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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A dimensão política trata das relações de poder que se estabelecem no ambiente escolar; por isso, sua prática independe de articulação com a dimensão ética.
A aplicação da ideia de intersetorialidade nas políticas públicas busca tratar das necessidades dos cidadãos, levando-se em conta como elas se apresentam na realidade. Essa lógica permite uma visão diferenciada dos processos e de suas relações com outros contextos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A estrutura governamental, intersetorial, possui um caráter competitivo, no lugar de cooperativo, em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Essa lógica de competição reflete, até mesmo, a disputa entre os grupos de interesses, como ocorre na hora de dividir o orçamento.
A lógica setorial é uma forma de dinamizar a relação do governo com o cidadão, considerando as demandas em sua totalidade e buscando resultados que promovam o desenvolvimento social e a inclusão de grupos discriminados na sociedade.
O modelo tradicional pelo qual as políticas públicas são gerenciadas reflete o modelo burocrático de gestão. O que se tem são políticas públicas básicas (educação, saúde, assistência social, cultura, habitação etc.), que são implementadas de forma setorial. Para isso, cada área conta com instituições e serviços próprios e isolados.
O trabalho intersetorial supõe apenas o diálogo ou o trabalho simultâneo entre os atores envolvidos, não a busca por resultados integrados. Nesse novo âmbito, políticas assistencialistas passam a ter lugar privilegiado.
Na implementação e na utilização da lógica intersetorial, a articulação dos diversos atores pode gerar maior simplicidade do processo de trabalho, desafiando as organizações a encontrarem uma maneira de envolver diferentes setores na resolução de um mesmo problema.
Acredita-se, segundo a concepção libertadora, que o supervisor escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política, e não com o cumprimento de um papel alienado. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O supervisor deve, antes de tudo, estar envolvido em movimentos e lutas justas e necessárias aos educadores; semear boas sementes onde a educação se faz presente; e acreditar firmemente que essas surtirão bons frutos.
O supervisor educacional deverá ser capaz de criar e desenvolver métodos de análise para detectar a realidade e gerar estratégias para a ação.
O supervisor educacional deverá ser capaz de desenvolver e adotar esquemas conceituais autônomos.
Cabe ao supervisor, no uso de suas atribuições, impor critérios ou soluções para os problemas de aprendizagem encontrados na escola.
Uma das funções específicas do supervisor escolar é a socialização do saber docente, já que a ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Libâneo, citando Chiavenato, define organização como unidades sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos. Neste sentido, o autor classifica a escola como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas visam à promoção da formação humana. Com relação à organização escolar, julgue os itens que seguem.
A concepção a respeito dos objetivos da educação em relação à formação dos alunos determinará os significados assumidos pela organização e gestão da escola.
A dinâmica de grupo pode receber uma abordagem andragógica, tornando-se processo que favorece a aprendizagem de adultos. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I–A dinâmica de grupo é um campo de estudo que objetiva a leitura, a compreensão e a intervenção dos movimentos do grupo para que seus membros possam entender seu próprio processo, podendo decidir sobre a necessidade de mudança.
II–O grupo é como um dispositivo de aprendizagem coletiva e individual, pelo fato de os processos relacionais funcionarem como um espelho, em que cada membro vê parte de si mesmo projetada nas atitudes do outro.
III–A relação desenvolvida entre os membros oportuniza ao grupo construir objetivamente uma mentalidade grupal que funciona como mecanismo de estímulo ou de resistência às mudanças.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Dentre as descrições abaixo, aquela que corresponde a uma transposição didática que conduza à aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível, no âmbito das empresas, é a
divisão do currículo em unidades independentes, conferindo a cada uma um tempo demarcado para sensibilização, exercício e controle.
apresentação do conteúdo em treinamento e aplicação de exercícios de fixação a serem realizados pelo profissional, na empresa e fora dela.
aplicação equitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.
proposição de atividades grupais em que os participantes observam fenômenos e pesquisam outros fenômenos correlatos.
adoção de um manual de referência para fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.
Equipes de alto desempenho são raramente encontradas, pois elas ultrapassam todas as expectativas que garantam resultados elevados, por ser difícil realizar e manter o compromisso interpessoal.
PORQUE
Nas equipes de alto desempenho, o líder assume uma função protocolar, em função de a liderança ser compartilhada.
Analisando as afirmações, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Um fator que influencia a formação de um grupo é o próprio grupo.
PORQUE
O tamanho, a idade, a ideologia peculiar, o tipo de missão e o efeito sinérgico que o conjunto de indivíduos produz afetam cada grupo.
Analisando as afirmações, conclui-se que
duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Considere o esquema abaixo para responder às questões de nos 60 e 61.
O esquema desdobra as competências organizacionais em competências funcionais, que envolvem o conhecimento cumulado na organização e pelos indivíduos que a compõem. Para que o conhecimento seja criado e desenvolvido, no âmbito da empresa, ocorre uma interação entre conhecimento tácito e explícito, o que supõe reconhecer a(o)
necessidade de criar táticas que promovam o desenvolvimento de competências, dentre as quais está o treinamento por repetição, e de compartilhar as conquistas da empresa na gestão de seus recursos humanos.
capacidade humana para agir, que dispensa uma abordagem pedagógica no desenvolvimento de competências, e de criar vínculos positivos e negativos com a própria aprendizagem, estabelecida em espiral.
existência de um conhecimento pessoal, associado a um contexto específico e difícil de ser formalizado ou comunicado, e de um conhecimento passível de transmissão sistemática por meio de linguagem formal.
conjunto de competências e habilidades que permitem aos colaboradores desenvolver suas funções, e a constatação de que houve um esgotamento do crescimento do conjunto de conhecimentos organizacionais em seu ciclo final.
esforço conjunto da organização para a construção do conhecimento, agregando valor a seu patrimônio humano, e o sucesso obtido ao se conferir um papel secundário aos processos intraorganizacionais.
Considere o esquema abaixo para responder às questões de nos 60 e 61.
A proposição que representa uma análise correta do esquema é
o mapeamento de uma matriz de competências objetiva estruturar um organograma da empresa, no sentido de identificar aspectos que necessitam de desenvolvimento no campo da gestão de pessoas.
o panorama de mudanças obriga as organizações a reverem continuamente suas estratégias de desenvolvimento e crescimento, o que implica reavaliar e desenvolver competências na mesma intensidade das mudanças de mercado.
as competências organizacionais são compostas das competências básicas e das essenciais, que servem para dar aos clientes uma percepção de que a empresa difere das concorrentes e pode aumentar a capacidade de expansão.
as competências estão associadas aos conhecimentos que cada indivíduo possui e que pode dedicar à empresa, tornando-se um fator de qualificação que agrega valor à organização e a seus clientes.
as competências podem ser desenvolvidas por meio de uma descrição das atividades diárias que cada profissional executa no interior da organização, a fim de se explanar aquilo que se faz de maneira automatizada.
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