Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.

Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.

  • A.

    Agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo.

  • B.

    A unidade da autoridade e a regularidade derivam do conceito de disciplina.

  • C.

    O processo de negociação ocorre entre professores e alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas.

  • D.

    A escola é organizada com base no princípio da autocracia para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.

  • E.

    Os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.

A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:

I. colaboração e participação;

II. autonomia;

III. competitividade;

IV. compromisso com a direção.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente

  • A.

    de uma equipe docente constituída de professores efetivos e participativos.

  • B.

    da relação entre a Política Pública e a Proposta Pedagógica da Escola, como documento formal.

  • C.

    da interação entre a Política Pública, a Proposta Pedagógica da Escola e a atividade no cotidiano escolar.

  • D.

    de uma política educacional centrada no desempenho dos professores e na participação da comunidade.

  • E.

    de avaliações externas comprometidas com a organização pedagógica da escola.

O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.

  • A.

    ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar

  • B.

    destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar

  • C.

    estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação

  • D.

    estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação

  • E.

    promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender

O PDE indica a necessidade de integração entre a Educação Profissional e os seguintes níveis e/ou modalidades educacionais:

  • A. Ensino Médio e Educação Superior
  • B. Ensino Médio e Educação Superior
  • C. Educação Superior e Educação Tecnológica
  • D. Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
  • E. Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Compreendendo que a identidade profissional do professor é construída ao longo do seu percurso, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. As práticas sociais vivenciadas em outros espaços corroboram na formação da sua identidade.

II. Há interferência dos rituais, linguagens e gramaticalidade inerentes à localidade (territorialidade) em que vive, na sua constituição de professor.

III. A formação é a única influência capaz de moldar a identidade do professor.

IV. A história de vida influencia na atividade profissional.

  • A. somente I e II estão corretas
  • B. somente I, II e IV estão corretas
  • C. somente I, III e IV estão corretas
  • D. somente II e IV estão corretas
  • E. Somente III e IV estão correta

Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.

( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.

( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.

( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.

( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.

  • A. V – V – V – F
  • B. V – F – F – F
  • C. F – F – V –V
  • D. F – V – F – V
  • E. F – F – F – F

Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:

A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.

  • A. A formação se dá no sentido da especialização de função cada vez maior para o trabalhador.
  • B. A formação se dá para o desempenho de uma grande variedade de tarefas previsíveis e rotineiras.
  • C. Os currículos são derivados de uma teoria de racionalidade técnica e um conjunto pré-definido de conhecimentos.
  • D. A formação profissional, em todos os níveis, tem a função de desenvolver a capacidade de programação dos recursos tecnológicos de última geração.
  • E. A formação profissional tem a função de desenvolver a flexibilidade, a mobilidade, a capacidade de moldar os novos processos de trabalho e as novas tecnologias.

Analise.

I. Uma escola, quando está em processo de formulação de sua proposta pedagógica, não pode deixar de questionar sobre sua função social.

II. A proposta pedagógica da escola é registrada em um documento oficial respeitando os contornos legais.

III. Intenção e prática são elementos que podem estar ausentes das propostas pedagógicas elaboradas pelas escolas.

IV. A elaboração da proposta pedagógica de uma instituição deve ser um trabalho de equipe, construído coletivamente, de forma democrática com todos os representantes da comunidade escolar.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, II, III

  • E.

    II, IV

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.

Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.

Tendo em vista as diferenças de faixa etária e de situações socioeconômicas em que vivem os alunos da escola, a equipe escolar deverá discutir e definir ações considerando

  • A.

    a importância de não usar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer seu processo de aprendizagem.

  • B.

    as necessidades de cuidados e a forma peculiar de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente dos alunos em cada etapa de sua escolaridade.

  • C.

    as relações entre ensino e aprendizagem e o uso de diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos buscando atingir igualmente todos os alunos.

  • D.

    importância de conhecer cientificamente os adolescentes, para favorecer a ação autônoma dos alunos e sua participação.

  • E.

    a necessidade de estimular e reconhecer que a participação em grêmios pode ser uma prática educativa importante na formação da cidadania.

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