Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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É considerada atividade letiva para cômputo de carga horária e cumprimento do calendário escolar:

  • A.

    qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.

  • B.

    qualquer atividade realizada no ambiente escolar, de segunda-feira a sábado.

  • C.

    as atividades realizadas também fora do ambiente escolar, desde que com a presença do diretor do estabelecimento de ensino.

  • D.

    somente as atividades que envolvam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos de componentes curriculares da base nacional comum.

  • E.

    as atividades previstas no regimento escolar, independente do número de alunos e professores presentes.

Essa posição conduz ao entendimento de que, entre os vários desafios atualmente enfrentados pela escola para construir e administrar o seu projeto, está o cuidado de não reduzi-lo à perspectiva da mera elaboração de documentos, não podendo ser concebido como simples documento para ser “guardado na gaveta”, pois o PPPnecessita:

  • A.

    terumprazo de validade.

  • B.

    ser entregue ao Conselho Nacional de Educação.

  • C.

    de constantes revisões e avaliações pelos vários segmentos da escola.

  • D.

    ser arquivado pela secretária da escola.

  • E.

    ser entregue ao MEC.

A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como “direção da aprendizagem”. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.

Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:

  • A.

    não é o aluno, nem o professor, é a técnica.

  • B.

    não é o aluno, nem o professor, é a matéria.

  • C.

    não é o aluno, nem a matéria, é o professor que detém o conhecimento.

  • D.

    não é o professor, nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.

  • E.

    não é o professor, nem a matéria, é o planejamento.

Numere as modalidades de planejamento da segunda coluna de acordo com as premissas da primeira:

I. Sua inovação está ao tomar de empréstimo no postulado desenvolvido por Paulo Freire o caráter “interdisciplinar, multidisciplinar e multidimensional”, enfatizando a Escola Cidadã como locus central do processo educativo, espaço este no qual ocorre a cidadania ativo-crítica e se iniciam as transformações educacionais.

II. Nasce como sugestão alternativa e crítica ao planejamento tecnocrático (prático, instrumental e normativo) elaborado nas diferentes esferas educativas. Sugere como procedimentos o estabelecimento de três marcos: marco referencial (situacional, doutrinal e operativo), diagnóstico e programação (objetivos, políticas e estratégias, responsáveis e demais instruções de execução).

III. Na gestão educacional começa a ser aplicado, no final dos anos setenta, principalmente nas instituições de ensino superior americanas, como tentativa de encontrar respostas para os desafios da modernidade, embasada na literatura sobre gestão empresarial.

( ) Planejamento Participativo

( ) Planejamento Estratégico

( ) Planejamento Dialógico

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    II – III – I

  • B.

    III – II – I

  • C.

    I – II – III

  • D.

    III – I – II

  • E.

    II – I – III

O princípio da autonomia das escolas

  • A.

    não se coloca para o setor público, já que este deve constituir uma rede unificada de ensino.

  • B.

    preserva a instituição das ingerências dos órgãos centrais, que têm o papel estrito de autorização de funcionamento e financiamento.

  • C.

    garante aos professores a possibilidade de atuação segundo as suas concepções individuais acerca do ensino.

  • D.

    refere-se à elaboração e implementação do seu projeto pedagógico, pelo qual a equipe escolar norteia o trabalho coletivo.

  • E.

    está prevista na legislação, mas contradiz o que na realidade acontece frente a quantidade de regulamentações oficiais.

As adaptações curriculares constituem possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Nessas circunstâncias, as adaptações curriculares implicam a planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem

  • A.

    a interatividade na relação do aluno como aprendente e da escola como ensinante, estabelecendo uma associação entre o ensinar e o aprender.

  • B.

    o que o aluno deve aprender, como e quando aprender e avaliar e que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem.

  • C.

    a transitoriedade das dificuldades de aprendizagem ao considerar as particularidades do aluno em dado momento do ensino.

  • D.

    a necessidade de professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional.

  • E.

    o desenvolvimento de atividades que leve o aluno à resolução de problemas, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem.

A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público.

Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário

  • A.

    desenvolver ações que promovam a participação de todos de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente.

  • B.

    aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola.

  • C.

    desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar.

  • D.

    estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola.

  • E.

    programar com os docentes reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino.

A “Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais”, aprovada pela “Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais”, tem por objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos. Essa “Linha de Ação” apresenta princípios fundamentais que devem ser respeitados. Entende-se por princípio fundamental desse documento

  • A.

    que as escolas devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem a fim de que a criança adquira habilidade e competência para aprender de modo autônomo.

  • B.

    que as ações não governamentais devem prestar serviço de qualidade à população, garantindo equidade no acesso ao conhecimento pela sociedade.

  • C.

    que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições especiais decorrentes de capacidade ou de dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    que as escolas devem promover a aprendizagem eficaz capaz de permitir a toda a criança desenvolver o seu potencial e ter condições de criar e recriar sua própria condição no mundo.

  • E.

    que os governos devem demonstrar transparência e visibilidade na aplicação dos recursos públicos, uma vez que esses recursos devem ser disponibilizados nas escolas.

Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

O propósito da presente Convenção (art.1.º) é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Com o compromisso de assegurar esses direitos e respeito ao seu semelhante, a presente Convenção, em seu art. 3.º, relaciona alguns princípios, dentre eles o

  • A.

    respeito às pessoas com deficiência para que possam exercer seus direitos trabalhistas e sindicais, em condições de igualdade com as demais pessoas.

  • B.

    acesso efetivo das pessoas com deficiência aos programas de profissionalização e serviços de colocação no trabalho.

  • C.

    incentivo, a promoção e a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns em todos os níveis.

  • D.

    respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade.

  • E.

    acesso aos serviços prestados por entidades sociais filantrópicas envolvidas na organização de atividades recreativas, turísticas e de lazer.

Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

De acordo com o referido documento, a pessoa com deficiência tem direito à educação como qualquer outra pessoa. Para a realização desse direito, os Estados Partes têm como compromisso assegurar

  • A.

    a participação do aluno nas atividades de oficinas curriculares, possibilitando-lhes a aquisição de habilidades e o desenvolvimento das capacidades neuromotoras.

  • B.

    que as pessoas com deficiência recebam o apoio pedagógico necessário de forma a estimular o pensamento lógico e crítico nas atividades de oficinas curriculares.

  • C.

    que medidas de apoio individualizadas e efetivas sejam adotadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena.

  • D.

    currículo colaborativo com atividades que ampliem o conhecimento do aluno, de acordo com os procedimentos metodológicos a serem desenvolvidos.

  • E.

    desde as séries iniciais, o trabalho coletivo e colaborativo, projetos de acordo com a faixa etária dos alunos, com objetivos definidos na proposta pedagógica.

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