Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Dos três níveis de competência que são teoricamente reservados ao educador — planejamento, execução e avaliação —, apenas o nível executivo, na prática cotidiana, é-lhe reservado, sendo os demais atribuições dos sistemas de ensino.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
É muito familiar a imagem de estudantes e professores de diferentes níveis de ensino no interior de museus, percorrendo suas alas e coleções. Embora atrativo, esse tipo de atividade ainda provoca a indagação sobre o que, de fato, nela se aprende. Podemos afirmar que essas visitas
contribuem pouco para a formação do discente, dada sua natureza irregular.
limitam-se a dar conhecimento prévio aos alunos sobre eras anteriores.
constituem-se em momentos de aferição dos conhecimentos e da capacidade do aluno.
permitem um trabalho com objetos transformados em documentos.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar que
aprender números é uma tarefa elementar, já que seu significado é exato, não sendo possíveis diversas leituras para um mesmo elemento.
o professor deve apresentar à criança situações do cotidiano para que ela compreenda e construa de modo natural o conceito de número, encorajando-a a pensar.
a manipulação de objetos é um recurso dispensável para a compreensão e a construção do número como expressão de quantidade e do numeral como indicação de número.
a criança precisa ser muito bem treinada nas noções primárias das operações matemáticas para poder construir sua própria compreensão do número.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Imagine que você foi convidado a participar do Conselho de Classe de uma escola de ensino fundamental para emitir um parecer sobre um texto elaborado espontaneamente por uma criança da primeira série, visto que a professora da criança não sabe como agir. Eis o texto produzido pela criança:
Era uma vez umpionho queroia ocabelo daí um emninopinehnto dapasou um ummenino lipo enei pionho aí pasou um emnino piohento daí omenino pegoupionho da amunhér pegoupionho de todomundosaiogritãdo todomundo pegou pionho di até sofinho pegou begoupionho.
Em seu parecer, você deve sugerir à professora que faça o seguinte:
Ler o texto em voz alta para a turma reproduzindo exatamente a forma como a criança escreveu e chamando a atenção para os erros ortográficos, a fim de que todos percebam os desvios e aprendam a forma correta de grafar as palavras de acordo com a língua padrão.
Após ter marcado os erros ortográficos, chamar o aluno para conversar com ele sobre os problemas de escrita e pedir-lhe que faça uma cópia de seu texto sem os problemas originais.
Tendo em vista que chamar o aluno para lhe mostrar os erros e corrigir seu texto coletivamente, diante da turma, seria uma situação constrangedora para a criança, o mais correto seria chamar a orientadora educacional e encaminhar a criança a um atendimento fonoaudiológico, pois, pode-se perceber pelos desvios de seu texto que ela apresenta dislexia.
A professora deve ler o texto em voz alta para a turma, respeitando seu conteúdo, mas evitando reproduzir os erros ortográficos e as variações dialetais, que serão corrigidos em momento oportuno.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o ensino da matemática, é correto afirmar que
não é necessário que a organização das estruturas matemáticas, na seqüência curricular, corresponda ao nível de desenvolvimento das estruturas operatórias da inteligência em cada grupo de alunos.
essa disciplina constitui, somente de forma secundária, um meio de interação entre pessoas. As atitudes, os valores e os sentimentos são levados em consideração mais pelas ciências das humanidades.
as informações abstratas, em um primeiro momento, devem ser transmitidas verbalmente, "logicamente" pelo professor, e posteriormente vivenciadas pelos alunos.
essa disciplina lida com as conexões estruturais efetivas entre conceitos ligados às idéias de número e de forma, ao mesmo tempo que suas aplicações a problemas, tais como são postos na realidade.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
É correto afirmar que o objetivo fundamental da leitura é
introduzir o indivíduo na literatura e na arte.
compreender a finalidade da escrita.
universalizar o entendimento das pessoas a respeito de um dado saber ou pensamento.
entender as convenções sociais de maneira linear, pelo estudo da gramática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...