Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Para acompanhar a gestão democrática em uma instituição escolar, existe um importante órgão com funções específicas para tal. Trata-se do (da)
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.
A pesquisa participante é uma metodologia que se limita a levantamento de dados e elaboração de relatórios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
A concepção de escola como instituição responsável pela transformação social fundamenta-se no pensamento positivista.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.
O conjunto de elementos sociais, culturais e psicológicos que compõe o retrato da escola denomina-se cultura organizacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A formação continuada dos profissionais da escola
consiste na certificação profissional para o exercício da docência.
independe da política da instituição escolar e de seu projeto pedagógico.
consiste na atualização permanente do profissional visando à transformação da realidade.
compreende atividades de estudo e pesquisa independentes da experiência docente.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na organização do trabalho pedagógico, a escola pública da atualidade deve promover
o desenvolvimento de projetos independentes do contexto sociocultural da comunidade local.
a avaliação permanente do trabalho didático-pedagógico em um processo de ação-reflexão-ação.
reuniões com a prefeitura do município para identificar os problemas da comunidade local.
a execução de projeto político-pedagógico elaborado pela secretaria de educação local.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A pesquisa participante
busca a plena participação da comunidade na análise de sua realidade, com objetivo de promover a participação social em benefício da própria comunidade.
está voltada para o processo de geração de conhecimento científico, visando à fundamentação teórica das ações educativas.
centra a atenção nos processos metodológicos e nas técnicas de pesquisa.
exige que o pesquisador se distancie da realidade para garantir a neutralidade científica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista os tipos de liderança e suas características, assinale a opção correta.
A liderança autoritária caracteriza-se pelo debate entre todos os elementos do grupo, que fixa metas e objetivos.
O líder democrático, cuja postura é essencialmente diretiva, dá instruções concretas, de forma a evitar problemas.
O líder liberal determina as funções, facilitando o processo de gestão, que é direcionado para a resolução de conflitos.
Na liderança liberal, o líder deixa que o grupo tome suas próprias decisões, não havendo imposição de regras.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à concepção e à prática de supervisão recomendadas na atualidade, assinale a opção correta.
O trabalho do supervisor deve estar centrado no controle do trabalho docente.
O supervisor deve agir como mediador das práticas docentes.
É atribuição do supervisor a aplicação de provas aos alunos da escola, para avaliar o trabalho docente.
O supervisor não deve participar da construção do projeto político-pedagógico da escola, mas deve acompanhar sua execução.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da educação continuada dos profissionais de escola.
A experiência docente é um elemento irrelevante para a organização de um projeto de formação continuada do profissional reflexivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...