Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O grupo não pode abrir mão de ouvir os diferentes sujeitos. É necessário conhecer as pessoas, senti-las e compreendê-las, deixando emergir as divergências e os conflitos, não os negando, mas criando condições para que todos se sintam pertencendo ao grupo. Cabe à ação supervisora

  • A.

    participar coletivamente da construção de alternativas que articule a educação aos demais processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais democráticas.

  • B.

    organizar seu trabalho em cada instituição educacional por meio de criterioso acompanhamento administrativo junto à direção.

  • C.

    procurar não intervir no trabalho coletivo da instituição educacional, para que a Equipe Técnica conquiste sua autonomia.

  • D.

    organizar o trabalho de cada profissional da unidade educacional, para que todos possam atuar de forma harmoniosa e eficiente.

  • E.

    orientar a direção da instituição educacional na difícil tarefa de constituição de espaços grupais e de definir os papéis que cada funcionário deve desempenhar na escola.

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

Sendo o professor o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem, compete a ele avaliar e opinar sobre o rendimento dos seus alunos. Ao conselho de classe cabe acatar as opiniões do professor, corroborando as decisões tomadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tradição antropológica da pesquisa participante fez com que a investigação etnográfica fosse absorvida no campo da educação. Assinale a opção que não caracteriza o modelo de pesquisa participante:

  • A.

    a disponibilidade de o pesquisador de permanecer no campo por muito tempo para obter dados da cultura em estudo;

  • B.

    o pesquisador não necessita de um treinamento prévio para desenvolver o trabalho de campo, prevalecendo sua intuição;

  • C.

    o observador deve ter como instrumento um diário de campo para registro dos dados;

  • D.

    por meio da pesquisa participante o pesquisador observa as manifestações culturais e as reações psicológicas dos membros do grupo;

  • E.

    a pesquisa participante deve estar desprovida de qualquer sentimento etnocêntrico.

Os Portais de Informação Empresariais (EIPs) estão sendo implantados nas empresas para atender à necessidade de ampliar a eficiência operacional. Neste sentido, os EIPs devem estar interligados através de bancos de dados, que forneceriam dados para aumentar a eficiência da empresa.
No segmento educacional o EIP deve ter os seguintes requisitos:

  • A.

    precisará ter um portal de informações para ser aberto pelos diretores e colher dados relevantes, independentes do "login"da cada um;

  • B.

    precisará ter ferramentas inteligentes e aplicativos para somente armazenar informações relevantes, sem que para isso se acesse o word wide web (www);

  • C.

    precisará ter elementos de um portal de informações para ser capaz de organizar o acesso a documentos, conectando as pessoas, às informações;

  • D.

    precisará ter disponíveis os relatos e documentos textuais da escola, independentes do "login" de cada usuário;

  • E.

    precisará conter um mecanismo para leitura dos dados que permita acesso ao "login" do gestor.

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

Uma escola que prepare moral e intelectualmente seus alunos para assumirem posições na sociedade, focando seus conteúdos nos valores sociais acumulados pelas gerações adultas, desvinculando-os dos problemas sociais, atende às necessidades da sociedade democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os programas de capacitação no trabalho procuram o aperfeiçoamento educacional e a melhoria da qualidade de ensino. A realização desse programa deve ser planejada para que se possa atingir os seus objetivos.
Em relação ao desenvolvimento do planejamento de capacitação no trabalho, não está correto que:

  • A.

    deve-se identificar os problemas como desafios e tomar decisões adequadas;

  • B.

    deve-se considerar somente a cultura dos participantes e a natureza dos conteúdos;

  • C.

    deve-se consultar os participantes a respeito de seu entendimento sobre o programa;

  • D.

    deve-se oportunizar aos participantes a aplicação de seus conhecimentos e as habilidades correspondentes;

  • E.

    deve-se envolver os participantes na apresentação de conceitos, idéias e estratégias.

Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na proposta democrático-participativa de gestão escolar, existe uma articulação entre todas as pessoas que se relacionam com a escola (pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral) no acompanhamento das ações e nas avaliações sistemáticas, nas quais todos avaliam e são avaliados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O funcionamento das escolas depende de líderes eficazes que concentrem seus esforços e energias em liberar o potencial escondido em cada um. A liderança delegada tem como características:

  • A.

    ouvir, consultar e apoiar ativamente os integrantes da equipe gestora que têm oportunidade de influenciar na decisão;

  • B.

    envolver os integrantes da equipe no processo decisório, concordando em mudar de opinião de acordo com a decisão do grupo;

  • C.

    agir com elogios para levantar a confiança e a motivação dos liderados, tomando suas próprias decisões, depois de considerar o interesse dos integrantes equipe;

  • D.

    dizer claramente o que deve ser feito e proporcionar as orientações de como realizar as tarefas, valendo-se de formas autocráticas de decidir;

  • E.

    basear-se em objetivos desafiadores para comandar a equipe, influenciando no processo de decisão; sugerir alternativas, embora as decisões finais sejam do grupo gestor.

Estudos recentes mostram que ações mais efetivas para a formação docente ocorrem em processos de profissionalização continuada. Essa formação continuada deve conter:

  • A.

    os saberes da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos;

  • B.

    os saberes práticos na escola para otimizar a formação do professor;

  • C.

    os saberes trabalhados somente na dimensão procedimental;

  • D.

    os saberes que não precisam levar em conta a experiência, mas enfatizam unicamente o conhecimento específico da área de atuação;

  • E.

    os saberes trabalhados, voltados unicamente para dimensão atitudinal.

Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O exercício profissional do professor inclui as três atribuições seguintes: a docência, a atuação na gestão e organização da escola e a produção de conhecimento pedagógico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...