Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Educação Infantil, para que saberes e conhecimentos sejam construídos no campo da formação humana “corpo e linguagem corporal” o profissional de educação deve apresentar a seguinte organização ou postura:

  • A. Propor atividades artísticas e experiências significativas de apreciação estética.
  • B. Possibilitar o acesso das crianças a livros, imagens, filmes.
  • C. Organizar o espaço da sala de aula e do pátio, de forma a privilegiar e favorecer o movimento das crianças.
  • D. Ampliar o conhecimento de mundo da criança por meio do contato com objetos e materiais artísticos.

Na primeira infância, é comum observar atitudes agressivas por parte de bebês. Uma vez observadas estas atitudes, o Auxiliar de Creche deve realizar o seguinte procedimento:

  • A. O Auxiliar de Creche deve revidar com algumas palmadinhas no bebê.
  • B. O Auxiliar de Creche deve conter fisicamente o bebê até que ele pare de tais atitudes.
  • C. O Auxiliar de Creche deve deixar a criança sozinha até que a mesma recupere a capacidade de interlocução.
  • D. Agir naturalmente, sem revidar ou bater, pois o bebê está mostrando descontentamento ou desejo.

Em relação às reuniões pedagógicas, avalie a organização delas nas seguintes instituições:

I. Na escola X as reuniões pedagógicas ocorrem periodicamente e sempre por área, a fim de que o trabalho fique mais articulado. O grupo tem consciência de que deve-se evitar a fragmentação.

II. A escola Y, a fim de garantir o vigor das reuniões e qualificar o trabalho coletivo, sistematiza as reflexões manifestadas através do registro. O grupo tem consciência de que na ausência do registro não se avança, volta-se sempre às mesmas questões.

III. A escola W sempre organiza as reuniões de forma que em uma semana a responsabilidade é da direção, em outra da supervisão, em outra dos professores, etc. O grupo tem consciência da importância de buscar textos para a reunião e dinâmicas diversificadas, independente de qualquer vínculo com a caminhada que o coletivo vem fazendo.

A respeito das reuniões pedagógicas, assinale a opção CORRETA:

  • A. Somente a escola W procede corretamente.
  • B. Todas as escolas procedem corretamente.
  • C. Apenas a escola Y procede corretamente.
  • D. Somente a escola X procede equivocadamente.
  • E. Nenhuma das escolas procede adequadamente.

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. I, IV e V.

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

  • A. o acesso e a qualidade da educação resultam da participação e da possibilidade de democracia nos mecanismos de gestão educacional.
  • B. a escola pública é uma oportunidade que o Estado oferece à população garantindo ao indivíduo ingressar na vida produtiva do país.
  • C. o projeto político pedagógico voltado a uma educação de qualidade deve ser elaborado pela equipe gestora da escola, pois é formada por especialistas do ensino.
  • D. o projeto educativo da escola precisa estar organizado para atender os alunos que têm capacidade de adquirir conhecimento.
  • E. a qualidade da educação depende da capacidade dos professores elaborarem um projeto pedagógico detalhado no qual se privilegiem o mérito e a dedicação dos alunos.

A educação, por ser planejada, deve ser tratada como uma organização de agrupamentos humanos intencionalmente constituídos. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens. Avaliação dos processos de resultados é uma fase posterior ao período previsto para o planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue os itens que se seguem. Uma das características da pesquisa-ação é permitir que o pesquisador atue como observador participante, por meio de intervenções no campo pesquisado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue os itens que se seguem. Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...