Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
No planejamento curricular, cada disciplina deve-se alicerçar em uma filosofia específica, visto que não há possibilidade de compatibilidade filosófica entre as grandes áreas do conhecimento, subdividas em exatas e humanas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na produção de textos infantis, deve-se considerar que
é interessante perguntar à criança o significado do que ela escreveu, e é fundamental anotar suas respostas para acompanhar seu desenvolvimento.
os rabiscos e desenhos infantis constituem elementos das habilidades artísticas da criança, não devendo ser confundidos com escrita.
a criança, quando diz que está escrevendo, não tem idéia do que seja a escrita, encarando-a como uma brincadeira. Daí a importância de se estabelecer um roteiro prévio do que ela deve escrever.
a criança, quando escreve, procura copiar palavras já vivenciadas, conhecidas; por isso, o professor deve redobrar sua atenção ao corrigir os escritos infantis.
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que
não se utiliza de recursos especiais para representar alguns sons da fala.
um mesmo segmento fonético não pode ser representado por diferentes letras.
a relação entre as letras e os sons da fala é automática, pelo fato de a escrita ser o espelho da fala.
suas características básicas são o uso alfabético das letras, o uso de letras sem som na fala, o uso de sinais diacríticos e o uso morfológico de letras.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o processo de desenvolvimento da escrita na alfabetização de crianças, é correto afirmar o seguinte:
é pedagogicamente aconselhável que se ensine a escrita cursiva, devendo-se evitar a escrita de forma.
é mais importante desenvolver a habilidade motora das crianças para desenhar as letras. A representação e o significado do que se escreve é um elemento abstrato e deve ser explorado nas séries seguintes.
o objetivo principal da escrita é permitir a leitura; por isso a finalidade precípua da alfabetização é ensinar a escrever.
a origem social do indivíduo tem interferência secundária na aquisição da escrita.
No planejamento curricular do ensino fundamental noturno indique a disciplina facultativa:
Artes;
História;
Matemática;
Educação Física;
Ciências.
Para o Orientador Pedagógico a avaliação deve ser uma referência para:
acompanhar a aprendizagem, rastreando os avanços e os pontos críticos;
medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos;
estruturar o processo educativo, visando classificar os alunos em bons e maus;
agrupar os alunos que aprenderam e os que não aprenderam;
dar um sentido específico à escola, sendo usada apenas para agrupar os alunos.
A professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios.
Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento:
aplicar exercícios sobre todos os tópicos do programa;
selecionar exercícios diversificados para atender às especificidades dos alunos;
realizar uma avaliação somativa através de um teste bem complexo;
observar a assimilação do conteúdo mais simples, antes de prosseguir para o mais complexo;
reservar um tempo extra para as partes mais importantes do programa.
Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.
A Prova Brasil é o exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram seus estudos no ensino médio público.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Os autores contemporâneos brasileiros têm um trabalho admirável e já conquistaram muitos prêmios internacionais. Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já ganharam o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil do mundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...