Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A descrição mencionou o uso de recursos audiovisuais em programas educacionais, recomendado em larga escala, principalmente em um contexto social que tem a onipresença da imagem. Além desse contexto, uma justificativa didática para o uso de recursos audiovisuais é

  • A.

    favorecer o reconhecimento e a descrição de objetos.

  • B. organizar o trabalho pedagógico tendo no meio audiovisual o eixo de referência.
  • C.

    proporcionar momentos lúcidos aos educandos para reter sua atenção.

  • D.

    empregar rmeios que garantam, por si só, o desenvolvimento de múltiplas inteligências

  • E.

    utilizar materiais que prescidam do docente no planejamento e no acompanhamento de uma aula.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

Uma das reuniões da equipe interdisciplinar foi dedicada à definição das formas de avaliação que seriam usadas. Nessa reunião, foram feitas as propostas a seguir.

Roberto: Precisamos investir na avaliação de reação, aquela que documenta como os participantes reagiram ou se sentiram a respeito do programa de treinamento.

Ronaldo: Vamos fazer um programa piloto, como um ensaio para que possamos refinar o treinamento, a fim de termos uma avaliação preliminar do próprio programa.

Ricardo: Uma estratégia interessante é usar um pré-teste, antes do treinamento, para verificarmos os níveis iniciais de conhecimento, e um pós-teste ao final, para medirmos o domínio dos conhecimentos.

Rosângela: Podemos usar escalas de classificação com âncora comportamental para atribuir uma classificação invertida dos resultados, chegando àquilo que não deseja- mos como resposta.

Renata: Outra avaliação a ser recomendada é de comportamentos no trabalho, que verifica se programas de treinamento resultaram em mudanças de desempenho nas tarefas profissionais.

Considerando as técnicas usadas para avaliação de treinamento, são corretas APENAS as propostas de

  • A.

    Roberto e Ronaldo.

  • B.

    Ricardo e Rosângela.

  • C.

    Ronaldo e Renata.

  • D.

    Ricardo, Rosângela e Renata.

  • E.

    Roberto, Ronaldo, Ricardo e Renata.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A equipe planejou a utilização de algumas dinâmicas de grupo durante o planejamento, tais como as apresentadas a seguir.

I–Exercício que tem normas preestabelecidas com as quais os integrantes devem participar, visando à situação de ganha-ganha.

II–Proposta com base no cotidiano dos indivíduos ou dos grupos de trabalho, em que um ou mais participantes assumem diferentes situações e conteúdos que estão contidos na situação que vão vivenciar.

III–Circunstância em que os participantes analisam situações reais ou hipotéticas, cotidianas ou eventuais, sob o prisma técnico.

A(s) descrição(ões) refere(m)-se a

  • A.

    I - jogo, pois enfatiza uma participação voltada ao indivíduo.

  • B.

    II - dinâmica de apresentação, que visa a deixar os participantes integrados.

  • C.

    II - simulação, técnica que permite se colocar no lugar do outro.

  • D.

    III - dinâmica denominada foco na técnica, em que os participantes desenvolvem estudos complexos.

  • E.

    I e II - jogos dramáticos, em que os participantes teatralizam situações.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

Ao se estruturar um treinamento, faz-se necessário elaborar um planejamento. De acordo com as abordagens contemporâneas de treinamento e desenvolvimento, tendo clareza dos objetivos, o pedagogo e os demais membros da equipe deverão identificar, como primeira etapa do processo de planejamento, os(as)

  • A.

    materiais necessários ao treinamento.

  • B.

    procedimentos a serem adotados pelos coordenadores.

  • C.

    recursos para atender aos objetivos.

  • D.

    competências a serem desenvolvidas nos treinandos.

  • E.

    estratégias para dinamizar os diferentes momentos.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A descrição deixa claro que um dos papéis do pedagogo na empresa é saber desenvolver um trabalho em equipe e sugere que a equipe formada é caracteristicamente interfuncional, ou seja, aquela em que o(s)

  • A.

    chefe e seus subordinados diretos interagem visando ao alto desempenho, distribuindo funções iguais complementares, com a inclusão de assessores que prestam serviços à equipe, sem linha de subordinação.

  • B.

    relacionamento interpessoal e as relações de autoridade, liderança e tomada de decisão tendem a ser diretos e normatizados, formal ou informalmente, dentro de um círculo com baixa hierarquização.

  • C.

    resultados superam os objetivos traçados inicialmente, mesmo tendo partido de expectativas elevadas, que funcionam como estímulos para a motivação e como balizadores da performance apresentada.

  • D.

    membros possuem especialidades profissionais diversas e provêm de áreas ou departamentos diferentes, constituindo um conjunto de habilidades que nenhum indivíduo isoladamente possui, tendo caráter multidisciplinar.

  • E.

    participantes se encontram em lugares distintos e fazem contato virtual, o que possibilita maior mobilidade e integração entre os membros para a articulação entre diferentes habilidades, em configuração interdisciplinar.

Uma das fases do processo de consultoria dirige-se para a observação, o que oferece ao pedagogo, na posição de consultor, a possibilidade de dar feedback, assistindo o outro ou ao grupo a analisar e interpretar os resultados obtidos. Essa descrição corresponde à seguinte fase da consultoria:

  • A.

    clarificação do problema

  • B.

    implantação de novas formas de desempenho

  • C.

    implantação de novas formas de desempenho

  • D.

    transformação das ideias geradoras em um plano de ação

  • E.

    ajuste de um relacionamento positivo entre consultor e consultante

Quando se fala de inteligência organizacional, é preciso ter o domínio de alguns conceitos, a fim de se desenvolver uma visão sistêmica a respeito da aprendizagem no âmbito das organizações. Nessa perspectiva, associe os itens à esquerda aos conceitos correspondentes, à direita.

A associação correta é

  • A.

    I – P , II – S , III – R.

  • B.

    I – Q , II – R , III – S.

  • C.

    I – S , II – P , III – R.

  • D.

    I – R , II – Q , III – P.

  • E.

    I – R , II – Q , III – S.

Em educação, “a consultoria é o processo pelo qual se partilham, com outra pessoa ou grupo de pessoas, em caráter de mutualidade, informações, ideias, opiniões sobre determinada problemática, promovendo seu entendimento e permitindo o envolvimento das pessoas a ela relacionadas, com o fim de gerar bases objetivas para a tomada de decisões e de medidas eficientes a respeito.” (Lück, 2008) O tipo de consultoria que se caracteriza por centrar todo o esforço na ação educativa, através das pessoas ou grupos ligados a essa tarefa, é conhecida como:

  • A.

    utilização de conhecimentos e habilidades

  • B.

    relacionamento entre colegas de trabalho

  • C.

    resolução de problemas

  • D.

    esquema decisório

  • E.

    serviço indireto

Os itens que se seguem dizem respeito a indicadores de qualidade em educação.

I–Gestão eficaz de meios com mecanismos de controle.

II–Descentralização administrativa e de recursos vinculada ao desempenho.

III–Fortalecimento da sociedade civil e controle da gestão pública.

IV–Integração da cultura provida por meio da ciência, da técnica, da linguagem, da estética e da ética.

V–Condições igualitárias de ofertas dos meios de escolarização.

VI–Atendimento a imperativos econômicos e técnicos.

Estão relacionados a uma concepção de qualidade social APENAS os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e VI.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    IV, V e VI.

  • E.

    I, IV, V e VI.

O trabalho pedagógico envolve gestão do conhecimento, da organização da sala de aula e do relacionamento interpessoal. Nesse contexto, a organização da sala de aula diz respeito

  • A. à estruturação do tempo e do espaço, às normas, à autoridade, às formas de participação, à disciplina e à cooperação no trabalho, com o conhecimento.
  • B. à apresentação pessoal, aos encontros de convivência, ao respeito e acolhimento às pessoas na sua forma de ser e de se expressar.
  • C. ao diálogo, à investigação e descoberta do sentido do mundo, ao registro de memórias, à escrita de textos e resolução de exercícios.
  • D. à análise da realidade, projeção das finalidades educacionais, elaboração de formas de mediação pedagógica.
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