Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.

2Para garantir um ambiente acolhedor, todos os conflitos entre as crianças devem ser eliminados, uma vez que a presença de conflitos dificulta a relação afetiva entre professor e aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

A organização do mobiliário em sala de aula deve ser mantida, a despeito das diferentes atividades pedagógicas realizadas pelos alunos, visto que a mudança de disposição do mobiliário pode ser um fator gerador de desordem, ocasionando estresse nas crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª acerca das relações entre descrições de conceitos abordados nos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) e os conceitos:

A sequência está correta em:

  • A.

    3, 2, 4, 1, 2, 2

  • B.

    3, 1, 2, 1, 4, 1

  • C.

    2, 1, 4, 3, 2, 4

  • D.

    4, 3, 1, 2, 4, 3

  • E.

    2, 3, 1, 4, 2, 4

O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência – através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.

Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.

O plano da escola é o plano pedagógico e administrativo da unidade, em que se explicitam a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, as diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação do plano e a estrutura organizacional e administrativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que melhor expressa as idéias do texto acima.

  • A.

    O professor deve ser bem preparado nas teorias vigentes para enfrentar as situações de sala de aula de forma reflexiva e com segurança de suas ações.

  • B.

    O conhecimento que o professor deve adquirir vai além das regras, fatos e teorias preestabelecidos pela investigação científica.

  • C.

    As capacidades de reflexão-ação dependem da assimilação de conhecimentos acadêmicos para depois chegar à prática de sala de aula.

  • D.

    É a racionalidade técnica que possibilitará a correta aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação profissional.

De acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta.

  • A.

    A formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo que mantém princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns.

  • B.

    A formação de professores se dá naquilo que se denomina formação inicial; o que foge desse nível não proporciona resultados favoráveis à educação.

  • C.

    A reciclagem é a única forma de proporcionar mudanças na formação inicial, pois é a partir dela que se dá o desenvolvimento profissional dos professores.

  • D.

    Formação em serviço é o termo que mais bem define formação continuada, pelo fato de proporcionar a indagação reflexiva sobre a força de mudança que o professor pode ter.

Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios com vistas à construção de uma identidade que é ao mesmo tempo pessoal e profissional. Julgue os itens a seguir, acerca da formação docente.

I A formação se constrói por meio da acumulação de cursos.

II O processo de formação depende dos recursos educativos, mas não pode se deixar controlar somente pela pedagogia.

III É preciso dar à práxis um lugar especial na produção do saber.

IV O trabalho de formação continuada deve estar centrado na pessoa do professor e nos processos de aprendizagem.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.

A pesquisa participante pode ser um instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conselho de classe é a instância que permite o acompanhamento dos alunos visando um conhecimento mais minucioso da turma e do desempenho do professor. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    É o responsável pela elaboração do projeto pedagógico e do delineamento das ações educativas da escola.

  • B.

    A função primordial desse conselho não é a pedagógica, mas a administrativa pois sua função está voltada para avaliação e delineamento de ações de gestão.

  • C.

    Esse conselho tem como um dos objetivos o aprimoramento do diagnóstico dos problemas e das dificuldades visando o aconselhamento do aluno.

  • D.

    Visa a pesquisa e aprimoramento técnico dos profissionais da educação como forma de educação continuada no ambiente escolar.

Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.

A reciprocidade entre pesquisadores e pessoas ou grupos, objeto da investigação, permite uma análise mais acurada dos fatos, que pode provocar a geração de um fato novo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...