Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A proposta de trabalho feita pela professora pode ser caracterizada como uma pesquisa participante.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Os trabalhos entregues pelos alunos que copiaram dos livros e enciclopédias são corretamente caracterizados como pesquisa participante.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.
Essa gestão objetiva a melhoria do desempenho pela criação do conhecimento gerador de inovação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
A responsabilidade da formação do docente em serviço é exclusivamente do gestor.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
Para que tenham eficiência e eficácia concretas, as escolas de formação inicial devem articular ações com escolas de níveis fundamental e médio, com o fim de se atualizarem em relação a questões relevantes, dificuldades, desafios e projetos nos quais estão envolvidas as instituições em que atuarão os futuros docentes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
Sem a formação contínua docente, haverá sempre uma dissonância entre os avanços conseguidos nas escolas de formação, que enfocam a renovação curricular e a pesquisa didática, e o que acontece no dia-a-dia das escolas onde se dá o exercício profissional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
A educação continuada de profissionais da escola tem o objetivo principal de suprir deficiências de uma formação inicial malfeita, de baixa qualidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.
I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.
II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.
III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, por isso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.
IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.
Estão certos apenas os itens
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.
A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.
No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.
Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.
De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se
I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.
II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.
III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.
IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...