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A partir das constantes mudanças no mundo contemporâneo, as organizações precisam se colocar em permanente processo de aprendizagem. A avaliação do treinamento nas empresas implica a identificação das categorias de benefícios organizacionais obtidos e a determinação dos indicadores associados a esses tipos de benefícios. Assinale a opção que apresenta indicadores relacionados à melhora de qualidade:
volume de envolvimento do funcionário na tomada de decisões e número de soluções inovadoras ou produtos desenvolvidos;
freqüência de comunicação dentro da empresa e tempo parado de equipamentos;
quantidade de tempo de adaptação de novos funcionários e quantidade de horas extras;
número de acidentes e número de violação de regras ou procedimentos;
número de processos concluídos e quantidade de trabalho em carteira.
As transformações da cultura organizacional fundadas na implantação da aprendizagem provocaram mudanças nas estratégias didático-pedagógicas. Os métodos dos programas de desenvolvimento de pessoal tidos como os mais atuais no sentido de organizar espaços e circunstâncias de aprendizagem no contexto organizacional devem considerar:
a transmissão de conhecimentos técnicos aos profissionais iniciantes;
o desenvolvimento de competências e habilidades sociais, assim como as de caráter técnico, em toda comunidade organizacional;
a separação entre planejamento e execução;
a associação entre responsabilidade, autoridade clara e hierarquia evidente;
a divisão das atividades, de modo que planejamento e controle sejam de responsabilidade dos gerentes.
No planejamento de um programa de desenvolvimento de habilidades de comunicação foi estabelecido um conjunto de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir:
I - uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes;
II - exposição com auxílio audiovisual;
III - um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal;
IV - análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual.
A seqüência que apresenta corretamente a relação das descrições com as técnicas correspondentes é:
I - brainstorming; II - estudo de caso; III - dinâmica de grupo; IV - teleconferência.
I - estudo de caso; II - estudo de caso; III - dramatização; IV - teleconferência.
I - teleconferência; II - estudo de caso; III - preleção; IV - treinamento de sensitividade;
I - brainstorming; II – tempestade de idéias; III - roleplaying; IV - conferência;
I - teleconferência; II - preleção; III - dramatização; IV - estudo de caso.
No cenário organizacional contemporâneo, o êxito de um programa de treinamento exige que se leve em consideração alguns pontos decisivos no perfil do profissional responsável, tais como:
sólido conhecimento sobre planejamento; habilidades em comunicação e familiarização com o projeto estratégico da empresa;
domínio sobre os dados lógico-quantitativos na formulação das estratégias;
busca do desenvolvimento de habilidades técnicas;
ênfase na autonomia das ações de treinamento frente ao plano estratégico das organizações;
predomínio de uma visão utilitarista instrumental dentro de um paradigma racional e técnico.
Levando-se em conta que o treinamento é um processo educacional cíclico e contínuo, aplicado de forma sistemática, analise os itens a seguir:
I - mudança de métodos e processos de trabalho; produção e comercialização de novos produtos; comunicações deficientes;
II - a análise da estrutura dos cargos; identificação da missão e da visão organizacional;
III - elevado número de acidentes de trabalho; avarias freqüentes em equipamentos e instalações.
São considerados indicadores de necessidade de treinamento somente:
I;
II;
III,
I e III;
I, II e III.
O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:
exame dos requisitos exigidos para os cargos, especificações e mudanças nos cargos;
intervenção: uma ação para alterar a situação atual; administração das atividades de mudança;
administração de conflitos; inovação no sistema de recompensas e do clima organizacional;
análise organizacional: a partir do diagnóstico e determinação da missão, da visão e dos objetivos organizacionais;
programa de indução ou de integração à empresa; desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A efetivação de um projeto pedagógico pode ser dificultada por certos entraves, fatores que, ainda hoje caracterizam as escolas no Brasil, o que exige, tanto dos sistemas de ensino quanto das escolas um esforço para superá-los. São entraves à efetivação do projeto pedagógico:
1- Rotatividade do corpo docente; a falta de professores e a improvisação com professores não efetivos que ministram aulas em várias escolas e têm pouca participação na vida da escola.
2- Falta de espaço coletivo para estudo e discussão periódicas, para formação continuada, que é base para a efetivação do projeto, decorrente da forma de organização da escola, que não possibilita ação colegiada e reflexão permanente.
3- Gestão escolar descentralizada, colegiada e democrática; o caráter público da escola; a autonomia; o fato da construção do projeto ser algo processual; a coesão do grupo e a articulação.
4- A participação da comunidade e do Conselho Escolar; a gestão escolar descentralizada.
O correto está somente em:
1 e 2.
3 e 4.
1 e 4.
2 e 3.
A ação supervisora pode contribuir de forma mais efetiva para a democratização da gestão escolar se propiciar uma
Autoridade tem que ver com autoria e, num grupo, todos devem ser co-autores de seu produto. A autoridade é construída por todo o grupo, na medida em que cada um exerce a sua autoridade-autoria na realização do produto comum.
O exercício do poder da ação supervisora, em questão, nos remete à concepção de autoridade com intenções
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na educação, pesquisa participante é a descrição dos fenômenos educativos, com a finalidade de auxiliar os profissionais do ensino melhorar os sistemas de ensino.
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