Lista completa de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No campo pedagógico, o planejamento escolar tem-se constituído em uma das importantes atividades, cuja característica tem sido o seu caráter processual. Nessa perspectiva, pode-se considerar como atividades do Pedagogo no seu campo de atuação:
I. Realizar diagnóstico e análise parcial da realidade da escola, buscando informações da comunidade.
II. Definir objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.
III. Propor atividades permanentes de reflexão e ação.
IV. Prever os passos a serem seguidos, determinando rigidamente os resultados a serem alcançados.
V. Prever contínua ação, reflexão e deliberação dos educadores sobre a prática em curso.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Propor situações-problema aos alunos é considerado, atualmente, prática inovadora na escola. Para adotar essa sistemática de trabalho, os professores precisam saber que
as situações de desafios devem estar ao alcance dos alunos e devem levar cada um a progredir, sendo mobilizadoras.
uma situação problema é organizada em torno de resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo este não identificado pela classe previamente.
o estudo organiza-se em torno de uma situação de caráter hipotético que permita ao aluno um estudo mais aprofundado.
a situação deve oferecer resistência suficiente, levando o aluno a investir nela seus conhecimentos anteriores disponíveis, de modo que a situação leve a reproduzi-los.
a situação-problema deve ter um caráter problemático; a atividade deve operar em uma zona próxima, propícia ao desafio intelectual.
A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:
I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;
II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;
III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.
Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da proposta pedagógica de uma escola, assinale a opção incorreta.
A formulação da proposta pedagógica é uma prática educativa de caráter formativo.
A proposta pedagógica expressa o grau de autonomia da equipe escolar.
É de responsabilidade do diretor da escola elaborar a proposta pedagógica e submetê-la à aprovação de seus superiores.
Na proposta pedagógica, devem constar objetivos bem definidos e embasados em diagnóstico prévio.
A equipe de professores de uma escola reuniu-se para planejar o encerramento do ano letivo. No plano traçado, a equipe definiu os objetivos, a política e a organização da ação. Os trechos abaixo foram extraídos do plano.
I – Promover o encerramento do ano letivo com a participação das famílias dos discentes, a fim de aprofundar a interação família-escola.
II – Confeccionar com os alunos os convites para a festividade, que serão encaminhados aos familiares com uma semana de antecedência.
III – Realizar ampla divulgação das festividades na comunidade, considerando diferentes formas de comunicação, de acordo com os destinatários.
Assinale a opção que classifica corretamente um destes trechos do plano.
A cultura da infância está presente no dia-a-dia da pré-escola. Para que haja a valorização dessa cultura e o estímulo às produções da criança, é necessário que haja, também, a valorização e o respeito à cultura do professor. Para que isso aconteça, efetivamente, a instituição de Educação Infantil deve trabalhar:
As afirmações abaixo dizem respeito ao interesse e à motivação dos alunos para a aprendizagem. Analise-as.
I – Uma aprendizagem de enfoque profundo é aquela em que o aluno demonstra intenção de compreender e forte interação com o conteúdo, dependendo unicamente da predisposição e motivação do educando.
II – Na aprendizagem de enfoque superficial, há intenção de cumprir os requisitos da tarefa e ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias.
III – O que o aluno traz a cada situação concreta não se identifica exclusivamente com os instrumentos intelectuais que possui, mas envolve também aspectos de ordem emocional, como o autoconceito e as representações que faz de si, dos outros e do ambiente.
IV – A motivação e o interesse estão relacionados ao sentido da aprendizagem, o que supõe que os objetivos sejam claros, que a tarefa proporcione envolvimento ativo e que seja desafiante.
De acordo com uma abordagem construtivista do conhecimento, são corretas as afirmações:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
O projeto pedagógico favorece o desenvolvimento de um trabalho escolar de qualidade quando é:
produzido pela equipe de gestão escolar, executado pelos docentes e voltado para os alunos.
calcado nos pressupostos da LDB, referendado pelas autoridades governamentais e produzido pelos discentes.
construído pela Secretaria de Educação, produtor de autonomia escolar e incentivador de uma prática social transformadora.
executado pelos docentes, voltado para a comunidade local e pautado numa concepção neoliberal.
elaborado coletivamente, democratizador do ensino e um instrumento em permanente construção.
A qualidade da ação docente se torna explícita em cada dimensão da docência. Segundo Rios (1992), estas dimensões são:
técnica, estética, política e ética.
poética, prática, teórica e pedagógica.
social, afetiva, cognitiva e motora.
racional, subjetiva, criativa e relacional.
biológica, psíquica, metacognitiva e transcendente.
Resultados como estes supõem, da parte do professor, a disponibilidade para o desenvolvimento de competências, dentre as quais se destaca a de ser participante da administração escolar. Segundo Perrenoud (2000), uma atuação profissional com ênfase nesta competência significa:
estabelecer normas administrativas e manter contato com os órgãos centrais do sistema de ensino.
elaborar planos de curso e ministrar aulas dos vários componentes curriculares.
compor a administração dos recursos da escola e a coordenação da instituição, com todos os seus parceiros.
preparar o regimento interno da instituição e estabelecer as bases curriculares.
firmar parcerias com a família e a comunidade e fiscalizar as escolas do entorno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...