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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A inclusão social para detentos e egressos do sistema penitenciário coloca, em evidência, as questões da educação e do trabalho, em nossa sociedade. Seja qual for a origem do crime cometido, os apenados, ao cumprirem a pena instituída, têm na educação um papel fundamental do processo de inclusão, uma vez que a Constituição assegura esse direito, assistido a todos, como uma obrigação do Estado, direito este que não pode ser tomado como um privilégio ou benefício, mas como um dever a ser cumprido, seja qual for a condição humana. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está intimamente ligada à educação prisional, para promover um atendimento eficiente do sistema público, no que se refere às questões de acesso e permanência nas escolas. Ao trabalhar com a docência nesse cenário, é importante que o docente atente para a afirmação de Freire (1996), que aponta que o professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que ele se ponha em seu lugar ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride
os fundamentos pedagógicos da educação confessional.
as diretrizes morais, traçadas para a escola privada.
os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência.
as prescrições do sistema jurídico nacional.
os valores e princípios que regem a sociedade minoritárias.
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A opção pelo diálogo com os Estados na construção e na implementação de uma política pública setorial no sistema penitenciário tem sido, sem dúvida, decisiva para o consolidar uma trajetória de mudança, e isso se verifica pela própria iniciativa dos participantes em propor a institucionalização de um coletivo destinado a prosseguir com essa experiência. O desafio é garantir que a abertura à participação gire em torno de uma pauta politicamente objetiva e tecnicamente densa.
(Coordenação Geral de Ensino/DEPEN/MJ, 2006)
Essa fala do DEPEN (2006) nos mostra que os paradigmas presentes já não davam conta da realidade do sistema penitenciário, até aquela data, e que novo paradigma precisava ser criado, a partir da promoção de uma mudança conceitual que desse conta da crise dos paradigmas, indo em busca de novas possibilidades de respostas para atender às necessidades, que a realidade exigia. Essa transformação deveria partir da proposta de uma mudança de visão de mundo que propusesse soluções aos problemas existentes, dando conta da insatisfação que os modelos anteriores apresentavam. Logo, a necessidade da mudança de paradigmas geralmente advém da crise dos paradigmas. Segundo Kuhn, em Brandão (1994), existem causas internas e externas que provocam essas mudanças, entendendo como causas internas o resultado de desenvolvimentos teóricos e metodológicos dentro de uma mesma teoria e também do esgotamento dos modelos tradicionais de explicação oferecidos pela própria teoria, o que leva à busca de alternativas e como causas externas
os princípios que norteiam a tradição institucional.
as crenças dos que trabalham no sistema penitenciário.
as opções de ação do gestor das empresas privadas.
as mudanças na sociedade e na cultura de uma época.
os espaços físicos dos sistemas penitenciários existentes.
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Julgue os itens seguintes relativos à Constituição Federal e à educação brasileira.
A gestão democrática é um princípio da educação nacional que deve ser seguido por instituições públicas e privadas de ensino, na forma da lei.
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.
A construção coletiva da proposta pedagógica da escola inclui a construção do currículo.
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Considerando o texto acima e o assunto nele abordado, julgue os próximos itens.
A função primordial dos conselhos de classe é julgar a aprendizagem dos alunos por meio da aferição dos resultados finais decidindo sobre sua promoção ou retenção.
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Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
As campanhas acerca da inclusão dos deficientes em classes regulares não podem ser reconhecidas como educação para a diversidade.
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Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
O papel da escola é buscar a construção de um repertório básico referente à pluralidade étnica/cultural.
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Acerca do tema abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
Nessa perspectiva, a atividade nuclear da escola busca promover a transmissão de conhecimentos.
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Acerca do tema abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
É proposta dessa corrente converter o saber objetivo em saber escolar.
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
O fato de a escola pública ser gratuita e estar aberta a todas as crianças já a torna efetivamente democrática.
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