Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A esse processo a referida autora denomina:
liderança cooperativa;
liderança inovadora;
liderança voltada para a formação;
liderança voltada para a cultura;
N.d.a.
O papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Um aluno jamais poderá coordenar um projeto pedagógico.
Os projetos desenvolvidos em sala de aula geralmente contam com a coordenação do professor.
O projeto pedagógico exige que o coordenador seja sempre o diretor da escola.
Um membro da comunidade não deve ser coordenador de um projeto pedagógico, pois sua participação no conselho é apenas como observador.
A pedagogia de projetos propõe que os projetos pedagógicos de sala de aula não tenham coordenador.
Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepões abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?
O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.
A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.
A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.
O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.
Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.
De acordo com vários autores, a educação continuada pressupõe a possibilidade de considerarem-se as múltiplas inter-relações do que se aprende na vida e com o que se aprende na profissão de professor. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
O tema da educação continuada é uma área complexa dentro do campo educacional.
A educação continuada é um processo variável conforme a situação. Sua relevância está ligada às possibilidades de auxílio que, necessariamente, deve prestar.
A educação continuada, em um sentido mais estreito, pode ser pensada em ações organizadas para promover auxílio de formação nos aspectos desejados ou detectados como necessários.
A formação continuada independe da formação inicial dos professores; por isso, deve ser realizada exclusivamente na escola.
O uso do termo educação continuada permite que se pense na necessidade de ajuda constante. Como está sempre aprendendo, é preciso que o homem tenha consciência desses processos.
Acerca da cultura organizacional da escola, é correto afirmar que
o termo, bastante utilizado na administração, não se aplica à escola.
o termo recorre aos aspectos formais da organização escolar.
o termo corresponde ao clima organizacional, ambiente da escola.
a cultura organizacional independe dos valores individuais.
o termo diz respeito às características culturais apenas dos professores.
Acerca da supervisão educacional, é correto afirmar que
a função do supervisor educacional deve ser exclusivamente técnica.
o supervisor educacional é um profissional especialista em educação e com função reflexiva, crítica e consciente em todas as direções.
só poderá assumir o papel de supervisor aquele que tiver habilitação em Pedagogia.
a supervisão não pode ser compreendida como uma função educativa.
o papel da supervisão independe das ações traçadas no projeto político-pedagógico da escola.
Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.
I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.
II Alto nível de qualificação e competência profissional.
III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.
IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.
V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.
Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.
O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.
A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.
Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.
Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.
organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.
o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.
as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.
uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.
Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a qualificação do pessoal docente apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais; por isso, deverá ser realizada por meio de formação continuada permanente. A respeito da atuação do supervisor educacional na formação continuada, assinale a alternativa correta.
A educação escolar é reduzida à sala de aula, dispensando a articulação entre os agentes educativos.
De acordo com o PNE, a ação do supervisor educacional deve estar voltada ao atendimento do educando.
O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar.
A formação continuada dos professores deve ser realizada fora do ambiente de trabalho e apenas com cursos de pós-graduação.
Ao supervisor educacional não cabe a responsabilidade de formação continuada, pois sua função é técnica e restrita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...