Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise a seguinte situação hipotética: “ao iniciar o ano escolar, os docentes da escola X foram convocados para uma reunião para início dos trabalhos letivos. A maioria dos docentes eram novatos na instituição e no sistema. Assim foram informados acerca das incumbências do estabelecimento e dos docentes de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.” Relacione adequadamente as funções a seguir, considerando (1) para Estabelecimentos e (2) para Docentes.

( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

( ) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

( ) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento

. ( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

( ) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 2, 2, 2, 1.
  • B. 1, 2, 2, 2, 2, 1.
  • C. 2, 2, 1, 1, 2, 2.
  • D. 1, 1, 2, 1, 2, 2.

Considerando o exposto, a escola deve ser, EXCETO:

  • A. Pluralista, porque admite e respeita correntes de pensamento divergentes.
  • B. Humanista, por identificar o sujeito histórico como foco do processo educativo.
  • C. Consciente de seu papel político como instrumento para a emancipação e desalienação dos trabalhadores, condição para a transformação social.
  • D. Condutora de seus alunos a adaptarem-se ao contexto cultural vigente, tido como referência do modelo, sem contudo incentivar à colaboração entre pares e à democracia nas tomadas de decisões.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se como um grupo de professores com atribuições acadêmicas sobre o projeto pedagógico do curso. Acerca do NDE, assinale a alternativa correta.

  • A. O NDE é o colegiado de curso que toma decisões e as encaminha ao conselho superior para apreciação e aprovação.
  • B. Uma das atribuições do NDE é zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação.
  • C. O NDE tem o mesmo poder de decisão que o conselho superior de uma instituição pública de ensino superior.
  • D. Cabe ao NDE organizar a gestão acadêmica da instituição de ensino superior, estabelecendo objetivos e planejando e alocando recursos.
  • E. O NDE é composto pela totalidade dos professores do curso que representa.

O Conselho de Classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Visa possibilitar a educação continuada dos educadores com vista à melhoria da aprendizagem dos educandos.
  • B. É o responsável pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a delineação de todas as ações pedagógicas da escola.
  • C. Sua função primordial não é pedagógica, mas, principalmente, administrativa e técnica com estruturação das ações de gestão na escola.
  • D. A finalidade primeira dos conselhos é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas quanto aos docentes.

No ambiente escolar, em relação à prática de planejamento e avaliação escolares, é importante criar condições para que as crianças também possam manifestar suas opiniões sobre esses processos. Esse cuidado pode sinalizar qualidade na educação ofertada. De tal modo, este fato pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social.
  • B. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo.
  • C. Planejamento, acompanhamento e avaliação.
  • D. Condições de trabalho adequadas.

É importante que o Regimento Escolar preveja ao aluno a perspectiva de ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e permanência no estabelecimento de ensino. Assim sendo, no âmbito deste documento, tal medida constitui:

  • A. Um direito do aluno.
  • B. Um dever dos professores, da equipe pedagógica e da direção escolar.
  • C. Um direito dos pais ou responsáveis por alunos matriculados na escola.
  • D. Uma sanção específica a ser aplicada aos docentes.

A necessidade de formação continuada nas organizações está entre o nível de eficiência atual e o nível de eficiência desejada. O objetivo principal da formação continuada dos profissionais, nas organizações, é eliminar essa diferença. Sendo assim, a primeira etapa é:

  • A. definir os objetivos da ação de formação continuada.
  • B. estabelecer as diretrizes para a ação de formação continuada.
  • C. diagnosticar quais são as reais necessidades de formação continuada.
  • D. elencar as forças restritivas do ambiente que impedem melhor desempenho profissional.
  • E. reconhecer quais as forças propulsoras para o desenvolvimento da organização.

O espaço escolar é especialmente importante para aprendizagens básicas de saúde. Em relação à saúde, doença, medicação e higiene, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Afastar o aluno das atividades não é uma boa medida, principalmente porque nem sempre resolve a situação.

( ) É estritamente necessário o envio da receita médica para que a medicação possa ser ministrada.

( ) As Ciências Naturais formam profissionais com conhecimentos na prevenção de doenças, prática assistencial e promoção do bem-estar da população.

( ) Tomar algumas medidas, como lavar brinquedos usados por todas as crianças e treinar funcionários, pode ter impacto na redução da transmissão de enfermidades.

A sequência correta é

  • A. V, F, F, V.
  • B. F, F, F, F.
  • C. V, V, V, V.
  • D. F, V, F, V.

Problematizando algumas práticas no cotidiano de creches e de escolas infantis, complete as lacunas:

Cabe à creche ou à escola estabelecer um sistema gradativo de _______________________, o ______________ não deve ser entendido sempre da mesma maneira para cada faixa etária. Os momentos de _____________________ podem ser de stress e tortura se não houver uma introdução cautelosa. É interessante aprender a conhecer os diferentes tipos de ________________ para melhor interpretá-lo, pois existem sutis diferenças.

A sequência correta é

  • A. adaptação, choro, alimentação, sono.
  • B. adaptação, sono, alimentação, choro.
  • C. alimentação, choro, adaptação, sono.
  • D. sono, choro, alimentação, adaptação.

Os caminhos passíveis de serem percorridos em cursos de formação de professores são variados e dependem do entendimento da instituição formadora e de seus mestres sobre o que venha a ser educação básica. Quanto aos currículos que compõem a formação dos professores de educação básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, NÃO se pode afirmar que

  • A. os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
  • B. nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
  • C. na parte diversificada do currículo, será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da direção escolar, dentro das possibilidades da instituição.
  • D. os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...