Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A inclusão escolar está articulada a movimentos sociais mais amplos, que exigem maior igualdade e mecanismos mais equitativos no acesso a bens e a serviços. Ligada a sociedades democráticas, que estão pautadas no mérito individual e na igualdade de oportunidades, a inclusão propõe a restituição da igualdade de tratamento que foi rompida por formas segregadoras de ensino especial e regular.

Analise as afirmativas abaixo e assinale (v) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) A oferta de educação especial, dever constitucional do Município, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais; educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

A sequência correta é

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, V, F, F.

Para Perrenoud, as competências são utilizadas para enfrentar um conjunto de situações complexas, o que implica, também, em uma capacidade de adequação dos saberes. Com relação a esse conceito, é correto afirmar que

  • A. o termo competência é antônimo do termo capacidade.
  • B. competências são capacidades que se apoiam em conhecimentos.
  • C. a competência independe de atitudes e ações.
  • D. o termo competência é sinônimo do termo habilidade.
  • E. as competências não se relacionam com as atualizações de saberes.

O trabalho coletivo na escola deve estar voltado para a construção de um perfil de cidadão, na ótica da educação escolar, que interaja com o processo educativo que ocorre na sociedade como um todo. A respeito da interação grupal no processo do planejamento, assinale a alternativa correta.

  • A. Trabalhar coletivamente é algo a ser conquistado a médio e a longo prazos, exigindo disponibilidade de cada uma das pessoas envolvidas no processo.
  • B. O trabalho coletivo está voltado para ações conjuntas que independem da compreensão da problemática da escola.
  • C. O processo de planejamento não interfere no trabalho em equipe, uma vez que cada pessoa tem seus interesses particulares e estes devem estar acima dos interesses comunitários.
  • D. Para se engajar em um trabalho coletivo em educação, basta compreender os objetivos finais da proposta pedagógica da escola.
  • E. O processo de constituição de equipes será dispensável quando a proposta pedagógica da escola for bem feita e fácil de ser executada.

Acerca da pesquisa participante, assinale a alternativa correta.

  • A. Prega a neutralidade do pesquisador.
  • B. Rejeita a perspectiva neopositivista.
  • C. É cientificista.
  • D. Tem uma postura espontaneísta.
  • E. Nega a relação dialética entre teoria e realidade.

Aquino observa que se prestarmos um pouco de atenção no cotidiano prático das escolas e nos depoimentos de seus protagonistas, podemos perceber que grande parte de suas preocupações, principalmente dos professores, tem muito pouco a ver com seu ofício exclusivo. Na roda-viva do dia a dia, o que mais se ouve é que os alunos apresentam uma série quase incontável de “dificuldades”, que eles não têm “condições” de frequentar determinada série, que lhes faltam “requisitos” para o trabalho escolar, e que suas “carências” são, de certa forma, intransponíveis. Para o autor, acabamos tomando a figura dos “alunos-problema”como impeditivo de nosso trabalho, quando, a rigor, ela poderia/deveria ser:

  • A. Propulsora do planejamento escolar, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação profissional e social do professor.
  • B. Propulsora de nossa ação em sala de aula, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação profissional e social do professor.
  • C. Propulsora de nossa ação em sala de aula, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação inicial e continuada do professor.
  • D. Propulsora do Projeto Político Pedagógico (PPP), vetor ético da intervenção dos gestores e ocasião de formação profissional e social do professor.

Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos. A alfabetização e a formação profissional são eixos de atuação no campo da educação de adultos; a formação continuada, por sua vez, diz respeito ao campo da pedagogia de educação corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ensino médio é orientado por princípios e finalidades que preveem, EXCETO:

  • A. A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.
  • B. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos desde a educação infantil, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • C. O desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • D. A preparação básica para a cidadania e o trabalho, tomado este como princípio educativo, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores.

O Conselho Escolar democrático e participativo possui algumas características, entre elas, EXCETO:

  • A. Está articulado à possibilidade de se gerar uma gestão democrática.
  • B. É espaço público, de inclusão, de igualdade política, de heterogeneidade.
  • C. Favorece a construção das relações hierarquizadas de poder e dominação.
  • D. Cria laços identitários com os diferentes membros da comunidade escolar.

“A construção da autonomia, pela escola, requer a superação de um grande número de dificuldades, tanto de caráter burocrático quanto pedagógico.” Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que são dificuldades que resultam em limitações, tais como

  • A. o autoritarismo que impregnou nossa prática educacional.
  • B. a própria estrutura de nosso sistema educacional que é horizontal.
  • C. a mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles, a capacidade de planejar, governar.
  • D. tipo de liderança que tradicionalmente domina nossa atividade política no campo educacional.

“Assim como o tempo, o espaço também deve ser organizado levando-se em conta o objetivo da educação infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças.” Com base na citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Quando as crianças brincam nas zonas circunscritas, ficam menos tempo interagindo com outras crianças.
  • B. As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica.
  • C. É preciso oferecer espaços com propostas diferenciadas, situações diversificadas que ampliem as possibilidades de exploração e “pesquisa” infantis.
  • D. Os espaços e objetos de uma creche devem estar a favor do desenvolvimento sadio dos bebês, propiciando-lhes experiências novas e diversificadas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...