Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

No planejamento curricular, cada disciplina deve-se alicerçar em uma filosofia específica, visto que não há possibilidade de compatibilidade filosófica entre as grandes áreas do conhecimento, subdividas em exatas e humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na produção de textos infantis, deve-se considerar que

  • A.

    é interessante perguntar à criança o significado do que ela escreveu, e é fundamental anotar suas respostas para acompanhar seu desenvolvimento.

  • B.

    os rabiscos e desenhos infantis constituem elementos das habilidades artísticas da criança, não devendo ser confundidos com escrita.

  • C.

    a criança, quando diz que está escrevendo, não tem idéia do que seja a escrita, encarando-a como uma brincadeira. Daí a importância de se estabelecer um roteiro prévio do que ela deve escrever.

  • D.

    a criança, quando escreve, procura copiar palavras já vivenciadas, conhecidas; por isso, o professor deve redobrar sua atenção ao corrigir os escritos infantis.

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que

  • A.

    não se utiliza de recursos especiais para representar alguns sons da fala.

  • B.

    um mesmo segmento fonético não pode ser representado por diferentes letras.

  • C.

    a relação entre as letras e os sons da fala é automática, pelo fato de a escrita ser o espelho da fala.

  • D.

    suas características básicas são o uso alfabético das letras, o uso de letras sem som na fala, o uso de sinais diacríticos e o uso morfológico de letras.

Sobre o processo de desenvolvimento da escrita na alfabetização de crianças, é correto afirmar o seguinte:

  • A.

    é pedagogicamente aconselhável que se ensine a escrita cursiva, devendo-se evitar a escrita de forma.

  • B.

    é mais importante desenvolver a habilidade motora das crianças para desenhar as letras. A representação e o significado do que se escreve é um elemento abstrato e deve ser explorado nas séries seguintes.

  • C.

    o objetivo principal da escrita é permitir a leitura; por isso a finalidade precípua da alfabetização é ensinar a escrever.

  • D.

    a origem social do indivíduo tem interferência secundária na aquisição da escrita.

No planejamento curricular do ensino fundamental noturno indique a disciplina facultativa:

  • A.

    Artes;

  • B.

    História;

  • C.

    Matemática;

  • D.

    Educação Física;

  • E.

    Ciências.

Para o Orientador Pedagógico a avaliação deve ser uma referência para:

  • A.

    acompanhar a aprendizagem, rastreando os avanços e os pontos críticos;

  • B.

    medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos;

  • C.

    estruturar o processo educativo, visando classificar os alunos em bons e maus;

  • D.

    agrupar os alunos que aprenderam e os que não aprenderam;

  • E.

    dar um sentido específico à escola, sendo usada apenas para agrupar os alunos.

A professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios.

Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento:

  • A.

    aplicar exercícios sobre todos os tópicos do programa;

  • B.

    selecionar exercícios diversificados para atender às especificidades dos alunos;

  • C.

    realizar uma avaliação somativa através de um teste bem complexo;

  • D.

    observar a assimilação do conteúdo mais simples, antes de prosseguir para o mais complexo;

  • E.

    reservar um tempo extra para as partes mais importantes do programa.

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.

A Prova Brasil é o exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram seus estudos no ensino médio público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

Os autores contemporâneos brasileiros têm um trabalho admirável e já conquistaram muitos prêmios internacionais. Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já ganharam o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil do mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...