Lista completa de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.
Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.Agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo.
A unidade da autoridade e a regularidade derivam do conceito de disciplina.
O processo de negociação ocorre entre professores e alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas.
A escola é organizada com base no princípio da autocracia para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.
Os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:
I. colaboração e participação;
II. autonomia;
III. competitividade;
IV. compromisso com a direção.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente
de uma equipe docente constituída de professores efetivos e participativos.
da relação entre a Política Pública e a Proposta Pedagógica da Escola, como documento formal.
da interação entre a Política Pública, a Proposta Pedagógica da Escola e a atividade no cotidiano escolar.
de uma política educacional centrada no desempenho dos professores e na participação da comunidade.
de avaliações externas comprometidas com a organização pedagógica da escola.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar
destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar
estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação
estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação
promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender
O PDE indica a necessidade de integração entre a Educação Profissional e os seguintes níveis e/ou modalidades educacionais:
Compreendendo que a identidade profissional do professor é construída ao longo do seu percurso, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As práticas sociais vivenciadas em outros espaços corroboram na formação da sua identidade.
II. Há interferência dos rituais, linguagens e gramaticalidade inerentes à localidade (territorialidade) em que vive, na sua constituição de professor.
III. A formação é a única influência capaz de moldar a identidade do professor.
IV. A história de vida influencia na atividade profissional.
Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.
( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.
( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.
( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.
Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:
A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.
Analise.
I. Uma escola, quando está em processo de formulação de sua proposta pedagógica, não pode deixar de questionar sobre sua função social.
II. A proposta pedagógica da escola é registrada em um documento oficial respeitando os contornos legais.
III. Intenção e prática são elementos que podem estar ausentes das propostas pedagógicas elaboradas pelas escolas.
IV. A elaboração da proposta pedagógica de uma instituição deve ser um trabalho de equipe, construído coletivamente, de forma democrática com todos os representantes da comunidade escolar.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I
II
I, II, IV
I, II, III
II, IV
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.
Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.
Tendo em vista as diferenças de faixa etária e de situações socioeconômicas em que vivem os alunos da escola, a equipe escolar deverá discutir e definir ações considerando
a importância de não usar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer seu processo de aprendizagem.
as necessidades de cuidados e a forma peculiar de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente dos alunos em cada etapa de sua escolaridade.
as relações entre ensino e aprendizagem e o uso de diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos buscando atingir igualmente todos os alunos.
importância de conhecer cientificamente os adolescentes, para favorecer a ação autônoma dos alunos e sua participação.
a necessidade de estimular e reconhecer que a participação em grêmios pode ser uma prática educativa importante na formação da cidadania.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...