Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Associe as especificidades dos saberes docentes, relacionados na coluna da esquerda, com os saberes correspondentes, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.

  • A. I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3; V – 2; VI – 4
  • B. I – 1; II – 1; III – 4; IV – 2; V – 3; VI – 1
  • C. I – 3; II – 1; III – 4; IV – 3; V – 2; VI – 4
  • D. I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1; V – 4; VI – 3
  • E. I – 3; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 1; VI – 2

Analise as afirmativas abaixo, sobre as características do ensino baseado na abordagem denominada ensino com pesquisa. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Valorização da ação reflexiva do aluno.

II. A centralidade do sujeito (educando).

III. Estímulo da capacidade de análise e argumentação.

IV. A realização de exercícios para a retenção do conteúdo.

V. O conhecimento é percebido como provisório e relativo.

  • A. somente I e II estão corretas
  • B. somente I, III e IV estão corretas
  • C. somente I, III e V estão corretas
  • D. somente II e IV estão corretas
  • E. somente II, IV e V estão corretas

De acordo com Zabala, o instrumento que estabelece, por acordo entre docentes e discentes, as atividades a serem realizadas em determinado período é o(a):

  • A. avaliação.
  • B. plano de aula.
  • C. projeto de pesquisa.
  • D. trabalho individual.
  • E. Projeto pedagógico.

No campo das pesquisas sobre a relação trabalho e educação, alguns pensadores apontam para uma pedagogia do trabalho com um sentido emancipador, ou seja, o trabalho como princípio educativo na perspectiva do trabalhador. Analise os trechos abaixo e assinale a alternativa que indica aquele(s) que está/estão relacionado(s) com o enunciado da questão:

I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho.

II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania.

III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho.

  • A. somente a I está correta
  • B. somente a II está correta
  • C. somente a III está correta
  • D. somente a I e II estão corretas
  • E. somente a II e III estão corretas

Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.

O conjunto de elementos sociais, culturais e psicológicos que compõe o retrato da escola denomina-se cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.

Temas transversais são assuntos escolhidos pela comunidade escolar a serem abordados em aulas especiais, que, em regra, acontecem em horário distinto do das aulas regulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.

O estímulo à capacidade de aplicação, na vida prática, dos conceitos aprendidos na escola é uma característica da qualidade social do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.

Educação de qualidade é a que garante ao aluno ótimo rendimento em provas oficiais como os vestibulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...