Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Sírio Possenti, a escola

  • A.

    não deve ensinar o dialeto padrão aos alunos que usam dialetos não-padrão.

  • B.

    deve criar condições para que o português padrão seja aprendido.

  • C.

    não deve abordar e discutir a existência de dialetos não-padrão.

  • D.

    deve exigir o domínio do dialeto padrão, valorizando aqueles que o utilizam freqüentemente.

O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência – através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.

Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.

Os planejamentos educacionais, do currículo e do ensino podem não estar contemplados no projeto pedagógico da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Parra, a contagem tem sido objeto de revalorização, considerando seu papel nas aprendizagens numéricas, inclusive como meio de favorecimento da passagem para o cálculo. À luz dessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A.

    As crianças sabem contar, por esse motivo é dispensada a utilização de situações para que a contagem aconteça.

  • B.

    A contagem pode ser trabalhada por meio de situações cotidianas, realizadas a partir de jogos e múltiplas atividades.

  • C.

    Os procedimentos mentais costumam ocorrer de forma padronizada para as crianças da mesma faixa etária, por conta de sua fase de desenvolvimento.

  • D.

    A contagem realizada pelos alunos não deve receber intervenção imediata do professor, a fim de que seja respeitado o processo de aprendizagem.

Acerca da idéia de Cecília Parra sobre cálculo mental, assinale a opção correta.

  • A.

    As situações matemáticas se aproximam da vida cotidiana, no entanto, com relação ao cálculo mental, isso não acontece.

  • B.

    A rapidez é uma característica do cálculo mental. Nesse sentido, os alunos considerados rápidos costumam apresentar melhores resultados.

  • C.

    Os procedimentos de cálculo mental se apóiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações.

  • D.

    Por meio do cálculo mental, o aluno ganha agilidade de pensamento, porém pesquisas demonstram que esse ganho não ajuda na resolução de problemas.

Assinale a opção correspondente às quatro atividades relativas ao trabalho didático com numeração escrita, segundo Cecília Parra.

  • A.

    interpretar / analisar / calcular / abstrair

  • B.

    operar / produzir / ordenar / interpretar

  • C.

    operar / calcular / abstrair / analisar

  • D.

    operar / classificar / ordenar / representar

No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.

Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.

É um processo que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta.

  • A.

    Na visão tradicional, a avaliação de aprendizagem é encarada como um processo em que o aluno deve devolver ao professor o que dele recebeu, exatamente como recebeu.

  • B.

    A perspectiva construtivista propõe uma nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento. Nessa perspectiva, a avaliação é considerada um momento de acerto de contas.

  • C.

    A prova escrita é o único instrumento de avaliação por meio do qual se pode medir a eficácia dos conhecimentos adquiridos.

  • D.

    A avaliação deve ser pensada de acordo com o contexto de ensino. Nesse sentido, as respostas do aluno independem da clareza e da precisão das questões.

No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.

Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.

O planejamento educacional, referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, é construído diretamente por esses agentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.

Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.

O planejamento educacional, recurso de gestão administrativa e financeira da escola, deve ser conhecido e discutido por toda a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.

Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.

O planejamento educacional é um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...