Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

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As empresas utilizam várias técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo atual. A modalidade na qual funcionários que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização recebem assistência e advocacia de executivos da cúpula denomina-se:

  • A.

    aprendizagem prática;

  • B.

    jogos de empresas;

  • C.

    tutoria (coaching);

  • D.

    aconselhamento de funcionários;

  • E.

    atribuição de comissões.

A transformação corporativa freqüentemente implica mudanças que incluem alterações de estratégia, processo e estrutura, mas significa muito mais que isso: um reaquecimento da criatividade e das responsabilidades individuais, uma transformação nos relacionamentos internos e externos e uma modificação no comportamento em relação ao trabalho. Nesse caso, é INCORRETO afirmar que os profissionais devem:

  • A.

    acreditar que podem afetar o desempenho organizacional;

  • B.

    identificar-se com suas profissões, equipes de trabalho ou unidades funcionais e com a organização como um todo;

  • C.

    ser incorporados no processo de lidar com desafios enfrentados pelo empreendimento;

  • D.

    habilitar-se com um alto grau de especialização, voltados para a preservação da cultura organizacional;

  • E.

    apresentar maior tolerância ao erro.

As mudanças provocadas pelos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico vertiginoso requerem das organizações a habilidade para mudar de uma forma planejada. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas no sentido de superar o modelo mecanicista. Considere as afirmativas abaixo relativas às organizações orgânicas:

I - Fornecem um clima de evitação aos riscos.
II - A tolerância ao erro parece ser hoje uma das mais importantes responsabilidades gerenciais.
III - Estimulam um sistema de recompensa para a inovação e criatividade.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I, II e III.

As teorias das organizacões se configuraram numa evolução do pensamento administrativo e são produtos sociais influenciadas por forças culturais e econômicas. A teoria que gerou uma crítica ao ideário taylorista da Administração Científica do Trabalho, ressaltando que os sentimentos das pessoas participavam de modo significativo do sucesso do trabalho, é conhecida como:

  • A.

    teoria da aprendizagem social;

  • B.

    teoria da contingência;

  • C.

    teoria dos sistemas;

  • D.

    escola estruturalista;

  • E.

    escola das relações humanas.

Muitas organizações estão transformando a sua estrutura baseada na departamentalização funcional em redes integradas de equipes na busca de flexibilização. A técnica de desenvolvimento de equipe refere-se a:

  • A.

    reunir grupos orientados por um líder para aumentar a sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal;

  • B.

    autodiagnóstico das relações interpessoais; o objetivo é reduzir hábitos destrutivos de comunicação;

  • C.

    movimentar pessoas em várias posições no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades;

  • D.

    partir do princípio de que quanto mais feedback de dados cognitivos o grupo receber maior será a possibilidade de se organizar e agir criativamente;

  • E.

    desenvolver um sentimento de liderança, definindo a lista de metas e objetivos a serem alcançados.

A mudança de paradigma na gestão de pessoas da administração taylorista para a gestão estratégica tem um impacto significativo no comportamento organizacional. Em relação à gestão estratégica, considere os seguintes aspectos:

I - Participação de todos os níveis da organização; refere-se a um mecanismo de aprendizagem organizacional através do qual a empresa aprende com a retroação decorrente dos erros e acertos nas suas decisões e ações;
II - Cultura voltada para resultados; tecnologia com automatização rígida inserida numa rotina de trabalho; necessidade de adaptação; adoção de estruturas híbridas;
III - Estruturas horizontalizadas e amplamente descentralizadas cedem espaço a estruturas verticalizadas e centralizadas.

São aspectos fundamentais de gestão estratégica somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

O programa de desenvolvimento de habilidades gerenciais é considerado um dos pilares de sustentação da empresa, contribuindo para a Qualidade Total. Essa capacitação, no entanto, deve ser estruturada e planejada de tal sorte que todos, a empresa e os gerentes, saibam a que lugar pretendem chegar. São desafios de um gerente eficaz:

  • A.

    mensurar resultados, trabalhar em parceria, assumir riscos, ser agente de mudança;

  • B.

    conhecer as suas idiossincrasias, preferências e limitações;

  • C.

    adotar métodos de desenvolvimento de habilidades cognitivas;

  • D.

    habilitar-se com um alto grau de especialização, voltado para a preservação da cultura organizacional;

  • E.

    priorizar o instrumental e o previsível na abordagem do comportamento humano.

Um dos pontos cruciais para a busca de excelência na cultura organizacional contemporânea foi a idéia de Organização Qualificante. Assim, a organização qualificante, além de apresentar as dimensões da organização qualificada como: autonomia delegada às células, diminuição dos níveis hierárquicos e integração das funções da empresa, deve:

  • A.

    intensificar a redução das hierarquias e da cultura do controle;

  • B.

    focar-se no aproveitamento de competências individuais;

  • C.

    basear-se em uma gestão participativa, proporcionando o envolvimento das pessoas;

  • D.

    implementar a política de remuneração por desempenho individual;

  • E.

    centrar-se na inteligência e no domínio de situações de imprevisto.

Considere os seguintes enunciados:

I. assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio;

II. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;

III. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.

Os enunciados I, II e III indicam, respectivamente, de acordo com a LDB, responsabilidades da (os):

  • A. união, municípios e estados.
  • B. estados, municípios e união.
  • C. estados, união e municípios.
  • D. municípios, estados e união.
  • E. municípios, união e estados.

As transformações sócio-econômico-tecnológicas fomentaram o que é denominado Total Quality Control System - Programa de Qualidade Total - que consiste numa filosofia de gestão com características especiais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I - A QT visa à satisfação do cliente; princípios de gestão participativa trabalhando, sobretudo com grupos dentro das organizações.
II - A qualidade deixa de ser uma preocupação restrita ao produto e ao processo de produção para permear todo o tecido organizacional, com ênfase nas pessoas.
III - A QT se caracteriza por: abertura permanente ao exterior e às inovações tecnológicas; mobilização da inteligência de todos; valorização das habilidades técnicas.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e II;

  • E.

    I, II e III.

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