Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Sírio Possenti, a escola
não deve ensinar o dialeto padrão aos alunos que usam dialetos não-padrão.
deve criar condições para que o português padrão seja aprendido.
não deve abordar e discutir a existência de dialetos não-padrão.
deve exigir o domínio do dialeto padrão, valorizando aqueles que o utilizam freqüentemente.
O projeto pedagógico da escola é fruto de um trabalho coletivo de seus profissionais a partir de sua realidade, identificando o que é necessário para que exerça sua função, e de uma maior autonomia e eficiência através de um planejamento participativo, renova-se a prática e se garante a autonomia da escola.
Julgue os itens a seguir, a partir das idéias constantes no texto acima.
Os planejamentos educacionais, do currículo e do ensino podem não estar contemplados no projeto pedagógico da escola.
Segundo Parra, a contagem tem sido objeto de revalorização, considerando seu papel nas aprendizagens numéricas, inclusive como meio de favorecimento da passagem para o cálculo. À luz dessa afirmação, assinale a opção correta.
As crianças sabem contar, por esse motivo é dispensada a utilização de situações para que a contagem aconteça.
A contagem pode ser trabalhada por meio de situações cotidianas, realizadas a partir de jogos e múltiplas atividades.
Os procedimentos mentais costumam ocorrer de forma padronizada para as crianças da mesma faixa etária, por conta de sua fase de desenvolvimento.
A contagem realizada pelos alunos não deve receber intervenção imediata do professor, a fim de que seja respeitado o processo de aprendizagem.
Acerca da idéia de Cecília Parra sobre cálculo mental, assinale a opção correta.
As situações matemáticas se aproximam da vida cotidiana, no entanto, com relação ao cálculo mental, isso não acontece.
A rapidez é uma característica do cálculo mental. Nesse sentido, os alunos considerados rápidos costumam apresentar melhores resultados.
Os procedimentos de cálculo mental se apóiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações.
Por meio do cálculo mental, o aluno ganha agilidade de pensamento, porém pesquisas demonstram que esse ganho não ajuda na resolução de problemas.
Assinale a opção correspondente às quatro atividades relativas ao trabalho didático com numeração escrita, segundo Cecília Parra.
interpretar / analisar / calcular / abstrair
operar / produzir / ordenar / interpretar
operar / calcular / abstrair / analisar
operar / classificar / ordenar / representar
No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.
Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.
É um processo que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta.
Na visão tradicional, a avaliação de aprendizagem é encarada como um processo em que o aluno deve devolver ao professor o que dele recebeu, exatamente como recebeu.
A perspectiva construtivista propõe uma nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento. Nessa perspectiva, a avaliação é considerada um momento de acerto de contas.
A prova escrita é o único instrumento de avaliação por meio do qual se pode medir a eficácia dos conhecimentos adquiridos.
A avaliação deve ser pensada de acordo com o contexto de ensino. Nesse sentido, as respostas do aluno independem da clareza e da precisão das questões.
No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.
Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.
O planejamento educacional, referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, é construído diretamente por esses agentes.
No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.
Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.
O planejamento educacional, recurso de gestão administrativa e financeira da escola, deve ser conhecido e discutido por toda a comunidade escolar.
No planejamento educacional, existem etapas que, em um trabalho coletivo, devem ser consideradas, como diagnóstico, objetivos, programação, recursos e avaliação. O planejamento caracteriza-se, dessa forma, como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar.
Em relação ao planejamento educacional, e tendo a afirmação acima como referência, julgue os itens seguintes.
O planejamento educacional é um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade educativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...