Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Considerando que a atuação do pedagogo nas organizações é decisiva para o sucesso de uma atividade educativa ou de um treinamento, julgue os itens a seguir.

O conhecimento, pelo pedagogo, das normas e diretrizes do trabalho na organização é irrelevante para a programação de atividades educativas e treinamentos mais eficientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as linhas educacionais positivistas, a que tem como objetivo central a transmissão aos alunos dos conhecimentos acumulados pela humanidade é a

  • A. escolanovista.
  • B. tecnicista.
  • C. tradicional.
  • D. cognitivista.
  • E. crítica.

Considerando que a atuação do pedagogo nas organizações é decisiva para o sucesso de uma atividade educativa ou de um treinamento, julgue os itens a seguir.

No contexto organizacional, a manutenção de rotinas é essencial para a efetividade dos programas de treinamento, razão por que se deve evitar o constante estímulo à capacidade de inovação e à criatividade dos funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conhecimento aprofundado das pedagogias educacionais é importante para a compreensão do processo de educação nutricional. Sobre as diferentes pedagogias tem-se que

  • A. na visão da pedagogia nova a causa de todos os problemas sociais é a ignorância.
  • B. na visão da pedagogia tecnicista a ênfase é colocada no processo de aprender a aprender.
  • C. a pedagogia tradicional parte do princípio da neutralidade científica.
  • D. as linhas de trabalho que pressupõem a participação comunitária nos programas de educação nutricional se encaixam na pedagogia tradicional
  • E. o objetivo central da pedagogia nova é ajustar os indivíduos à sociedade.

Julgue os próximos itens, referentes a educação corporativa e a gestão de pessoas.

A educação corporativa deve estar ajustada às estratégias organizacionais, objetivando não só a superação das falhas e dos problemas, mas também o cumprimento da missão da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes a educação corporativa e a gestão de pessoas.

A educação corporativa, dado o seu caráter intencional e abrangente, é fundamental para a gestão de competências individuais, grupais e organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.

O levantamento das percepções dos empregados sobre o funcionamento da organização não constitui item obrigatório do diagnóstico organizacional, contudo pode ser realizado para complementá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.

Na fase de elaboração do diagnóstico, o conhecimento dos objetivos, das metas e do estilo da organização pode interferir negativamente na percepção das relações profissionais estabelecidas internamente nessa organização, dificultando, assim, a obtenção de um diagnóstico correto da dinâmica organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.

O diagnóstico organizacional fornece informações relevantes para a elaboração do planejamento da organização, contribuindo para o processo decisório e a realização das mudanças desejadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III − direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,

  • A.

    concordou com essa fala, pois é fato que a ampliação dos direitos contribui com a diminuição da autoridade do professor.

  • B.

    concordou com essa fala, pois especificamente nesse parágrafo há ingerência do ECA em uma definição da escola sobre critérios de avaliação.

  • C.

    discordou dessa fala, pois o professor confundiu a questão da autoridade com a clareza dos critérios da avaliação.

  • D.

    registrou a opinião do professor e informou ao professor coordenador para que tomasse as providências em relação à formação.

  • E.

    preferiu não emitir uma posição com relação a essa fala, pois isso iria restringir o professor na sua liberdade de expressão.

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