Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.
A organização hieráquica do processo de comunicação em uma instituição não interfere nas questões de interação de grupos ou equipes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.
As divergências, os conflitos e os interesses pessoais devem ser desconsiderados na tomada de decisões em grupos que se propõem à realização do trabalho coletivo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da comunicação organizacional e da interação grupal, julgue os itens seguintes.
Segundo a perspectiva crítica, a comunicação é considerada pelas classes dirigentes como um instrumento de dominação para cooptar interesses dos trabalhadores.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O trabalho coletivo na escola deve levar em consideração as seguintes ações:
I aprender a participar ativamente de um grupo de trabalho;
II desenvolver capacidade e habilidades de liderança;
III compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares;
IV conhecer, informar-se, dominar o conteúdo da discussão para ser participante atuante e crítico.
Essas ações são características próprias
de todos os profissionais que pretendam atuar na área de educação.
exclusivamente dos professores que atuam na área de educação.
exclusivamente dos diretores que atuam na área de educação, visto que eles exercem cargo de alto nível de complexidade.
de qualquer profissional, independentemente do cargo ou função que exerça.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Determinada secretaria estadual de educação promoveu um programa de formação continuada para os professores da rede pública de ensino. Organizado por grupos de estudos compostos pelos professores de cada escola, o programa contava com a mediação de um tutor para colaborar na organização dos temas a serem estudados.
Esse modelo de formação continuada é denominadoPedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca da comunicação organizacional e da interação grupal.
No modelo interpretativo, a comunicação é considerada um instrumento de dominação para cooptar interesses dos trabalhadores.
A comunicação é considerada como um comportamento que pode ser medido, padronizado e classificado no modelo tradicional.
No modelo crítico, a comunicação é tida como processo de construção das realidades organizacionais.
A comunicação tem a função de transferência de informação sem ruídos no modelo transacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca da pesquisa participante como elemento da organização do trabalho pedagógico.
As concepções teóricas que nortearão a pesquisa devem ser estabelecidas pelo responsável e comunicadas aos demais participantes.
O uso dos conhecimentos produzidos academicamente não é uma preocupação da pesquisa participante para superar as tensões.
A pesquisa participante busca, desde a sua concepção, a solução de problemas coletivos de uma instituição ou de grupos específicos.
Os pesquisadores desse tipo de trabalho devem estabelecer relações comunicativas, porém sem muito envolvimento com o contexto pesquisado para propiciar a neutralidade.
Ongari e Molina (2003) destacam o fato de que muitas pesquisas acerca da figura profissional da educadora de creche têm sido realizadas objetivando caracterizar o perfil necessário desse profissional. A partir dos resultados da pesquisa, alguns aspectos desse perfil podem ser destacados:
I – ser um profissional com habilidade para organizar conteúdos para ensinar às crianças, preparando-as para o futuro;
II – ser firme, garantindo a disciplina das crianças, já que nessa faixa etária elas ainda não têm as regras sociais internalizadas;
III – saber escolher, a cada momento, as maneiras de se relacionar com as crianças, uma vez que elas mudam a todo instante;
IV – ter a capacidade de acolher todas as crianças, estabelecendo uma relação significativa e afetiva com elas.
Está(ão) correta(s), apenas, o(s) aspecto(s):
Os movimentos que marcam o final do século XX destacam a informação e o conhecimento e trazem o avanço na informatização. No campo do treinamento, domina a área a seguinte tendência:
visão utilitarista, instrumental e pragmática num paradigma racional-burocrático;
busca do desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais;
crescente desvinculação das ações de treinamento ao plano estratégico global das organizações;
ênfase na aquisição de informação, mudança de atitude e desenvolvimento de habilidades cede espaço para o pensamento criativo, a habilidade de aprender a aprender e o preparo para tomada de decisões;
especialistas de gestão passam a enfatizar os dados lógico-quantitativos na formulação de estratégias.
Todas as transformações tecnológicas introduzidas nas empresas atingiram na essência o principal elemento, ou seja, o homem, passando a exigir do trabalhador maior responsabilidade, autonomia e novos conhecimentos. O planejamento de programas de capacitação técnicooperacional só será eficaz se:
I - identificar o quadro de pessoal e contar com uma base segura de dados, atualizada e coletada de todos os postos de trabalho;
II - adotar uma política de treinamento com premissas básicas;
III - utilizar a rede de ensino oficial ou as escolas Senai para suprir a mão-de-obra.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
I e II;
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...