Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A esse processo a referida autora denomina:

  • A.

    liderança cooperativa;

  • B.

    liderança inovadora;

  • C.

    liderança voltada para a formação;

  • D.

    liderança voltada para a cultura;

  • E.

    N.d.a.

O papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um aluno jamais poderá coordenar um projeto pedagógico.

  • B.

    Os projetos desenvolvidos em sala de aula geralmente contam com a coordenação do professor.

  • C.

    O projeto pedagógico exige que o coordenador seja sempre o diretor da escola.

  • D.

    Um membro da comunidade não deve ser coordenador de um projeto pedagógico, pois sua participação no conselho é apenas como observador.

  • E.

    A pedagogia de projetos propõe que os projetos pedagógicos de sala de aula não tenham coordenador.

Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepões abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?

  • A.

    O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.

  • B.

    A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.

  • C.

    A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.

  • D.

    O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.

  • E.

    Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.

De acordo com vários autores, a educação continuada pressupõe a possibilidade de considerarem-se as múltiplas inter-relações do que se aprende na vida e com o que se aprende na profissão de professor. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O tema da educação continuada é uma área complexa dentro do campo educacional.

  • B.

    A educação continuada é um processo variável conforme a situação. Sua relevância está ligada às possibilidades de auxílio que, necessariamente, deve prestar.

  • C.

    A educação continuada, em um sentido mais estreito, pode ser pensada em ações organizadas para promover auxílio de formação nos aspectos desejados ou detectados como necessários.

  • D.

    A formação continuada independe da formação inicial dos professores; por isso, deve ser realizada exclusivamente na escola.

  • E.

    O uso do termo educação continuada permite que se pense na necessidade de ajuda constante. Como está sempre aprendendo, é preciso que o homem tenha consciência desses processos.

Acerca da cultura organizacional da escola, é correto afirmar que

  • A.

    o termo, bastante utilizado na administração, não se aplica à escola.

  • B.

    o termo recorre aos aspectos formais da organização escolar.

  • C.

    o termo corresponde ao clima organizacional, ambiente da escola.

  • D.

    a cultura organizacional independe dos valores individuais.

  • E.

    o termo diz respeito às características culturais apenas dos professores.

Acerca da supervisão educacional, é correto afirmar que

  • A.

    a função do supervisor educacional deve ser exclusivamente técnica.

  • B.

    o supervisor educacional é um profissional especialista em educação e com função reflexiva, crítica e consciente em todas as direções.

  • C.

    só poderá assumir o papel de supervisor aquele que tiver habilitação em Pedagogia.

  • D.

    a supervisão não pode ser compreendida como uma função educativa.

  • E.

    o papel da supervisão independe das ações traçadas no projeto político-pedagógico da escola.

Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.

I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.

II Alto nível de qualificação e competência profissional.

III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.

IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.

V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.

  • B.

    Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.

  • C.

    O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.

  • D.

    A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.

  • E.

    Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.

Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.

  • B.

    organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.

  • C.

    o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.

  • D.

    as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.

  • E.

    uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a qualificação do pessoal docente apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais; por isso, deverá ser realizada por meio de formação continuada permanente. A respeito da atuação do supervisor educacional na formação continuada, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A educação escolar é reduzida à sala de aula, dispensando a articulação entre os agentes educativos.

  • B.

    De acordo com o PNE, a ação do supervisor educacional deve estar voltada ao atendimento do educando.

  • C.

    O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar.

  • D.

    A formação continuada dos professores deve ser realizada fora do ambiente de trabalho e apenas com cursos de pós-graduação.

  • E.

    Ao supervisor educacional não cabe a responsabilidade de formação continuada, pois sua função é técnica e restrita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...