização da educação continuada, indica que as propostas inspiradas no conceito de capacitação cedem lugar a um novo paradigma, mais centrado

  • A.

    no envolvimento dos gestores.

  • B.

    nas expectativas da comunidade.

  • C.

    nas pesquisas recentes sobre aprendizagem.

  • D.

    nas novas tecnologias.

  • E.

    no protagonismo do professor.

No processo de avaliação da aprendizagem na escola, durante uma sessão do Conselho de Classe, ocorreu uma discussão entre os docentes relacionada com os “erros” dos alunos.

Foi motivo de reflexão coletiva a seguinte observação realizada porumdos docentes:

  • A.

    erra quem não estuda suficientemente os assuntos ministrados pelo professor.

  • B.

    é no erro que se observa o aluno atento e o distraído, durante as aulas.

  • C.

    muitos erros são consequência do processo de ensino que é complacente nas exigências.

  • D.

    há necessidade de o professor atualizar as suas aulas, evitando a ocorrência dos erros.

  • E.

    é no erro que ocorre o processo de seleção, classificação, inclusão e exclusão do alunado.

Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá

  • A.

    remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.

  • B.

    arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.

  • C.

    classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.

  • D.

    planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.

Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor

  • A.

    intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.

  • B.

    garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.

  • C.

    mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.

  • D.

    deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.

São competências diretamente relacionadas à “administração da progressão das aprendizagens”, EXCETO:

  • A.

    Cenceber e administrar situaçõesproblema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;

  • B.

    Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem informativa;

  • C.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;

  • D.

    Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.

O cadastro escolar, fruto de parceria entre o Estado e os municípios, pretende garantir a cada aluno uma vaga na rede pública de ensino. Como instrumento de gestão, tal levantamento permite

  • A.

    analisar a demanda escolar e compatibilizá-la com a capacidade física das escolas.

  • B.

    destinar parte das taxas de matrícula para o fundo de construção de novas escolas.

  • C.

    verificar o nível de desempenho do corpo docente e propor ações de reciclagem.

  • D.

    selecionar os alunos mais capazes, encaminhandoos para escolas particulares.

Representam competências relacionadas à prática de ensinar, EXCETO:

  • A.

    Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;

  • B.

    Utilizar novas tecnologias;

  • C.

    Não participar ou interferir na administração da escola;

  • D.

    Informar e envolver os pais.

Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua

  • A.

    capacidade de avaliação e comparação dos resultados obtidos por cada um dos alunos para sua classificação.

  • B.

    crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.

  • C.

    aptidão em reconhecer as habilidades já adquiridas pelos alunos e trabalhar com atividades conhecidas por eles.

  • D.

    habilidade para comunicar os resultados das avaliações realizadas com seus alunos para as famílias.

Os cursos de Pedagogia têm, historicamente, formado profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional: administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino.Aexistência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada, e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os Estados, em suas regulamentações. Talvez, por ranços do passado, hoje seja necessária a construção de parâmetros para a atuação desse profissional numa perspectiva:

  • A.

    crítica e emancipatória.

  • B.

    social e educacional.

  • C.

    construtivista e crítica.

  • D.

    social e emancipatória.

  • E.

    educacional e crítica.

Segundo Giacaglia e Penteado (2000), constitui condição importante para que o Orientador Educacional exerça suas atribuições, a contento, o conhecimento das pessoas, principalmente dos alunos. Quanto mais completo, profundo e acurado for esse conhecimento, maior a eficácia de seu trabalho. No exercício de suas funções, são utilizadas várias técnicas e instrumentos de medida para coleta de dados. Assinale a alternativa que corresponde ao recurso de investigação para o qual o Orientador Educacional NÃO está habilitado:

  • A.

    observação sistemática e assistemática.

  • B.

    entrevista estruturada e não estuturada.

  • C.

    questionários abertos e fechados.

  • D.

    teste audiométrico.

  • E.

    teste sociométrico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...