Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma nova pedagogia do trabalho se configurou com a automatização, que demanda

  • A.

    qualificação definida pela natureza da tarefa e determinada por conhecimentos científicos e tecnológicos específicos, bem como habilidades psicofísicas e modos operacionais.

  • B.

    atendimento a uma divisão social e técnica do trabalho, marcada por fronteiras entre as ações instrumentais e intelectuais, em decorrência de relações de classe definidas para determinar funções.

  • C.

    padronização de tempos e movimentos, tendo em vista a qualidade, por meio de ações de planejamento destacadas do processo de produção e mediadas pela equipe de gestão de pessoas.

  • D.

    conhecimentos mais abrangentes dos campos da ciência presentes no processo produtivo, com ênfase na competência potencial para usar conhecimentos teóricos e para resolver problemas práticos.

  • E.

    ênfase ora nos conteúdos, ora nas atividades, a partir de uma concepção positivista de ciência, fundamentada na lógica formal e comprometida com uma relação que integre conteúdo e método.

Os programas de trainees estão sendo fortemente utilizados nas organizações para promover aprendizagem. São considerações pertinentes sobre esse tipo de programa, EXCETO a que explica que os

  • A.

    participantes recebem treinamento planejado e contínuo, ministrado por profissionais de alto nível da empresa.

  • B.

    integrantes participam ativamente de atividades previ- amente estabelecidas, enquanto são continuamente monitorados e avaliados.

  • C.

    programas são geralmente voltados para universitários recém-formados ou no último ano da graduação.

  • D.

    membros do programa são analisados quanto às suas possibilidades de vinculação com a empresa, sua cultura e quanto a seu potencial de desenvolvimento.

  • E.

    treinandos são posicionados, após a sua formação e desenvolvimento, em determinados postos iniciais do quadro de carreiras da empresa.

Acerca do relacionamento interpessoal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A eficiência dos educadores nada tem que ver com a eficiência dos gestores, que são responsáveis por criar uma boa equipe de trabalho, o que não interfere no trabalho de sala de aula.

  • B.

    Todo gestor deve se interessar pelo professor, criando condições favoráveis para o trabalho. O bom gestor é aquele que influencia as atitudes dos outros por suas ideias e ações, por meio da verificação e do controle da produtividade dos membros do grupo.

  • C.

    O psicólogo e o orientador educacional são os únicos responsáveis pela criação de equipes cooperativas de trabalho na escola, e isso independe das ações de gestão.

  • D.

    Na maioria das escolas, os gestores administram em um ambiente autocrático, onde os líderes e os coordenadores utilizam o poder coercitivo, decidindo o que o grupo deve fazer e como fazer. Nesse ambiente, surgem mais hostilidades, rivalidades e agressividades do que cooperação.

  • E.

    O orientador educacional não deve se preocupar com a gestão da escola, pois sua função está direcionada ao atendimento ao aluno, à família e ao professor.

Um dos métodos adotados pelas organizações contemporâneas para a promoção da aprendizagem e de desenvolvimento de pessoas é a atribuição de comissões, que consiste em

  • A.

    oferecimento de cursos e seminários para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades conceituais e analíticas na forma presencial ou na modalidade a distância.

  • B.

    oportunidade de participação de equipes temporárias de trabalho que compartilhem da tomada de decisões, gerando aprendizado pela observação dos outros e pela pesquisa de problemas específicos.

  • C.

    técnica de treinamento em que o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em determinados projetos ou em outros departamentos da organização.

  • D.

    trabalho provisório sob a supervisão de um profissional bem-sucedido em diferentes áreas da empresa, atuando como assistente para desempenhar diversas tarefas delegadas, com prazo de execução.

  • E.

    desenvolvimento de centros internos para expor os colaboradores a exercícios realísticos, tendo em vista a melhoria de habilidades pessoais, como no caso das universidades corporativas.

Quando se fala em orientação educacional, inúmeros conceitos vêm à tona. Acredita-se que houve duas fases: inicialmente, uma fase romântica, em que se achava que a orientação resolvia todos os problemas dos alunos. Outra fase foi chamada objetiva; nesta, a orientação seria uma prestadora de serviços, de várias ordens e que não permitiria que os alunos tivessem problemas. Acerca do papel do orientado na atualidade, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O passado nos mostra a orientação educacional com um conceito terapêutico psicologizante, que não se aplica na perspectiva sócio-histórica.

  • B.

    Não é papel do orientador educacional voltar-se para o indivíduo e chegar a uma orientação coletiva, participativa e contextualizada.

  • C.

    O foco da orientação educacional é o ajuste do aluno à escola, a família ou a sociedade e não a formação do cidadão.

  • D.

    O orientador educacional, para compreender e ajudar o aluno, não precisa levar em consideração seu próprio contexto, sua cultura e seus valores.

  • E.

    A orientação está sempre a favor da escola, aconselhando o aluno no cumprimento das regras de procedimento.

O treinamento por competências tem seu ponto de partida em um(a)

  • A.

    projeto de mudança que vise às atitudes proativas, a fim de que se transformem em reativas.

  • B.

    plano de desenvolvimento em que são definidas a aplicação e a condução do programa de treinamento com esse fim.

  • C.

    estabelecimento de informações a serem transmitidas sobre políticas, diretrizes, missão e visão organizacional junto às respectivas competências.

  • D.

    mapeamento prévio das competências essenciais desdobradas por áreas da organização e em competências individuais.

  • E.

    orientação para a situação presente, focalizando o cargo atual de cada funcionário e nos conteúdos que necessitam dominar para o bom desempenho.

Tradicionalmente, o orientador educacional é visto como um profissional cujo papel principal é atuar com os educandos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O papel do orientador educacional não inclui ajuda ao aluno para a tomada de consciência de seus valores e dificuldades no estudo.

  • B.

    Entre as atuações do orientador, o aconselhamento é considerado como a mais importante atividade.

  • C.

    A sondagem de aptidões profissionais dos alunos deve ser realizada por pessoas especializadas, e não pelo orientador.

  • D.

    O aconselhamento familiar é de responsabilidade do psicólogo, e não do orientador.

  • E.

    O aconselhamento pedagógico aos professores deve ser uma das mais importantes ações do orientador educacional.

Por ser um trabalho complexo, a gestão da proposta pedagógica requer a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada a condições concretas da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A gestão democrática se restringe ao discurso da participação, em eleições, assembleias e reuniões.

  • B.

    A autonomia da escola é total e irrestrita, pois os sistemas de ensino não podem determinar as ações realizadas no ambiente escolar.

  • C.

    A gestão da proposta pedagógica independe da coleta de dados para a análise global dos problemas.

  • D.

    A formação continuada dos professores não deve ser princípio norteador da proposta pedagógica.

  • E.

    A participação implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos no cumprimento das responsabilidades compartilhadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...