Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.
2Para garantir um ambiente acolhedor, todos os conflitos entre as crianças devem ser eliminados, uma vez que a presença de conflitos dificulta a relação afetiva entre professor e aluno.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.
A organização do mobiliário em sala de aula deve ser mantida, a despeito das diferentes atividades pedagógicas realizadas pelos alunos, visto que a mudança de disposição do mobiliário pode ser um fator gerador de desordem, ocasionando estresse nas crianças.
Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª acerca das relações entre descrições de conceitos abordados nos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) e os conceitos:
A sequência está correta em:
3, 2, 4, 1, 2, 2
3, 1, 2, 1, 4, 1
2, 1, 4, 3, 2, 4
4, 3, 1, 2, 4, 3
2, 3, 1, 4, 2, 4
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.
Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.
O plano da escola é o plano pedagógico e administrativo da unidade, em que se explicitam a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, as diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação do plano e a estrutura organizacional e administrativa.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção que melhor expressa as idéias do texto acima.
O professor deve ser bem preparado nas teorias vigentes para enfrentar as situações de sala de aula de forma reflexiva e com segurança de suas ações.
O conhecimento que o professor deve adquirir vai além das regras, fatos e teorias preestabelecidos pela investigação científica.
As capacidades de reflexão-ação dependem da assimilação de conhecimentos acadêmicos para depois chegar à prática de sala de aula.
É a racionalidade técnica que possibilitará a correta aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação profissional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta.
A formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo que mantém princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns.
A formação de professores se dá naquilo que se denomina formação inicial; o que foge desse nível não proporciona resultados favoráveis à educação.
A reciclagem é a única forma de proporcionar mudanças na formação inicial, pois é a partir dela que se dá o desenvolvimento profissional dos professores.
Formação em serviço é o termo que mais bem define formação continuada, pelo fato de proporcionar a indagação reflexiva sobre a força de mudança que o professor pode ter.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios com vistas à construção de uma identidade que é ao mesmo tempo pessoal e profissional. Julgue os itens a seguir, acerca da formação docente.
I A formação se constrói por meio da acumulação de cursos.
II O processo de formação depende dos recursos educativos, mas não pode se deixar controlar somente pela pedagogia.
III É preciso dar à práxis um lugar especial na produção do saber.
IV O trabalho de formação continuada deve estar centrado na pessoa do professor e nos processos de aprendizagem.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.
A pesquisa participante pode ser um instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O conselho de classe é a instância que permite o acompanhamento dos alunos visando um conhecimento mais minucioso da turma e do desempenho do professor. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
É o responsável pela elaboração do projeto pedagógico e do delineamento das ações educativas da escola.
A função primordial desse conselho não é a pedagógica, mas a administrativa pois sua função está voltada para avaliação e delineamento de ações de gestão.
Esse conselho tem como um dos objetivos o aprimoramento do diagnóstico dos problemas e das dificuldades visando o aconselhamento do aluno.
Visa a pesquisa e aprimoramento técnico dos profissionais da educação como forma de educação continuada no ambiente escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.
A reciprocidade entre pesquisadores e pessoas ou grupos, objeto da investigação, permite uma análise mais acurada dos fatos, que pode provocar a geração de um fato novo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...