Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na educação a distância, há dois tipos de docentes o professor autor e o professor tutor. Essa é uma das características que diferencia o curso a distância do curso presencial. Cada um desses profissionais desempenha um papel específico no sistema de educação a distância. A respeito desse tema, julgue o itens que se seguem.
A postura de um tutor da educação a distância em relação ao apoio à aprendizagem é totalmente diversa da de um professor da modalidade presencial.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
O papel do professor é o de dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
Ao professor cabe planejar, estruturar e controlar os meios pelos quais se deseja atingir os objetivos propostos. Essa é uma característica da educação tradicional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, relativos às tendências pedagógicas.
A valorização da escola como difusora do saber, como polo de apropriação da sociedade democrática, é característica da tendência crítico-social dos conteúdos.
No Caderno do Gestor, volume 3, de 2009, destaca-se a importância das reuniões finais de conselhos de classe e série para a reflexão sobre o que de fato aconteceu durante o ano e para a projeção das ações para o próximo ano. Diferentes da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), os conselhos de classe e série
precisam identificar a situação de cada aluno para definir os que prosseguirão na série subsequente.
têm que oferecer condições para que os alunos tenham garantida a promoção automática.
precisam refletir sobre o seu papel com vistas a identificar os responsáveis pelo fracasso dos alunos.
têm que avaliar se a escola atingiu bons resultados e encaminhar os casos mais críticos para recuperação final.
têm status próprio que lhes confere o poder decisório de interferir na Proposta Pedagógica da escola.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Um supervisor diz estar tranquilo em relação às suas funções, pois já tem preparado vários projetos relacionados à educação para o trânsito, o que facilita resolver as situações problemas que surgem nas comunidades. Quanto a isso não precisa mais se preocupar. Tal atitude OPÕE-SE a qual das afirmações abaixo:
Todo projeto deve ser original e adequado às características próprias de uma realidade específica.
Todo projeto pode ser usado em diversas realidades sem considerar as características de cada uma.
Os projetos de trabalho são transferíveis a qualquer realidade que apresenta algum tipo de problema.
Tanto os projetos simples de pouca duração quanto os mais complexos são planos aplicáveis em qualquer situação semelhante.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Uma dimensão imprescindível para que o trabalho com projetos sociais alcance com êxito seus objetivos é a participação caracterizada principalmente por uma construção coletiva. Neste sentido, a participação está intimamente relacionada a:
I. Uma dinâmica responsável que visa à busca da melhoria de qualidade de vida ou do bem estar social.
II. Ajuda necessária como simples colaboração sem muito comprometimento com a finalidade proposta.
III. Ampliar as amizades para sentir-se bem no grupo de trabalho, motivados por interesses subjetivos.
IV. Partilha entre diversos participantes, interligando suas funções em busca dos mesmos objetivos.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, III e IV.
II, III e IV.
II e III.
I e IV.
A proposta da pesquisa participante nasce na década de 1970, com a intensificação dos movimentos populares, juntamente com outras concepções de ciência que emergiram, procurando interpretar a realidade a partir de concepções superadoras da ciência tradicional. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A proposta da pesquisa participante vai de encontro ao conhecimento popular que, restrito ao senso comum, não possui validade científica.
O objetivo da pesquisa participante é propiciar aos grupos populares entendimento de seus problemas, para que eles possam percebê-los e levantar alternativas que vão ao encontro de seus interesses.
Na pesquisa participante, o processo educativo atinge a equipe envolvida, e pesquisadores e participantes interagem na dialética do processo. Assim, tornam-se, ambos, objetos do conhecimento.
Os grupos populares são os objetos de estudo da pesquisa participante e, como tal, são passivos frente ao processo de geração e de produção do conhecimento científico.
Nos ambientes escolares, a pesquisa participante não é muito utilizada, em virtude de suas características de envolvimento do pesquisador no processo de pesquisa.
O coletivo não significa "todos fazerem a mesma coisa"; é possível identificar competências específicas para cada membro da equipe. A respeito da organização do trabalho na escola pública, assinale a alternativa incorreta.
A administração e a coordenação pedagógica de curso, período, turmas, áreas e projetos etc. são atividades exclusivas dos pedagogos na gestão do projeto pedagógico.
A coordenação de curso, de períodos e outras atuações de liderança podem ser exercidas por professores de diversas áreas. Já a coordenação de projetos não é possível ser estabelecida a priori, ela depende do projeto.
O supervisor precisa ter uma formação pedagógica que o capacite a auxiliar nas tarefas dos professores, no ato de ensinar, de modo que os alunos consolidem seus conhecimentos.
Os conhecimentos pedagógicos têm sido desenvolvidos explícita, intencional e sistematicamente nos cursos que formam pedagogos. Portanto, a presença destes na Escola é imprescindível como forma de propiciar os conhecimentos pedagógicos necessários para a escola.
O pedagogo tem um importante papel na organização racional do processo de ensino e na garantia da perpetuação deste nos sistemas, de forma a consolidar o projeto político-pedagógico na educação escolar.
Diversos projetos estão sendo aplicados e vêm surgindo a cada dia por todo o país. Muitos com vários aspectos em comum, outros nem tanto. A orientação profissional muitas vezes transcende o espaço da escola, de modo que centros e institutos especializados propõem-se a realizar trabalhos de orientação profissional, muitas vezes inacessível a estudantes de situação econômica desfavorável. A respeito da orientação profissional na perspectiva da emancipação, assinale a alternativa correta.
A orientação profissional deve desconsiderar as dificuldades presentes no contexto do indivíduo, ou seja, dificuldades que a realidade lhe apresenta independentemente de sua própria vontade ou da vontade do orientador para proporcionar uma nova realidade ao estudante.
O processo de orientação profissional é dinâmico, no sentido de que o indivíduo experimenta um período no qual terá oportunidade de vivenciar o seu processo de escolha de modo automático, descontextualizado e elaborado por meio de testes e induções.
A necessidade de orientação profissional faz-se presente justamente por haver uma desorientação, uma falta de clareza por parte do aluno com relação a qual caminho seguir. Nesse sentido, a realização pessoal não é algo que deve ser buscado para que se supere o risco de uma possível frustração profissional.
Uma orientação profissional comprometida com a vida do sujeito deve procurar enxergar e lidar com a realidade. Esse é o meio para superar as dificuldades, encontrar uma síntese diante da complexidade, e não apenas submeter o indivíduo às limitações da realidade.
Diversos testes de sondagem de interesses e de aptidões espalham-se por espaços informativos. A facilidade com que tais testes são encontrados na Internet é representativo disso. Mediante esse contexto, a orientação profissional torna-se desnecessária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...